História

História é a ciência que acompanha os acontecimentos do passado, e o trabalho do historiador deve ser realizado de modo crítico, por meio de um suporte teórico e metodológico.

A História ocupa-se dos acontecimentos passados e da ação humana no tempo e no espaço.
A História ocupa-se dos acontecimentos passados e da ação humana no tempo e no espaço.

História é a ciência responsável pelo estudo dos acontecimentos passados. Esse estudo, porém, é realizado de maneira crítica e acompanhado por um forte apoio teórico e metodológico. Sendo assim, o trabalho do historiador consiste em realizar uma análise crítica do seu objeto, de forma a estruturar uma conclusão sobre os acontecimentos que estão sendo estudados.

A palavra história é originária do grego e remonta ao vocábulo histor. Esse vocábulo, por sua vez, significa “aprendizado, sábio”, o que nós leva a concluir, por meio da expressão grega, que o conhecimento histórico só é obtido por meio do estudo e da investigação. Assim, podemos concluir que é por meio do estudo histórico que o ser humano norteia-se no tempo e no espaço, e, assim, consegue compreender sua própria realidade.

A grosso modo, a conceituação do que é História baseia-se no trecho acima. Apesar disso, existem historiadores que lançam diferentes conceituações do que é História, como o historiador Marc Bloch. Para esse historiador francês, a História não é a ciência dos acontecimentos passados mas a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo.|1|

Por fim, é importante reforçar que o trabalho do historiador não é realizado aleatoriamente, é, na verdade, acompanhado de um aparato teórico e metodológico que permite a esse profissional fazer uma análise crítica. Não é papel do historiador demonizar ou glorificar acontecimentos passados, uma vez que a ação de condenar ou exaltar uma lembrança histórica é chamada, pelos historiadores, de memória.

Acesse também: Tira suas dúvidas a respeito dos Direitos Humanos

Origem

A História, enquanto ciência e campo de estudo do ser humano, surgiu na Grécia Antiga, e Heródoto é considerado seu “pai”. Esse título a Heródoto deu-se pelo fato de que ele foi o primeiro a identificar a História como um campo de pesquisa e estudo. Heródoto também é conhecido por ter sistematizado parte da História de gregos e egípcios, em uma coleção de livros conhecida como Histórias.

Uma das maiores contribuições de Heródoto foi seu relato a respeito do conflito que aconteceu entre gregos e persas conhecido como Guerras Médicas. Outro grego que elaborou um importante registro histórico foi Tucídides. Este foi um dos primeiros a utilizar um método para reconstituir e analisar acontecimentos passados. O trabalho de Tucídides deu-se na reconstituição e análise da Guerra do Peloponeso, travada entre Atenas e Esparta.

Periodização

Um método conhecido de organização e estudo da História é o método da periodização, que é responsável por dividir cronologicamente a História do ser humano em cinco períodos distintos. Cada período tem marcos que estabelecem o começo e o fim da cada período de acordo com que foi determinado pelos historiadores.

A periodização da História, de uma maneira cronológica, é também alvo de inúmeros debates e críticas, uma vez que a evolução do estilo de vida humano não aconteceu de maneira linear em todo mundo. Sendo assim, é importante mencionar que o término de um período não significa necessariamente que, após isso, mudanças imediatas aconteceram em todo mundo.

A utilização do marco serve apenas como norte para orientar os estudiosos de que, a partir de determinado marco, mudanças significativas aconteceram no mundo. Apesar das críticas que são feitas à periodização histórica, seu uso ainda é padrão entre os historiadores. Os cinco períodos da História da humanidade são:

  1. Pré-História

  2. Idade Antiga

  3. Idade Média

  4. Idade Moderna

  5. Idade Contemporânea

  • Pré-História

Esse é o período em que os historiadores acompanham todo o processo de evolução do ser humano. A Pré-História estuda toda a ação da humanidade que antecede a invenção da escrita — algo que aconteceu por volta de 3500 a.C. Durante a Pré-História, analisa-se o desenvolvimento do ser humano, o processo de sofisticação de seu estilo de vida e os impactos resultantes disso.

  • Idade Antiga

Usando como ponto de partida o desenvolvimento da escrita realizado pelos sumérios (escrita cuneiforme), os historiadores analisam as diferentes civilizações que se desenvolveram ao longo desse período. Sendo assim, dentro do estudo de Antiguidade, incluem-se povos como egípcios, gregos, romanos, persas, povos mesopotâmicos, hititas, hebreus etc.

O marco que estipulou o fim da Idade Antiga para os historiadores foi a queda do Império Romano do Ocidente, que aconteceu em 476 d.C., quando os hérulos invadiram Roma e destituíram Rômulo Augusto do trono.

  • Idade Média

O estudo da Idade Média acompanha os acontecimentos históricos que se passaram entre 476 d.C. e 1453. O marco que determina seu fim foi a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino, para os otomanos.

O estudo da Idade Média, geralmente, é associado com os acontecimentos que se passaram na Europa, como o desenvolvimento do feudalismo, as Cruzadas, a peste negra etc. Essa situação, no entanto, tem sido alterada recentemente, uma vez que vem ocorrendo um resgate da história de outros povos, como os árabes e os povos pré-colombianos.

  • Idade Moderna

A Idade Moderna acompanha os acontecimentos que se passaram entre 1453 e 1789. O marco que inicia o período foi a queda de Constantinopla, e o marco que determina seu fim foi a queda da Bastilha, que aconteceu em 1789, na França. Esse período é considerado como um período de transição do modo de produção feudal para o capitalismo.

Alguns dos enfoques desse período são o Renascimento, o Iluminismo, as monarquias absolutistas, a colonização da América pelas nações europeias etc.

  • Idade Contemporânea

Esse período acompanha todos os acontecimentos que se deram após a Queda da Bastilha, em 1789, até os dias atuais. É nesse período que nós estamos inseridos, e o estudo da Idade Contemporânea incorpora a análise crítica de eventos como a Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial.

História Geral

A divisão dos conteúdos e acontecimentos históricos em nosso país determina que existam uma História Geral e uma História do Brasil. A primeira acompanha os acontecimentos de outras partes do planeta que não o Brasil. A História Geral engloba assuntos de todos os períodos históricos.

  • Exemplos de temas de História Geral

Grécia Antiga

Cruzadas

Absolutismo

Guerra de Secessão

Primeira Guerra Mundial

História do Brasil

Na História do Brasil, acompanham-se todos os eventos que se passaram aqui ou que estavam diretamente relacionados com nosso país. Comumente, o estudo de História do Brasil tinha como ponto de partida a chegada dos portugueses em 1500, mas muitos historiadores têm incluído o estudo dos povos pré-colombianos, que aqui habitavam, como parte integrante da História brasileira.

Acesse também: História das eleições no Brasil

  • Exemplos de temas de História do Brasil

Capitanias Hereditárias

Inconfidência Mineira

Guerra do Paraguai

Estado Novo

Ditadura Militar

|1| BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 55.


Por Daniel Neves
Graduado em História

Artigos de História


  1. Portugueses e Espanhóis na América

    Portugueses e Espanhóis na América, os grandes centros de povoação, a colonização castelhana, os sítios de povoação, a existência de portos.

  2. A Batalha de Jaxartes: Um confronto entre gregos e Citas

    Análise sobre a Batalha de Jaxartes: Um confronto entre gregos e Citas.

  3. A Batalha de Stalingrado – O homem e a Geografia vencendo o nazismo.

    O objetivo deste artigo é elucidar os fatos que ocorreram na Batalha de Stalingrado, importante marco na Segunda Guerra Mundial, que para muitos historiadores, é um dos momentos chave para o declínio do império alemão.

  4. A Batalha de Termópilas

    Sobre a lenda da batalha de Termópilas, filme 300, Segunda Guerra Médica, Grécia, Xerxes, Leônidas.

  5. A Cognição Histórica em Fontes Imagéticas: Como anda a nossa visão?

    Como anda a sua visão sobre as imagens históricas? clique e saiba mais!

  6. A conquista do Paraiso 1492

    A Conquista nem Sempre foi Igual

  7. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTI-INTELECTUALISMO NA OBRA DE THEODORE ROSZAK, A CONTRACULTURA (1969): UM ESTUDO DAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.

    Investigação sobre a construção do conceito de anti-intelectualismo como uma das características fundamentais dos fenômenos conhecidos por Contracultura, através da análise do livro A Contracultura (1969) de Theodore Roszak

  8. A Crise de Suez: O Conflito que destronou a arrogância exploradora britânica e coroou a independência Egípcia em 1956

    Breve discussão acerca da Crise de Suez, o conflito que coroou a independência egípcia em 1956.

  9. A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS SOBRE VISÕES REDUZIDAS DO CONTINENTE AFRICANO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA SÉRIE “SENSE 8”

    Breve exposição de ideias sobre a desconstrução dos estereótipos que colaboram para uma visão reducionista do continente africano: uma perspectiva construída a partir da série "Sense 8".

  10. A Doutrina Monroe

    O que é a doutrina Monroe e o que diz.

  11. A ESCOLA DE ANNALES: SEGUNDA GERAÇÃO: FERNAND BRAUDEL

    A Segunda Geração da Escola dos Annales e seu maior representante Fernand Braudel, suas teses e a sua grande importância para o movimento.

  12. A EXPEDIÇÃO DE NERO NA ÁFRICA: os romanos querem a Etiópia

    Análise sobre a expedição de Nero na África.

  13. A fundação do povoado de Araruna

    A fundação do povoado de Araruna, o fundador do povoado, o desenvolvimento da povoação, moradores da freguesia de Araruna, Barão de Mamanguape, o território de Araruna.

  14. A guerra Cimbria (113- 101 a.C): o conflito e a reforma mais importante de Roma

    Análise sobre a guerra Cimbria (113- 101 a.C): o conflito e a reforma mais importante de Roma.

  15. A guerra romano-ponto: A primeira guerra Mitridática

    Esclarecer as minúcias do conflito, ( principalmente os combates e massacres ocorridos) juntamente com a apresentação da personalidade curiosamente patológica do rei Mitríades e das decisões tomadas pelos protagonistas do conflito.

  16. A hibridização como reflexo da colonização no contexto literário e de tradução da obra O ventre do Atlântico de Fatou Diome

    O elemento híbrido dentro do texto original como na sua tradução reflete uma ambivalência em dois sistemas literários, duas culturas, dois povos que de alguma forma se cruzam e se misturam fazendo assim uma verdadeira miscelânea de representações e elementos culturais mistos, etc.

  17. A História Ambiental e a Educação Ambiental como Ciência Social

    A História Ambiental está relacionada com um espaço, tornando explícito a história de um lugar com toda a sua cultura material

  18. A história da SECULT/PI

    Análise histórica da secretaria estadual de cultura do Piauí.

  19. A HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE NÃO EXISTE

    A negação da existência da história de Moçambique, riqueza e variedade dos aspectos da vida social, econômico, cultural e político.

  20. A história do 13º salário

    Breve análise sobre a história do 13º salário.

  21. A História e seus dilemas: a indiferença entre os homens e sua própria história

    A História e seus dilemas: a indiferença entre os homens e sua própria história, as formas de ensinar e aprender história, a construção da cidadania, os “mensalões” e “mensalinhos”, representação cartográfica.

  22. A influência da tecnologia no comportamento humano

    Tecnologias que influenciam a sociedade constantemente e as mais utilizadas tecnologias nesse período de transformação.

  23. A MULHER NO ANTIGO EGITO

    A mulher egípcia num contexto geral, costumes, vestimentas e casamento, a mulher na sociedade em todos os contextos inclusive sua participação na religião, os direitos das mulheres e a vida de três grandes rainhas Hatshepsut, Cleópatra e Nefertiti.

  24. A política na pólis a partir dos poemas homéricos

    Análise sobre a política na pólis a partir dos poemas homéricos.

  25. A RELAÇÃO ENTRE O BRASIL E PORTUGAL – UMA ANÁLISE SOBRE AS PERDAS E OS DANOS HISTÓRICOS

    Principais fatos e momentos históricos com seus desdobramentos para o Brasil colônia e os processos desencadeados por estes fatos.

  26. A revolta do povo Brasileiro

    Entenda os motivos para a revolta do povo Brasileiro.

  27. A Santa dos professores

    Análise histórica sobre santa Teresa de Ávila, freira carmelita, mística e santa católica do século XVI.

  28. A trajetória de mulheres negras na formação educacional e inserção no mercado de trabalho em Ituiutaba – MG.

    A trajetória de mulheres negras na formação educacional e inserção no mercado de trabalho em Ituiutaba – MG, Mulher Negra, Formação Educacional, Mercado de Trabalho, discriminação racial.

  29. A Unificação Italiana

    Breve análise sobre o processo de Unificação Italiana.

  30. A UTOPIA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA E CRÍTICA SOBRE A OBRA DE THOMAS MORE

    Investigar os conceitos e abordagens elencados por Thomas More, analisar de forma crítica os preceitos adotados pelo autor, a respeito da Ilha Utopia e relacionar as ações políticas dos Estados europeus no século XIV com o cenário internacional contemporâneo.

  31. Alternativas ao predomínio eurocêntrico na historiografia antiga: a existência dos conceitos de identidade política, cidadania e autogoverno na antiguidade do Oriente Próximo

    Breve resumo sobre alternativas ao predomínio eurocêntrico na historiografia antiga: a existência dos conceitos de identidade política, cidadania e autogoverno na antiguidade do Oriente Próximo.

  32. Antropologia - Micro Comércio

    Micro comércio: sua dinâmica diária, levantamento superficial da ocupação física, englobando todo o processo que envolveu o estabelecimento comercial, e a comunidade desde sua fundação até momento da presente pesquisa.

  33. Apreciação Sobre a Primavera Egípcia

    No fim, de dezembro, de 2010, uma série de protestos e levantes populares se espalharam, rapidamente, pelo mundo árabe.

  34. Aprendendo História Ponto a Ponto

    A dificuldade do estudante no aprendizado da disciplina de História no ensino fundamental e a análise de quais recursos podem ser utilizados no ensino a partir da perspectiva de avaliação contínua por meio do projeto "Aprendendo História Ponto a Ponto".

  35. Armamento da Infantaria do Exército dos Estados Confederados da América

    Breve resumo sobre armamento da infantaria do Exército dos Estados Confederados da América.

  36. As disputas religiosas na Irlanda

    Que tal conhecer um pouco mais sobre as disputas religiosas na Irlanda? Clique e confira!

  37. As forças armadas na Constituição de 1988

    Análise sobre as forças armadas na Constituição de 1988.

  38. As mulheres e a luta social política

    Por que a mulher sofreu tantas restrições?

  39. As mulheres e a visão da Igreja no passado

    Como a Igreja visualizava a mulher?

  40. AS MULHERES E A VISÃO DA IGREJA NO PASSADO

  41. As mulheres pedreiras do sertão: A casa lilás e a construção de uma nova história das mulheres no cariri (2004 - 2010)

    Mulheres enfrentando um novo mercado de trabalho.

  42. As Paredes de Persépolis

    Império persa, rei Ciro, Dario o Grande, império da Antiguidade, parede de Persépolis...

  43. Augusto, Tibério César e Germânico: A responsabilidade do imperador Tibério pelas invasões germânicas em 476 D.C

    Análise sobre a responsabilidade do imperador Tibério pelas invasões germânicas em 476 D.C.

  44. BREVE ANÁLISE SOBRE O MATERIALISMO HISTÓRICO E A ESCOLA DE ANNALES

    Introdução à discussão acerca do materialismo histórico e a Escola de Annales.

  45. Campanha de Alexandre, o grande nos Balcãs

    Breve resumo sobre a campanha de Alexandre, o grande nos Balcãs.

  46. Cangaço

    Cangaço, o que faziam os cangaceiros, Lampião e Maria Bonita, o que é o cangaço, trajes dos cangaceiros, a morte de Lampião, a reação dos cabras diante da morte de Lampião.

  47. Casamento na Grécia antiga

    Breve discussão sobre o casamento na Grécia Antiga.

  48. Catadores de "lixo": o nome não importa, o peso é o mesmo.

    Desde os séculos passados, mesmo em poemas, se fazem referências a catadores de lixo, essa denominação vaira de região para região.

  49. Comércio, cidades e rebeliões

    Descreve o fortalecimento do poder dois reis nas monarquias européias.

  50. Como a América tornou-se européia

    Origem dos Estados Unidos da América, fundação do povoado de Plymouth, relação entre puritanos e índios, como foi instituída a ação de graças,...

  51. Conceito Histórico, Tempo Espaço; e o tempo na Idade Média

    Veja o conceito de tempo espaço referente ao período medieval.

  52. Conhecendo a Argentina

    Resumo sobre a Argentina.

  53. Conhecendo Asunción

    Breve análise sobre Asuncíon.

  54. Conhecendo Salamanca

    Breve resumo e características de Salamanca.

  55. CRIOLLOS & INDIGINAS ANALISE DO CAP. IV - LIVRO DE GABRIEL PASSETTI

    Os grupos indígenas durante o século XVIII forma cada vez mais estreitando laços, e no século XIX as relações familiares, comerciais e religiosos.

  56. Da Mitologia à História: O Que São Os Orixás?

    O que são os Orixás? Clique e confira suas diversas posições e definições.

  57. De quem é a culpa?

    De quem é a culpa?, o continente africano, a visão da vida africana segundo a Charles Darwin, a herança africana trazida para a América, a evolução do homem, a construção e os inventos produzidos pelo homem, realizações feitas pelo homem.

  58. Definição de Antigo Regime ou Absolutismo

    Conheça sobre o período do Antigo Regime, também denominado de Absolutismo.

  59. Descobrindo o Paraguai

    Análise sobre o Paraguai.

  60. DIALÉTICA IDEALISTA HEGELIANA X DIALÉTICA MATERIALISTA DE MARX

    Breve passagem pela dialética idealista hegeliana e a dialética materialista de Marx.

  61. Direitos femininos: entre o pessoal e o coletivo

    O que querem as mulheres? Clique e confira tudo sobre os direitos femininos!

  62. Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude: Conectando as Lutas por Justiça Social

    Análise sobre Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude: Conectando as Lutas por Justiça Social.

  63. Distribuição Geográfica dos Paleoindios

    Distribuição Geográfica dos Paleoindios, ancestrais dos índios modernos, como esses povos entraram na América, viagem cabotagem.

  64. Egito, uma Dádiva.

    A problemática da imparcialidade, surgimento da Arqueologia, descobertas, riquezas do Nilo, cultura egípcia...

  65. Ensino de História, Memória e História Local

    Saiba mais sobre o ensino de história e sua valorização da memória para a compreensão da história local.

  66. Estrada real persa: Todos os caminhos levam á Pérsia.

    Breve estudo sobre o uso de estradas para comunicação e comércio no reino persa.

  67. ESTRATÉGIAS, RESISTÊNCIAS E TÁTICAS: A ARTE DE NARRAR DE ALGUNS OCUPANTES DO PA CANTA GALO

    Confira uma análise da Ocupação do P. A Canta Galo, e saiba como originou os Assentamentos no município de Confresa/MT.

  68. Ética, Direitos Humanos e a Profissão do Historiador

    O tempo humano denomina-se história. Veja a relação entre estes.

  69. Forma de governo no Egito, Atenas e Roma

    Surgimento do egito antigo, democracia ateniense, república romana, política, imperadores, Crasso, Pompeu, Júlio César...

  70. Formação dos Modernos Estados Nacionais

    Formação dos Modernos Estados Nacionais, Estados Nacionais, poder absoluto dos reis, absolutismo, idade média, história.

  71. Fuggerei: Dentre a história e os muros da habitação social mais antiga de que se tem relato

    Análise sobre a o complexo habitacional Fuggerei na modalidade de habitação de interesse social, de ordem privada e embasamento filantrópico.

  72. G. F. DE OVIEDO, L'Histoiredeslandes, 1555 – Análise crítica do Historiador e sua obra

    Análise crítica do livro “L'Histoiredeslandes”, de Gonzalo Fernandez de Oviedo, que tem como tema o período inicial da colonização da América

  73. GUERRA DO PARAGUAI

    Fatores e as divergências sobre a verdadeira razão para o início do conflito que deu inicio a “Guerra do Paraguai”.

  74. HERANÇAS CATÓLICAS: A IMPORTÂNCIA DOS PADRES E JESUÍTAS PARA A FORMAÇÃO DO PIAUÍ

    Importância dos padres católicos, bem como a colaboração dos jesuítas nas fazendas, para a construção e para as percepções sobre o Piauí.

  75. História da África no crurríclo escolar

    O ensino na África com caráter racista, preconceituoso, erradas e extremamente alienantes.

  76. HISTÓRIA DA ÁFRICA NO CURRÍCULO ESCOLAR

  77. Historicismo e historiografia pós-moderna

    O papel da pós-modernidade na Historiografia e suas especificidades e a influência da epistemologia da mesma.

  78. Idade Média: “Idade das Trevas” ou uma “Belle Époque”? Contexto Europeu do século X ao século XIII

    Idade Média: “Idade das Trevas” ou uma “Belle Époque”? Contexto Europeu do século X ao século XIII, Idade das Trevas - Invenções – Desenvolvimento - Bela Época, “vagabundagem estudantil”.

  79. Independência de Moçambique

    33 anos da independência de Moçambique, Samora Moisés Machel, colonização portuguesa, atrativos turísticos, países africanos.

  80. Informática na Educação: O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no Processo Didático Pedagógico Da Disciplina De História do Brasil

    Analise de como objetos virtuais de aprendizagem podem contribuir como materiais didáticos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem da disciplina de História do Brasil

  81. Jesuítas fundam núcleo inicial da cidade de São Paulo

    No dia 25 de janeiro de 2011, a cidade de São Paulo fez 457 anos. O que poucos sabem, é que o jesuíta Manuel da Nóbrega é um dos fundadores da cidade.

  82. Leopoldo ll da Bélgica: A tirania e exploração do Congo no século XlX

    Breve resumo sobre Leopoldo ll da Bélgica: A tirania e exploração do Congo no século XlX.

  83. Limites, significados e consequências do uso do conceito de Pré-história

    Breve discussão acerca dos limites, significados e consequências do uso do conceito de Pré-história.

  84. Lutero combate a simonia

    Lançado em 2004, no Brasil, 'Lutero' teve divulgação tímida. Por quê?

  85. Manifesto Comunista - Uma Análise

    Uma Análise sobre a obra de Marx e Engels.

  86. Modelo colonial inglês e a Grande Fome na Irlanda

    Análise sobre o modelo colonial inglês e a grande fome na Irlanda.

  87. MUDANÇAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DA IDADE MÉDIA

    Breve discussão sobre as mudanças políticas, econômicas e culturais no período da Idade Média.

  88. Muhammad Ali e a tentativa de industrialização do Egito

    Contexto histórico sobre Muhammad Ali e a tentativa de industrialização do Egito

  89. Napoleão Bonaparte: Estrategias de Guerras

    Saiba mais sobre o grande exército Napoleônico.

  90. Neandertal

    Neandertal, o homem Neandertal, os mitos e verdades sobre o homem Neandertal, as difernças do homem Neandertal para os demais, lugar onde o homem Neandertal habitava em sua existência na Terra.

  91. Nicarágua: A Guarda Nacional no governo de Anastácio Somoza Garcia

    Nicarágua, influência política americana em Nicarágua, economia de Nicarágua, golpe contra Sacasa, Guarda Nacional de Nicarágua, controle, repressão e oposição em Nicarágua.

  92. Nossa Senhora da Conceição Aparecida: a história de fé e devoção

    Breve resumo sobre Nossa Senhora da Conceição Aparecida: a história de fé e devoção.

  93. Notas de falecimento e rituais fúnebres em Nossa Senhora da Glória- SE

    Descrição dos rituais fúnebres da cidade de Nossa Senhora da Glória em SE.

  94. O Casamento Vermelho, Paris, 1572

    Clique e entenda um pouco mais sobre O Casamento Vermelho, Paris, 1572.

  95. O contexto social do Terror

    Breve estudo sobre o gênero cinematográfico e literário do Terror, vendo como o mesmo ao longo das décadas foi modificando-se e adaptando-se ao contexto social em que está inserido

  96. O Crepúsculo da Honra: A Tragédia do Exército do Tennessee na Batalha de Nashville

    Breve resumo sobre O Crepúsculo da Honra: A Tragédia do Exército do Tennessee na Batalha de Nashville.

  97. O Ensino de História numa Perspectiva Crítica: Um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Lordão – Picuí PB.

    Identificação das diferentes metodologias utilizadas pelos professores, no ensino de História.

  98. O Feudalismo

    Conheça as heranças e a história do feudalismo.

  99. O início da distribuição paleogeográfica do Homem

    O início da distribuição paleogeográfica do Homem, o elo da humanidade, sentimento de vida grupal, os hominídeos, a saída do homem da África.

  100. O Legado e Mistérios do Rei Salomão: Uma Análise Histórica e Cultural

    Análise da figura histórica e cultural do Rei Salomão.

  101. O LUGAR DA VIOLÊNCIA E DA URGÊNCIA NO ATUAL DEBATE DECOLONIAL: UMA LEITURA DE FRANTZ FANON

    Breve dissertação, à luz de Frantz Fanon, acerca do lugar da violência e da urgência no atual debate decolonial.

  102. O Nome da Rosa – breve análise

    Clique e veja uma breve análise do filme "O nome da Rosa"!

  103. O poder da Guerra: sua evolução

    A guerra sem duvida nenhuma desempenha um papel fundamental na história da humanidade.

  104. O REINO DE KUSH- A história dos nubios no Egito e a simulação de uma campanha numa campanha nunca realizada no coração da Etiópia

    Análise sobre o reino de Kush, história dos nubios no Egito.

  105. O REINO DE PAURAVA: Pauravas e sua importância para a história e formação da Índia

    Análise sobre os Pauravas e sua importância para a história e formação da Índia.

  106. O retrato de Belém na ponta do pincel de Theodoro Braga

    O retrato de Belém do Pará na arte de Theodoro Braga!

  107. O Século de Ouro Espanhol

    Análise histórica sobre o período que se entendeu como o Século de Ouro Espanhol.

  108. O Século de Ouro espanhol - Um Legado Cultural Impressionante

    Breve estudo sobre O Século de Ouro espanhol - Um Legado Cultural Impressionante.

  109. O SELETIVO SISTEMA PRISIONAL E O MITO DA LIBERDADE NOS ESTADOS UNIDOS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE “A 13ª EMENDA” (2016) E “OLHOS QUE CONDENAM” (2019)

    Breve análise sobre o sistema prisional e o mito da liberdade nos Estados Unidos a partir de uma ótica dialógica entre "A 13ª emenda" (2016) e "Olhos que condenam" (2019).

  110. O Triunfo da Vontade como arma do discurso ideológico persuasivo no cinema

    Análise do discurso ideológico persuasivo usado para a construção do longa de 1935, O Triunfo da Vontade, da diretora Leni Riefenstahl. A produção alemã foi e ainda é objeto de estudo ao redor do mundo

  111. O VALOR DAS CULTURAS NA DEFESA DA VIDA NO PLANETA TERRA

    Análise sobre o valor das culturas na defesa da vida no planeta terra.

  112. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

    Organização das Nações Unidas, tem como objetivo manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social.

  113. Origens do Carnaval

    O carnaval é uma das manifestações culturais mais conhecidas no mundo todo.

  114. Os Annales

    trajetória do grupo que causou uma revolução no fazer da história trazendo com isso uma nova conceituação da disciplina, assim como, a busca daquilo que é essencial a História a problematização, além de métodos e metodologias novas.

  115. Os curdos: história, dilema, lutas e causas

    Resumo sobre os Curdos: história, dilema, lutas e causas.

  116. Os escravos que os escravos tinham

    Confira aqui uma visão sobre os escravos que os escravos tinham.

  117. Os impactos do PROECI no desenvolvimento de Patos de Minas

    Os impactos do PROECI no desenvolvimento de Patos de Minas, PROECI – Investimento – Patos de Minas – Baixa renda, Microunidade de Produção - MUP, Centro de Bairro, Centro de Educação Politécnica, Comercialização Agrícola, Infra- estrutura viária, Saúde.

  118. Os Personagens das Grandes Guerras

    A participação das potências mundiais nas duas grandes guerras mundiais e suas consequências para o mundo que conhecemos hoje.

  119. Paraguai

    Paraguai: história, guerra do Paraguai, guerra do Chaco, cultura paraguaia, turismo no Paraguai, economia Paraguai, brasão e bandeira Paraguaio e os dados gerais sobre o Paraguai.

  120. POLÍTICA E SOCIEDADE NA ERA VARGAS

    Breve análise sobre a política e sociedade na Era Vargas.

  121. Por um novo mundo no Caminho das Índias

    Avanços tecnológicos, sociedade, estado, fenícios, Ilíada de Homero, período medieval, pioneirismo, Portugual, Barlolomeu, Vasco da Gama,...

  122. Preservar os casarões antigos da Aurora é preservar a nossa história

  123. Principais crimes de racismo registrados historicamente contra os afrodescendentes e contra o indígena

    Até hoje diversos povos considerados como berço da nossa civilização mundial, tem em suas mitologias a preservação e a preservação de suas histórias: ninguém se refere a mitologia grega como “folclore”, nem egípcios, nem o povo escandinavo: somente no continente americano houve esse processo de “substituição de nomenclatura” e “diminuição” de importância, da história de diversas civilizações.

  124. PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

    Breve apresentação sobre o processo de ensino e aprendizagem em história.

  125. Rabiscando o passado e celebrando a diversidade: uma exploração da história africana

    Análise sobre a diversidade: uma exploração da história africana.

  126. Ratko Mladić e seu Papel na Guerra da Bósnia

    Análise sobre Ratko Mladić e seu Papel na Guerra da Bósnia.

  127. Reflexões sobre o TEMPO

    O que realmente é tempo?

  128. Resenha - O século XX

    Resenha do livro O Século XX explicado aos meus filhos, de Marc Ferro, historiador francês renomado, cinema como fonte de ideologias.

  129. Revolução Industrial

    Clique e confira sobre as principais fases e fatores da Revolução Industrial.

  130. Revolução Puritana

    Revolução Puritana, o que foi a Revolução Puritana, a Revolução Puritana, revoluções, confissão calvinista, meu artigo, história.

  131. Rio Itajaí Mirim, sua revitalização e integração com a cidade

    Localização do município de Brusque, sua história, transformação do Rio e a revitalização do rio-cidade com de áreas de lazer criando vínculos com o rio e a importância de convívio social.

  132. Santuário brasileiro D'Ajuda em Porto Seguro (BA): um local de fé e história

    Breve resumo sobre Santuário brasileiro D'Ajuda em Porto Seguro (BA): um local de fé e história.

  133. Superdetetives em ação: Batman e o historiador

    Clique e descubra o que o historiador tem em comum com o Batman.

  134. Surgimento, história e curiosidades do conflito Israel versus Hamas

    Análise sobre Surgimento, história e curiosidades do conflito Israel versus Hamas.

  135. Temos muito a aprender com os hermanos

    Confira uma análise acerca da vanguarda Uruguaia e o exemplo de Mujica!!!

  136. Tempos Modernos, o filme

    Tempos Modernos é obra-prima do cinema. Seu enredo é denúncia contra a exploração capitalista, numa linha de montagem taylorista-fordista, que tem por objetivo racionalizar o tempo e aumentar a produção.

  137. TEORIAS DA HISTÓRIA OS FATOS, AS FONTES, O TEMPO E A HISTÓRIA

    Breve análise sobre as teorias da história, os fatos, fontes e o tempo.

  138. Trabalho Escravo no Brasil Atual

    Análise sobre os elementos que caracterizam o trabalho análogo ao escravo, onde atuam e em que setores econômicos que mais coadunam com essa prática desumana.

  139. Traçando os Caminhos da Inteligência Humana: Um Olhar Histórico sobre Raça e suas Controvérsias

  140. TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS

    O “tráfico de pessoas” é definido na legislação internacional como o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou outras formas de coação.

  141. TROPAS DE ASSALTO: a unidade que já mudou o curso de guerras

    Breve estudo sobre as tropas de assalto e os seus objetivos

  142. Um pouco da história da educação no bairro São Clemente

    Um pouco da história da educação no bairro São Clemente, São Clemente; Noé Abati; Balão Mágico, no desenrolar das cortinas, Escola Estadual Fundamental Professor Noé Abati.

  143. Um Pouco da História do Mercado São Francisco

    História e evolução do Mercado São Francisco na cidade de Boa Vista - Roraima.

  144. Uma reflexão sobre o presentismo de François Hartog

    Breve reflexão sobre o presentismo de François Hartog.

  145. Vida na Grécia Antiga: fases iniciais

    Breve apresentação sobre as fases iniciais da vida na Grécia Antiga.

  146. Xenofobia na Africa do Sul

    Tudo sobre esse transtorno psiquiátrico, moçambicanos são afetados na áfrica do Sul...

  147. “O fim da História”, de Francis Fukuyama – Uma análise crítica em Teoria da História

    Análise sobre o fim da história de Francis Fukuyama.