Whatsapp

Portugueses e Espanhóis na América

História

Portugueses e Espanhóis na América, os grandes centros de povoação, a colonização castelhana, os sítios de povoação, a existência de portos.

Os grandes centros de povoação que edificaram os espanhóis no Novo Mundo estão situados precisamente nesses lugares onde a altitude permite aos europeus, mesmo na zona tórrida, desfrutar um clima semelhante ao que lhes é habitual em seu país.

Ao contrário da colonização portuguesa,que foi antes de tudo litorânea e tropical,a castelhana parece fugir deliberadamente da marinha preferindo as terras do interior e os planaltos. Existem, aliás, nas ordenanças para descobrimento e povoação,recomendações explícitas nesse sentido.

Não se escolham, diz o legislador, sítios para povoação em lugares marítimos,devido ao perigo que há neles de corsários e por não serem tão sadios, e porque a gente desses lugares não se aplica em lavrar e em cultivar a terra, nem se formam tão bem os costumes. Só em caso de haver bons portos é que se poderiam instalar povoações novas ao longo da orla marítima e ainda assim apenas aquela que fossem verdadeiramente indipensáveis para que se facilitasse a entrada, o comércio e a defesa da terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por: Cintia Cristina Pereira dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.