Brasil

O Brasil é uma nação localizada na América do Sul e independente desde 1822. Atualmente, o país é uma República que ocupa posição de destaque no continente sul-americano.

A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República.
A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, poucos dias após a Proclamação da República.

O Brasil é uma nação localizada na América do Sul e é considerado o quinto maior país do mundo em extensão territorial. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o território brasileiro é, atualmente, de 8.515.759,090 km2|1|. O Brasil é também o quinto país mais populoso do mundo, com uma população total de 209.157.547|2|. O nome oficial do país é República Federativa do Brasil.

O Brasil possui ao todo 26 estados e um Distrito Federal, os quais são divididos em cinco regiões: Norte (7 estados), Nordeste (9 estados), Centro-Oeste (3 estados + DF), Sudeste (4 estados) e Sul (3 estados). O idioma oficial do Brasil é o português, mas em algumas partes do Brasil outros idiomas (como o talian) possuem status oficial.

Em questões de censo por raça e cor, 46,7% da população brasileira declara-se parda, enquanto 44,2% declaram-se branca e 8,2% declaram-se da cor preta|3|.

Localização

O Brasil está localizado na América do Sul, uma subdivisão do continente americano. Grande parte do território brasileiro está localizado abaixo da linha do Equador, portanto, no Hemisfério Sul. Os únicos estados brasileiros que têm parte de seu território posicionado ao norte da linha do Equador são Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. O Brasil, além de ser a maior nação localizada no Hemisfério Sul, é também o maior país da América do Sul e o maior país lusófono (que fala a língua portuguesa) do mundo.

Bandeira

A atual bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. Essa bandeira foi estabelecida oficialmente por meio do decreto nº 04, assinado pelo presidente provisório marechal Deodoro da Fonseca, e substituiu a bandeira do Brasil Imperial. Sua última modificação aconteceu em 1992, quando foram nela adicionadas estrelas correspondentes aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Organização política

A escolha do sistema de governo do Brasil foi estipulada em plebiscito realizado em 1993, estabelecido pela Constituição de 1988 a fim de que a população escolhesse a forma e o sistema de governo do país. Segundo os resultados desse plebiscito, ficou decidido que o Brasil seria uma República Presidencialista.

O cargo de presidente foi estipulado com mandato de quatro anos, inicialmente sem a possibilidade de reeleição. Com a alteração da lei, em 1997, ficou determinado que o presidente poderia ser reeleito apenas uma vez.

Acesse também: Conheça todos os biomas presentes no território brasileiro

História

Os manuais clássicos de História costumam considerar que a história do Brasil iniciou-se em 1500, quando os portugueses chegaram aqui na expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Atualmente, os historiadores já declaram o estudo dos povos indígenas que já estavam instalados aqui antes de os portugueses chegarem como parte da história do país.

De toda forma, quando os portugueses chegarem ao Brasil, em 22 de abril de 1500, estima-se que habitavam o território brasileiro cerca de 7 milhões de pessoas|4|, no entanto esse dado é apenas uma estimativa. Os principais grupos indígenas que habitavam o território brasileiro em 1500 eram os tupis, os guaranis e os tapuias do tronco linguístico macro-jê.

Utilizando como ponto de partida a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, a história brasileira é dividida pelos historiadores da seguinte maneira:

Abaixo, faremos um resumo dos principais acontecimentos da história do Brasil em cada uma de suas fases.

  • Período Colonial (1500-1822)

Considera-se que a colonização do Brasil foi iniciada com a chegada dos portugueses ao país, os quais foram os pioneiros do processo das Grandes Navegações, responsável pela exploração do Oceano Atlântico. Apesar de os portugueses terem chegado aqui em 1500, a primeira grande iniciativa de colonização só aconteceu em 1534, com a criação das Capitanias Hereditárias.

Esse sistema foi rapidamente substituído por uma centralização do poder na Colônia por meio da criação do Governo Geral, em 1548. A partir de 1572, o território da América Portuguesa foi dividido em dois: Governo do Norte, que tinha capital em Salvador, e Governo do Sul, com capital no Rio de Janeiro.

Ao longo de sua duração, a colonização do Brasil teve três grandes produtos na economia. O primeiro deles foi o pau-brasil, extraído do litoral pelos indígenas em troca de bugigangas oferecidas pelos portugueses. A principal utilização do pau-brasil era a extração da tinta produzida em seu interior, usada para tingir tecidos.

Depois do ciclo do pau-brasil, o principal produto da Colônia foi o açúcar, produzido nos engenhos (construções estabelecidas, principalmente, na costa do Nordeste a partir do século XVI). A produção do açúcar gerou o desenvolvimento da Colônia, tornando-a lucrativa os olhos dos portugueses.

Por fim, após a produção açucareira, houve o surto de mineração no Brasil a partir do século XVIII. As principais minas ficavam em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Durante todo o Período Colonial do Brasil, a principal mão de obra usada para a realização do trabalho era obtida a partir da escravização de indígenas e, principalmente, dos escravos africanos, trazidos aos milhões para o Brasil. O sistema escravista foi uma instituição cruel responsável por diferentes tipos de violência e pela morte de milhares de pessoas.

  • Brasil Império (1822-1889)

O Brasil Império surgiu como consequência da independência do Brasil, obtida em 1822 e reconhecida oficialmente por Portugal em 1825. A independência do Brasil foi resultado direto da tentativa de Portugal de recolonizar nosso país após ter evoluído ao status de província do Reino de Portugal, em 1815.

Com a independência, o Brasil organizou-se em uma monarquia, e D. Pedro I – o grande nome da independência – foi nomeado imperador do Brasil. Com o governo monárquico instituído, o Brasil garantiu status quo (estado atual das coisas), atendendo, assim, aos interesses da elite econômica do país, que possuía grandes terras e muitos escravos.

Em 1824, uma Constituição foi redigida e outorgada, determinando que o poder do imperador estava acima de todos os outros poderes do país. Durante a Monarquia, o Brasil presenciou seu primeiro surto de industrialização (durante o Segundo Reinado) e viu o café transformar-se no principal produto da economia brasileira, permanecendo assim até a década de 1950.

Durante esse período, surgiu ainda um movimento que demandava a abolição da escravatura em nosso país, pois a instituição da escravidão passou a ser vista como abominável por grande parte do mundo a partir da segunda metade do século XIX. Esse movimento conseguiu abolir a escravidão do Brasil, em 1888. A partir daí, imigrantes europeus e japoneses passaram a substituir os escravos negros, tornando-se a principal mão de obra do país.

No final da década de 1880, a monarquia já era uma instituição decadente no Brasil, tornando-se alvo do movimento republicano, o qual derrubou o gabinete ministerial a partir de um golpe militar, proclamando a República em 15 de novembro de 1889.

Acesse também: Quantos golpes de Estado aconteceram no Brasil desde sua independência?

  • Brasil República (1889-)

Ao longo de sua existência, a República Brasileira passou por seis diferentes fases. A primeira delas, conhecida como Primeira República, teve como principais características o domínio oligárquico sobre a política brasileira e a prática conhecida como Política do Café com Leite. Nessa política, as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais revezavam entre si os candidatos que disputariam a presidência.

Uma divisão entre essas oligarquias fez com que se iniciasse um movimento armado responsável por derrubar o presidente eleito e por impedir a posse do presidente vencedor da eleição presidencial de 1930. Esse movimento, conhecido como Revolução de 1930, levou Getúlio Vargas à presidência do Brasil.

A Era Vargas ficou conhecida pelas seguintes características:

  • Centralização do poder realizada por Vargas;

  • Criação de uma política de massa que buscava aproximar o líder da população por meio de propagandas e de políticas voltadas para os trabalhadores urbanos;

  • Tentativas de industrialização do país.

Na fase final da Era Vargas, também destacaram-se o autoritarismo e a censura.

A Constituição Federal de 1988 é o grande símbolo da redemocratização do Brasil na Nova República.
A Constituição Federal de 1988 é o grande símbolo da redemocratização do Brasil na Nova República.

Ao final da Era Vargas, foi iniciada a primeira experiência diplomática do Brasil: a Quarta República. Esse período ficou conhecido pela intensa vida política e partidária, pela industrialização e pela democratização do país. Uma marca forte da Quarta República foi a participação da população na exigência de que suas necessidades básicas fossem atendidas.

A Quarta República encerrou-se com o Golpe de 1964, o qual levou à deposição de João Goulart da presidência. A Ditadura Militar estendeu-se de 1964 a 1985 e foi um período marcado pelo autoritarismo e pela censura. Nesse período, não havia liberdade de expressão, e a população não participava do processo de escolha dos presidentes brasileiros.

A Ditadura Militar encerrou-se em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente. A morte de Tancredo fez com que seu vice, José Sarney, assumisse a presidência do Brasil. Esse período conhecido como Nova República está em vigor até hoje e é pautado na nova democratização do Brasil, que tem como símbolo a Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã.

|1| Áreas dos Municípios. Para acessar, clique aqui.
|2| População do Brasil. Para acessar, clique aqui.
|3| População brasileira é formada basicamente de pardos e brancos, afirma IBGE. Para acessar, clique aqui.
|4| FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013, p. 36.


Por Daniel Neves
Graduado em História

Artigos de Brasil


  1. 19 de outubro: dia do Piauí

    Breve resumo sobre o dia do Piauí.

  2. 2021 será um ano de reestruturação

    Análise do decorrer do ano de 2021 que será um ano desafiador de reestruturação.

  3. 34 anos da Constituição Cidadã

    Análise histórica e crítica da Constituição brasileira de 1988 demonstrando os exageros, avanços e conquistas.

  4. A angústia dos sem-teto

    A situação dos recentes sem-tetos.

  5. A Cor dos Impostos

    O Brasil está entre os países que mais arrecadam impostos no mundo

  6. A EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA NO BRASIL E NO PARAGUAI

    Educação dentro do sistema penitenciário deve trabalhar com conceitos fundamentais, como família, amor, dignidade, liberdade, vida, morte, cidadania, governo, eleição, miséria, comunidade, dentre outros.

  7. A educação prisional como direito humano para a recuperação de detentos no Brasil e na Espanha

    Análise sobre a educação prisional como direito humano para a recuperação de detentos no Brasil e na Espanha

  8. A EXCLUSÃO NO TRABALHO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: uma visão sobre a desigualdade no Brasil

    Estudo sobre a exclusão no trabalho e as consequências sob a visão da desigualdade no Brasil

  9. A história das constituições brasileiras

    Constituição, princípios políticos, estrutura, procedimentos, poderes e direitos, de um governo.

  10. A importância da soja na produção de biodiesel

    O biodiesel tem importante papel tanto para o ambiente quanto para a economia, além de ter o aspecto social de sua produção.

  11. A importância do instituto da delação premiada

    Delação premiada ou delação eficaz na legislação brasileira, é um benefício legal concedido a um réu em uma ação penal que aceite colaborar na investigação criminal ou entregar seus companheiros.

  12. A MATEMÁTICA DA POLÍTICA BRASILEIRA: EXPLICAÇÕES PARA O CAOS NA REPRESENTATIVIDADE

    Análise sobre o poder do eleitor brasileiro

  13. A propaganda enganosa ou a hipnose coletiva

    Clique e confira uma reflexão acerca da propaganda enganosa.

  14. A REALIDADE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

    Realidade do sistema prisional brasileiro, falta de infraestrutura, crescimento vertiginoso da população prisional e déficit de vagas.

  15. A REFORMA DA PREVIDÊNCIA: A CONTA VAI PARA OS TRABALHADORES

    Reforma da Previdência Social, ou simplesmente reforma previdenciária, é a implementação de medidas legislativas que venham a alterar substantivamente a legislação previdenciária de um país.

  16. A relevância do Controle Interno na Administração Pública

    Breve estudo sobre a importância de existir controle interno em instituições públicas

  17. A tecnologia sobre rodas- Veículos Elétricos e seus benefícios

    Os carros elétricos tem sido a principal aposta mundial da indústria para oferecer para seus consumidores maior economia de energia e menor poluição.

  18. Acessibilidade e Piso Tátil

    O artigo traz características físicas dos pisos táteis de alerta e direcional, e informações de sua necessidade para a acessibilidade no Brasil.

  19. Agricultoras familiares e a reforma agrária

    Partipação feminina na história, como coadjuvante e pouco como protagonista no processo histórico.

  20. Amazônia, ainda há solução

    Amazônia, ainda há solução, a floresta assassinada: falta muito pouco, Até quando a Amazônia resistirá?, O destino da mata atlântica brasileira, zoneamento agroecológico.

  21. Amazônia: patrimônio natural da humanidade

    Floresta Amazônia é considerada como a maior floresta tropical em toda a extensão mundial.

  22. ANÁLISE HISTÓRICA DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

    A origem e a história do Direito Constitucional está associada, portanto, ao surgimento e a evolução do Estado. O Direito Constitucional transforma o Estado / Nação em uma organização jurídico Político fundamental.

  23. As Transformações no Trabalho: da Mão-de-Obra ao Capital Humano

    O que faz diferença para uma organização?

  24. Aulas online: muitas questões, poucas soluções.

    As medidas que vêm sendo adotadas, durante o período de pandemia de Cononavírus, originado de uma família de vírus que causam infecções respiratórias.

  25. Bandeira branca

    Bandeira branca, Ilha de Vera Cruz, Colônia Portuguesa, Brasil, transformações políticas, sociais e culturais, colocar a Pátria Amada em ordem para seguir os rumos até o progresso, Grande diferença social, crimes, medo são palavras que compõem o campo sem

  26. Brasil ante o Século XXI

    Brasil ante o Século XXI, A formação do poder imperial detido pelos Estados Unidos, A funcionalização da vida, A América Saxônica é o universo de “know how” .

  27. Brasil, a sociedade subdesenvolvida

    Os problemas no Brasil são as causas do subdesenvolvimento.

  28. BRASIL, PAÍS DAS DESIGUALDADES

    O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc.

  29. Brasil: um país desigual

    Uma síntese das desigualdades no Brasil e a busca de possíveis soluções.

  30. Brasil: um país intolerante com a população LGBTQIAPN+ e mulheres

    Estudo sobre a intolerância no Brasil com a população LGBTQIAPN+ e mulheres.

  31. Como as companhias aéreas de baixo custo mudaram a forma de voar

    Breve análise sobre as estratégias de voo adotadas por companhias áreas de baixo custo.

  32. CONFORTO E ACOLHIMENTO PARA A PESSOA IDOSA NA REGIÃO CRAJUBAR

    Breve análise das instituições asilares e Instituições de Longa Permanência para a Pessoa Idosa (ILPI), bem como sua potencialidade para promover suporte básico e acolhimento humanizado aos seus residentes, com foco da estrutura e conforto ofertados para esse público.

  33. Congestionamento Aeroportuário, Escassez de Capacidade e Planejamento na Macrometrópole Paulista

    Breve discussão acerca do congestionamento aeroportuário e da escassez de capacidade e planejamento dos aeroportos paulistas.

  34. Copa 2014

    Notícias sobre a Copa do Mundo de 2014.

  35. Crianças trabalhadoras

    No Brasil, o trabalho infantil era parte da escravidão, foram comuns as constatações de crianças e adolescentes obrigados a realizar tarefas para as quais não tinham capacidade física ou preparo para evitar acidentes.

  36. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária: arts. 70 a 75 da Constituição Federal de 1988

    Análise da fiscalização contábil, financeira e orçamentária: arts. 70 a 75 da Constituição Federal de 1988.

  37. Da promoção da saúde mental nos municípios do Estado do Piauí

    Este artigo tem por objetivo, de forma sucinta, fazer um breve estudo sobre os serviços de saúde mental disponibilizado pelos municípios piauienses.

  38. DIREITO DOS REFUGIADOS E A NOVA LEI DE MIGRAÇÃO

    Refugiado é qualquer pessoa que muda de região ou país tentando fugir de guerras, conflitos internos, perseguição e violação de direitos humanos. O migrante é qualquer pessoa que muda de região ou país.

  39. Eleições 2018: as regras

    Novas alterações sobre pré-campanhas, campanhas eleitorais, arrecadação de recursos, regras de filiação em partidos políticos, dentre vários outros assuntos.

  40. ENTENDENDO CONCURSO PÚBLICO

    Breve estudo sobre o concurso público, conceito, o que diz a Constituição, princípios constitucionais e as exceções.

  41. Ética Ambiental e o Antropocentrismo

    Análise e comparativo da ética ambiental e antropocentrismo, com foco nas políticas públicas e ações dos cidadãos brasileiros.

  42. Ética e Moral

    Moral e Ética têm a ver com caráter e não com o medo de ser punido por algum órgão fiscalizador.

  43. Ficha Limpa é vitória da democracia

    No dia (16/2/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprova a Lei da Ficha Limpa.

  44. Governança e gestão nos TC’s

    Breve análise sobre governança na gestão pública

  45. Governo Aberto

    Breve apresentação acerca do conceito de Governo Aberto e suas atribuições.

  46. HUMANIZAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

    A precariedade do sistema prisional brasileiro é mais do que notória, o sistema necessita urgentemente ser reformulado, o modelo deve ser repensado.

  47. IDENTIDADE E CULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A VERSÃO CINEMATOGRÁFICA TRADUZIDA DE O AUTO DA COMPADECIDA (2000)

    Análise sobre as traduções dos marcadores culturais no filme "O Auto da Compadecida" (2000), de Guel Arraes, nas legendas em inglês do DVD.

  48. IMPACTOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DA OPERAÇÃO “CARNE FRACA” NO BRASIL

    Demonstrar os principais impactos causados pela operação “Carne Fraca” visando não somente na economia, mas também na geração de desemprego e outras questões.

  49. Injustiça social é insulto aos mais pobres

    Clique e descubra o que é Injustiça Social e quais são suas causas!

  50. Internet, fake news e fascismo

    Neste ensaio há a correlação da internet com os movimentos revolucionários e a ascensão do neofascismo ao redor do mundo

  51. LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA DAS HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL NO CONTEXTO DO CRESCIMENTO URBANO BRASILEIRO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A QUALIDADE DE VIDA DAS COMUNIDADES DE BAIXA RENDA

    Análise sobre a localização estratégica das habitações de interesse social no contexto do crescimento urbano brasileiro desafios e oportunidades para a qualidade de vida das comunidades de baixa renda.

  52. MAIORIDADE PENAL

    A maioridade penal ou maioridade criminal define a partir de qual idade o indivíduo responde pela violação da lei penal na condição de adulto, sem qualquer garantia diferenciada reservada para indivíduos menores de idade.

  53. Manipulação e poder: os alicerces de sustentação do império nacional de televisão

    Manipulação das massas pelo Jornalista Roberto Marinho.

  54. MIGRAÇÃO NA VISÃO DA NOVA LEI

    A Lei tem como princípios a universalidade dos direitos humanos, o repúdio e a prevenção à xenofobia, ao racismo e a qualquer tipo de discriminação, não criminalizando a migração.

  55. Nosso Estado Violento!

    Mudanças que ocorreram nas sociedades durante o tempo.

  56. Novo projeto autoriza estador a regular o uso das margens dos rios

    O uso das áreas de florestas situadas nas margens de rios, lagos etc. quando se tratarde áreas urbanas.

  57. O aumento da fome no mundo

  58. O BRASIL E OS TRATADOS INTERNACIONAIS

    O Brasil e os tratados de direitos humanos, Plano da existência, Plano da validade e o Plano da eficácia.

  59. O Brasil tem condições de liderar a produção mundial de biodiesel

    Biocombustível renovável, apresenta-se como solução para os atuais malefícios provocados pelo petróleo e seus derivados, reduzindo significativamente a emissão dos gases causadores do aquecimento global.

  60. O celular e os solitários

    Que tipo de fascínio que um celular consegue exercer sobre as pessoas, a ponto de se tornar objeto de culto e adoração?

  61. O EXAGERO DO FORO PRIVILEGIADO NO BRASIL

    Foro privilegiado é um direito adquirido por algumas autoridades públicas, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, garantindo que possam ter um julgamento especial e particular quando são alvos de processos penais.

  62. O Idoso, a Pessoa Portadora de Deficiência e o Benefício de Prestação Continuada

    Benefício de Prestação Continuada constitui uma provisão não contributiva da assistência social brasileira.

  63. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje

    Estudo sobre a importância dos índios e sua trajetória, para assim conhecer sua identidade

  64. O INDULTO DE NATAL DE 2017

    Trata-se por Indulto de Natal a liberação antecipada do réu da prisão tendo em vista que este esteja dentro dos requisitos exigidos por lei para a concessão do benefício.

  65. O Matopiba: uma região em crescimento acelerado

    Breve análise sobre Matopiba uma região em crescimento acelerado.

  66. O papel do controlador interno na Administração Pública

    Breve resumo sobre a relevância do papel do controlador interno dentro da Administração Pública.

  67. O papel dos tribunais de contas na avaliação das políticas públicas

    Estudo sobre a atuação dos tribunais de contas nas atividades governamentais

  68. O patrimônio natural e o turismo

    Confira sobre a relação entre o patrimônio natural e o turismo e quais são suas contribuições para a comunidade.

  69. O Piauí vai se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do mundo

    Análise sobre o Piauí se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do mundo.

  70. O que dizem os resultados do censo IBGE 2022?

  71. O que tem de novo nas eleições de 2022

    Estudo sobre o que tem de novo nas eleições de 2022.

  72. O racismo, o preconceito e a discriminação no cotidiano

    Clique e confira um relato acerca do racismo, preconceito e discriminação presentes no cotidiano.

  73. O RESTAURO E A ARQUITETURA

    Importância do restauro e sua complexidade, com características e citações importantes que mostram a finalidade do restauro na história da arquitetura brasileira.

  74. O retorno do homem do campo e surgimento do assentamento Antonio Conselheiro-Barra dos Bugres Mato Grosso

    Clique e veja um estudo da sobre o êxodo rural e o surgimento do Assentamento Antônio Conselheiro.

  75. O Sonhar dos Brasileiros

    Os problemas enfrentados pelos Brasileiro.

  76. O Teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário Brasileiro

    Teletrabalho, evolução do Direito do Trabalho no Brasil, Consolidação das Leis Trabalhistas e qualidade no teletrabalhador em execução em outras estruturas.

  77. Os 61 Anos da TV no Brasil

    As mudanças ocorridas na TV no Brasil desde o seu início até os dias atuais.

  78. OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DO CRIME E DA VIOLÊNCIA

    Principais causas que contribuem para o crescimento da violência, por meio dos estudos da sociologia e da criminologia.

  79. OS POVOS INDÍGENAS E O BRASIL

    Breve análise sobre os povos indígenas no Brasil.

  80. Os Tribunais de Contas e a fiscalização da qualidade dos serviços públicos

    Breve estudo sobre a função dos Tribunais de Contas no Brasil

  81. Padrões e Tabus

    Confira aqui uma reflexão acerca dos padrões e tabus presentes na sociedade brasileira.

  82. Patriotismo cultural Brasileiro

    O que é patriotismo.

  83. Plano de Avenidas Combate Caos Urbano

    Debate sobre a criação de um novo plano viário para São Paulo.

  84. População do Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil

  85. Quanto sangue derramado... O genocídio do povo negro

    Clique e saiba um pouco mais sobre o genocídio do povo negro e as chacinas que marcaram a história.

  86. Quilombos preservam valores culturais e combatem o escravismo

    No Brasil, os quilombos possuíam vários tamanhos e sua organização variava de acordo com o tamanho de sua população.

  87. RESUMO ARQUITETURA E RESTAURO: ANÁLISE E PROPOSTA PARA EDIFICAÇÃO ANTIGA LOCALIZADA NO CENTRO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

    Análise de patologias de uma antiga edificação abandonada na cidade de Juazeiro do Norte-CE e apresentar proposta de intervenção, restauração e uso.

  88. SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO

    As superlotações, os envolvimentos de presos em organizações criminosas e a falha de pessoal, são os principais problemas enfrentados pelas penitenciárias brasileiras.

  89. Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

    Sistema carcerário brasileiro: Unidades prisionais pequenas, estímulo do contato dos detentos com suas famílias e com a comunidade, trabalho, capacitação profissional e assistência jurídica eficiente.

  90. Teresina e sua história

    Análise sobre Teresina e sua história.

  91. Um breve estudo sobre a cidade de Bom Jesus PI

    A cidade de Bom Jesus PI localizada no sul do estado do Piauí. Situada na região do Vale do Rio Gurguéia, é uma cidade rica em águas subterrâneas, fica localizada a 640 km da capital do estado, Teresina.

  92. VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UMA INCINERADORA EM CONJUNTO COM A COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DO BIOGÁS

    Análise de tecnologias para a obtenção de energia renovável através dos resíduos urbanos utilizando a implantação de centrais de incineração de lixo em conjunto com o programa de coleta seletiva solidária no município de Mesquita.