Whatsapp

Ficha Limpa é vitória da democracia

Brasil

No dia (16/2/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprova a Lei da Ficha Limpa.

A notícia está em todos grandes jornais do país. Nesta quinta-feira (16/2/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprova a Lei da Ficha Limpa. A partir de agora fica no ostracismo, por oito anos, qualquer político que desistiu do mandato para não se tornar inelegível, os condenados (judicialmente) pelo Judiciário em decisões colegiadas e aqueles cujos direitos políticos foram cassados pela Justiça Eleitoral.

Quem ganha com isso? Ganha a democracia e a sociedade civil que se solidifica aqui. De outro lado, o STF dá mostra de amadurecimento em suas decisões. A notícia não poderia ser melhor para nós brasileiros, afinal, vamos nos livrar de políticos corruptos, dos diversos partidos políticos, comprometidos com esquemas de enriquecimento ilícito e falcatruas, que são indignos de serem servidores públicos deste país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em resumo, a aprovação da Lei Ficha Limpa é uma antiga reivindicação da sociedade brasileira. A conquista é, sem dúvida, o triunfo de uma democracia, que se consolida, dia a dia, sob a ótica da transparência e em sintonia com o anseio e desejo popular de mudança. Ou seja, o Brasil quer se modificar e dar um basta na corrupção, que tanto dilapida nosso patrimônio público, bem como, enfraquece nossas instituições e causa desgosto na população que é a maior penalizada pelos desvios de corruptos. (Ricardo Santos é prof. de história)


Publicado por: RICARDO SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.