Ficha Limpa é vitória da democracia
No dia (16/2/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprova a Lei da Ficha Limpa.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A notícia está em todos grandes jornais do país. Nesta quinta-feira (16/2/12), o Supremo Tribunal Federal (STF) aprova a Lei da Ficha Limpa. A partir de agora fica no ostracismo, por oito anos, qualquer político que desistiu do mandato para não se tornar inelegível, os condenados (judicialmente) pelo Judiciário em decisões colegiadas e aqueles cujos direitos políticos foram cassados pela Justiça Eleitoral.
Quem ganha com isso? Ganha a democracia e a sociedade civil que se solidifica aqui. De outro lado, o STF dá mostra de amadurecimento em suas decisões. A notícia não poderia ser melhor para nós brasileiros, afinal, vamos nos livrar de políticos corruptos, dos diversos partidos políticos, comprometidos com esquemas de enriquecimento ilícito e falcatruas, que são indignos de serem servidores públicos deste país.
Em resumo, a aprovação da Lei Ficha Limpa é uma antiga reivindicação da sociedade brasileira. A conquista é, sem dúvida, o triunfo de uma democracia, que se consolida, dia a dia, sob a ótica da transparência e em sintonia com o anseio e desejo popular de mudança. Ou seja, o Brasil quer se modificar e dar um basta na corrupção, que tanto dilapida nosso patrimônio público, bem como, enfraquece nossas instituições e causa desgosto na população que é a maior penalizada pelos desvios de corruptos. (Ricardo Santos é prof. de história)
Publicado por: RICARDO SANTOS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.