Whatsapp

A propaganda enganosa ou a hipnose coletiva

Clique e confira uma reflexão acerca da propaganda enganosa.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Estamos sendo bombardeados pela mais intensa e vigorosa propaganda que já se viu neste País. Trata-se da propaganda do futebol que impregna os nossos olhos, os nossos ouvidos e condiciona as nossas mentes. Milhões de pessoas estão ficando ainda mais abestalhadas por essa grandiosa hipnose coletiva, cuja finalidade é a de entorpecer os cérebros da multidão de eleitores ignorantes que assim são mantidos para não enxergarem a sua triste realidade; o estado atual da penúria da população brasileira, que se encontra precipitada no caos da Insegurança Pública, na falência da Educação, na ruína da Saúde Social e atolada no lamaçal da corrupção oficial e privada.

Torpedeados por tantos apelos copa-mundistas, as nossas mentes estão entulhadas de atrativos para gastarmos e consumirmos futebol, FIFA, Coca-Cola, cerveja, cachaça, aparelhos de TV, sapatos, cintos, tênis, roupas, chaveiros, revistas, jornais, bonés, meias, loterias, sacolas, bolsas, pulseiras, amuletos, bandeirinhas e centenas de outros produtos e bugigangas que os espertos comerciantes fazem orbitar em torno da jogatina nacional. Mas, o que se deve atinar é para os imensos e inescrupulosos interesses que se escondem por trás de toda essa milionária publicidade que azucrina a nossa visão, a nossa audição e o nosso cérebro. Todos os meios de comunicação, orquestrados pelos interesses político e financeiro, estão voltados para nos condicionarem através da lavagem cerebral coletiva. Para a Mídia, pouco importa a vida de uma pessoa do povo; ela não tem interesse em saber da origem do dinheiro que recebe dos seus mandantes e patrocinadores; o seu pagamento pode vir de uma empresa honesta ou de criminosos comuns, políticos e governantes corruptos; pouco lhe importa de onde vem o dinheiro que recebem. Ainda mais que, muitas empresas de comunicação dependem do Governo, não somente para fazerem a publicidade Oficial, mas também, porque necessitam da concessão governamental para funcionarem. Assim, devem bajular e se submeter às ordens e aos interesses dos políticos que lhes dão emprego e a concessão.

Para quem tem, pelo menos uma dúzia de neurônios ( o normal é termos dentro do crânio o número aproximado de 100 bilhões deles) pode perceber os imensos desejos e interesses financeiros, eleitoreiros e populistas que se escondem por trás dessa maciça, gigantesca e bilionária “máquina” de propaganda futebolista.

Quem já ganhou quem está ganhando e quem tem a intenção de ganhar com essa enxurrada de estímulos para a jogatina oficializada?  Quem lucrou, lucra e tenciona lucrar com a farra da copa do mundo?

-Em primeiro lugar, ganharão os políticos, autoridades governantes e seus parentes e amigos corruptos que subtraíram e subtraem parte das verbas (nosso dinheiro) destinadas à alegoria futebolista. Além disso, eles desviam a atenção do povo usando a ilusão do futebol,  hipnotizando-o e cegando-o para não ver a miserável e cruel situação material, moral e espiritual em que se encontram milhões de brasileiros humildes, trabalhadores e honestos que morrem de fome, de doenças, assassinados, analfabetos, ignorados e ignorantes (33% da população estão abaixo da linha de pobreza).

-Ganham muito, também, a FIFA, os clubes, os cartolas, os jogadores, os comerciantes, os donos de botecos de calçada, os cervejeiros, os cachaceiros, a Coca-Cola (que patrocina qualquer tipo de competição no mundo; mesmo que seja um campeonato de bola de gude), os refrigerantes artificiais, os ébrios e os capitalistas de toda espécie e naipe. Já imaginaram se o Brasil ganhar essa Copa? Parece que poucos se lembram de pensar assim! Se os jogadores brasileiros ganharem; todo esse pessoal acima (políticos, governantes, corruptos, comerciantes, FIFA, etc.)é que será o grande campeão e ganhará muito, e bem mais que todos nós! Eles ganharão o direito de se reelegerem e elegerem os seus parentes, amigos e afilhados. Os políticos e governantes corruptos, com a vitória da Copa, terão o alvará populista de continuarem corruptos e corruptores dos indivíduos, das famílias e da Nação. Eles serão reeleitos e elegerão, também os seus parentes, os seus amigos e apadrinhados; aumentando ainda mais a corrupção brasileira e a miséria nacional. Todos eles ganharão e, infelizmente, todo o Brasil honesto, inteligente e trabalhador... Perderá!

Porém, e se os jogadores perderem a Copa? Aí, por incrível que pareça, será a vitória do Povo e a salvação da Nação Brasileira! É lamentável dizer isto; mas, é a pura verdade; raciocine...

-Com a derrota na Copa, todos cairão na real e verão o engodo que sofreram durante todos estes últimos anos e sentirão o atoleiro em que os corruptos nos meteram. Como irão explicar os bilhões de reais que gastaram em obediência à FIFA? Bilhões que serviriam para nos dar mais proteção contra os criminosos; mas saúde, mais educação e mais alimentos! O que farão com os ricos e grandiosos estádios; arenas, como eles gostam de falar (Arena é o lugar de brigas e mortes; tal como acontece entre torcedores), que ficarão abandonados como aconteceu com os da África! A derrota brasileira na Copa servirá para a patriótica derrota dos governantes e políticos nas próximas Eleições; isto é, se a barulheira da Copa, até lá, não destruir todos os neurônios dos eleitores brasileiros (está comprovado que o barulho repetido e alto destrói as células cerebrais, deixando-nos mais burros, lentos e preguiçosos).

Belo Horizonte, 23 de maio de 2014.

CARLEIAL. Bernardino Mendonça.
Psicólogo-Clínico;
Bacharelando em Direito;
Pesquisador e Escritor nas áreas do Direito de das Neurociências.


Publicado por: Carleial. Bernardino Mendonça

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.