A Cor dos Impostos
O Brasil está entre os países que mais arrecadam impostos no mundoO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O Brasil está entre os países que mais arrecadam impostos no mundo. Em 2010, o governo federal arrecadou quase R$ 1,3 trilhão em impostos. Cálculos recentes mostram que trabalhamos cinco mêses para pagar impostos e os tributos não param de crescer. Não há problemas em pagarmos impostos ao governo com o intuito de contribuir com as dispesas públicas, mas o problema está em como são gastas e investidas essas arrecadações. Na Europa são cobradas as mais altas taxas de impostos, a diferença é que são bem aplicados trazendo por consequencia os melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, garantindo uma boa distribuição de renda, acesso a saúde, a educação, a segurança, ao saneamento básico, entre outros serviços públicos básicos. Ou seja, o governo arrecada muito, mas não nos retorna da maneira que deveria: Investindo em servoços públicos de qualidade. No Brasil a maior parte do imposto é gasta em despesas, o restante, cerca de 21% é gasto entre outros deveres. Entre eles 25% é gasto em pagamentos pessoais, 67% para o custeio da máquina pública e míseros 8% para investimentos em infraestrutura e molhoria dos serviços públicos. Diante dessa situação é impossível não demostrar preocupação com o futuro do país e resgatando que os mais afetados por isso, somos nós cidadões brasileiros. Pela má eficácia da aplicação desses impostos, acabamos recorrendo a serviços privados e pagando em dobro o que nos deveria ser ofertado “gratuitamente”. Quantas vezes recorremos a consultas médicas particulares por não confiarmos no sistema de saúde pública ou pagamos escolas particulares pela educação pública ser ineficiente? E os exemplos vão muito além. Talvez estejam apontadas aí as raízes para grande parte dos problemas sociais e econômicos nacionais, e são claras as medidas a serem tomadas.
Publicado por: Rodrigo Fernando Klosowski
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.