Whatsapp

Independência de Moçambique

História

33 anos da independência de Moçambique, Samora Moisés Machel, colonização portuguesa, atrativos turísticos, países africanos.

Estamos na véspera do dia em que se comemora 33 anos da independência de Moçambique. Foi a 25 de Junho de 1975 que Samora Moisés Machel, proclamou solenemente a independência total e completa de Moçambique, acabando pondo fim a um longo período de saque da riqueza moçambicana, de destruição da cultura e valores, de abusos, arbitrariedades e humilhações. Foram quinhentos anos de colonização portuguesa.

A trinta e três anos atrás. Tudo aconteceu. Agora, para alem de independência nacional (é só política), o país está em paz e é exemplo quase mundial de Paz.A paz e democracia que se vivem no País são factores atractivos para investidores e turistitas pensarem em cá investirem.

É nessa perspectiva que o distrito de Morrumbene, aqui na Província costeira de Inhambane está a preparar a conferencia distrital de Investidores a realizar se ainda este ano. Tudo veio a calhar, 25 de Junho é dia da Independência Nacional e 26 (dia seguinte) é o dia que se comemora a elevação de Morrumbene á categoria de Vila.

Há no entanto uma questão sobre a independência de Moçambique, talves de muitos Países africanos. A independência é apenas politica como antes disse. Continuamos presos á cultura, moeda, usos e costumes estrangeiros. A nossa identidade de moçambicanidade está quase perdida. Só se ouve musica estrangeira, comida estrangeira, produtos estrangeiros e acima de tudo, os nossos ricos valores morais e culturais estão a degradar, apesar de muitos esforços feitos no sentido de resgatá-los.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por: Francisco Miguel

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.