Whatsapp

Reflexões sobre o TEMPO

História

O que realmente é tempo?

O tempo se refere à cronologia dos acontecimentos, funciona como um índice da historia da humanidade. Define os marcos importantes independente da natureza benéfica ou não desses fatos, firmando a cada acontecimento a historia social e não permite que tudo se torne um passado esquecido a ponto de se tornar inexistente.


Datas são números que agrupados formam uma seqüência que nos permite relacionar um índice histórico social. As datas são antes de tudo um meio de evidenciar a historia da humanidade, e de certa forma enumerá-las, não no sentido de mais ou menos importante, mas de seqüência para que a historia possa ser vista com certa cronologia, que se utilizada corretamente, deixa de ser uma forma de solidificar a historia e passa a formar marcos temporais para que seja possível entender melhor os acontecimentos, ou seja, se valer das entrelinhas sociais para estudar melhor a situação de cotidiano em que ocorreu seu determinado fato.

As características numéricas do tempo para a história, alem dar seqüência os fatos da continuidade a mesma, mostrando o tempo e a ordem dos acontecimentos, tendo a preocupação de não tornar a história apenas um imenso catalogo de fatos se tornando imprescindível aos profissionais da área a preocupação com os significados e valores dos acontecimentos, levando em consideração tudo que norteava a sociedade naquele momento constituindo o culto e a cultura de determinado povo.
Assim, a memória dos acontecimentos e ate mesmo a perpetuação da cultura dos povos se materializa no presente atreves da linguagem, revivendo pessoas e fatos e o papel do historiador é orientar as pessoas quanto a amplitude do termo data, da importância de se entender o significado na integra e não somente gramatical desta palavra para que as datas assumam seu papel de nortear e não simplesmente catalogar a história.

Referência Bibliográfica:
BOSI, A. . O tempo e os tempos. Em TEMPO E HISTÓRIA. . São Paulo: Cia. das Letras, 1992 (Ensaio).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por: simone de assis

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.