POLÍTICA E SOCIEDADE NA ERA VARGAS
Breve análise sobre a política e sociedade na Era Vargas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Pode-se observar que a população brasileira não se modificou muito daquela época para os dias atuais. A política do café com leite não foi completamente extintdo hábito eleitoral; Mas, muito mudou após a Era Vagas em questões de direitos e reconhecimento. E os prós e contras devem ser enaltecidos e críticados.
Na obra do professor Renato Mochelin, A história crítica da nação brasileira, pode-se claramente estudara os acontecimentos políticos e sociais da Era Vargas. Desde o golpe de 1930 Getúlio iniciou diversas medidas sociais no brasil, tais como: direito do voto feminino; direito a férias folgas; e a elaboração de uma nova constituição. Foi criada uma banca eleitoral no brasil. Simultaneamente, é pertinente os pontos negativos no meio político e social. Segundo o estudo da pesquisadora Maria Capelato:
" A forma de captação da população pelo governo de getúlio vargas era conceber os direitos aos trabalhadores e simultaneamente lhes cobrar obediência e "patriotismo".
Assim, um modelo para a crítica do populismo ainda que ainda é muito comum hoje em dia no âmbito da política são a propaganda " "heróicas" e apocalípticas na tv e na internet. Uma ação efetiva contra este tipo de prática devem ser iniciadas. Se concebe no âmbito acadêmico e social que uma ação por parte do Supremo Tribunal Federal deve ser imediata em épocas de ações eleitorais: Uma ação punitiva para com redes televisivas em época de eleição, proibindo assim as falsas propagandas nos meios de comunicação, impossibilitando uma influência midiática sobre os eleitores com falsas propagandas e falsas medidas de patriotismo que possam beneficiar a candidatura de determinados políticos. No que concerne à proibição de atos políticos ou outras formas de falsas propagandas em horário eleitoral e impedir a criação de uma massa eleitoral forjada e utilizada como manobras políticas e de demais ações eleitorais, uma ação coletiva por parte da população o senso crítico dos eleitores, uma vez que parte do povo as revoltas e exigências.
Referências bibliográficas
● A história crítica da nação brasileira. Mocellin, Renato 1958.
● História: sociedade e cidadania. Boulos, Alfredo Júnior, São Paulo, 2013.
● Capelato, Maria Helena. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Unesp, 2009. p. 179- 180.
Publicado por: André Pereira da silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.