Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

POLÍTICA E SOCIEDADE NA ERA VARGAS

Breve análise sobre a política e sociedade na Era Vargas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Pode-se observar que a população brasileira não se modificou muito daquela época para os dias atuais. A  política do café com leite não foi completamente extintdo hábito eleitoral; Mas, muito mudou após a Era Vagas em questões de direitos e reconhecimento. E os prós e contras devem ser enaltecidos e críticados.

Na obra do professor Renato Mochelin, A  história crítica da nação brasileira,  pode-se claramente estudara os  acontecimentos políticos e sociais da Era Vargas. Desde o golpe de 1930 Getúlio iniciou diversas medidas sociais no brasil, tais como: direito do voto feminino; direito a férias folgas; e a elaboração de uma nova constituição. Foi criada uma banca eleitoral no brasil.  Simultaneamente, é pertinente os pontos negativos no meio político e social. Segundo o estudo da pesquisadora Maria  Capelato:

" A forma de captação da população pelo governo de getúlio vargas era conceber os direitos aos trabalhadores e simultaneamente lhes cobrar obediência e "patriotismo". 

Assim, um modelo para a crítica do populismo ainda que ainda é muito comum hoje em dia no âmbito da política são  a propaganda " "heróicas" e apocalípticas na tv e na internet.  Uma  ação efetiva contra este tipo de prática devem ser iniciadas. Se concebe no âmbito acadêmico e social  que uma ação por parte do Supremo Tribunal Federal  deve ser imediata em épocas de ações eleitorais: Uma ação punitiva para com redes televisivas em época de eleição, proibindo assim as falsas propagandas nos meios de comunicação, impossibilitando uma influência midiática sobre os eleitores com falsas  propagandas e falsas medidas de patriotismo que possam beneficiar a candidatura de determinados políticos. No que concerne à proibição de atos políticos ou outras formas de falsas propagandas em horário eleitoral e impedir a criação de uma massa eleitoral forjada e utilizada como manobras políticas e de demais ações eleitorais, uma ação coletiva por parte da população o senso crítico dos eleitores, uma vez que parte do povo as revoltas e exigências.

 Referências bibliográficas

● A história crítica da nação brasileira. Mocellin, Renato 1958.

● História: sociedade e cidadania. Boulos, Alfredo Júnior, São Paulo, 2013.

● Capelato, Maria Helena. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Unesp, 2009. p. 179- 180.


Publicado por: André Pereira da silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.