Whatsapp

Distribuição Geográfica dos Paleoindios

História

Distribuição Geográfica dos Paleoindios, ancestrais dos índios modernos, como esses povos entraram na América, viagem cabotagem.

Distribuição Geográfica dos Paleoindios

Por: Fabiano da Silva Rodrigues

Muitos autores tratam desse assunto, que se refere não somente aos ancestrais dos índios modernos, mas também ao elo da história da humanidade.
Deixando a cada dia essa disputa por novas informações, das origens do homem, muito interessante e acirrada.

Uma das questões mais debatidas pela comunidade científica tem como cerne a chegada das primeiras levas de povos primitivos à América, apesar do grande desenvolvimento das ciências e as recentes descobertas, que ocorreram nesses últimos anos, pouco se sabe para não ser pessimista em falar quase nada, além das conjecturas de como esses povos teriam adentrado nas Américas.

Todas as pesquisas indicam que os paleoindios, ou os antepassados dos atuais índios, devem o que tudo indica, adentrado no continente americano, por intermédio de uma ponte artificial que se formou ligando a Ásia e o Alasca, ao norte, ou estreito de bering, beringia como é mais conhecido, no entanto, não se sabe ao certo se o caminho percorrido por esses grupos humanos foi por terra (beringia), ou por mar viagem de cabotagem costeando o estreito.

Descobertas de pinturas rupestres indicam a presença de primitivos meios de transporte marítimos, semelhantes a canoas, que pode ter sido usada por esses grupos humanos.
O mais provável viria a ser a utilização dessas “canoas” para a travessia, costeando o estreito através da cabotagem nas inúmeras ilhas de gelo, fragmentos de icberges, que se formaram em decorrência do abaixamento do nível do mar, o que pode estar associado ao final do período pleistoceno em que ocorrem muitas mudanças climáticas, ou seja, essa ponte permitiu a travessia desses primitivos humanos para as gélidas paragens do Alasca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por: fabiano da silva rodrigues

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.