Jesuítas fundam núcleo inicial da cidade de São Paulo
No dia 25 de janeiro de 2011, a cidade de São Paulo fez 457 anos. O que poucos sabem, é que o jesuíta Manuel da Nóbrega é um dos fundadores da cidade.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
No dia 25 de janeiro de 2012, a cidade de São Paulo fez 458 anos. O que poucos sabem, é que o jesuíta Manuel da Nóbrega é um dos fundadores da cidade. Em 29 de março de 1549, ele veio para o Brasil na comitiva de Tomé de Souza, que foi indicado pelo rei de Portugal, dom João 3º, para ser o primeiro governador da colônia lusitana.
Nóbrega pertencia à Companhia de Jesus, que era comandada pelo espanhol Inácio de Loyola. A ordem tinha uma formação ideológica de caráter militar, cujo objetivo principal era impedir o avanço do protestantismo na Europa e América.
Em terras brasileiras, os jesuítas liderados por Nóbrega fundam a primeira escola na capital baiana, Salvador. Além da Bahia, os jesuítas atingiram os estados de Pernambuco, São Paulo e outras regiões brasileiras. Embrenhados no sertão, criaram escolas e lutaram para impedir que os colonos cometessem abusos contra os povos indígenas, além de catequizá-los na fé católica.
Em São Paulo, Nóbrega e José de Anchieta lançam o núcleo inicial do que é hoje a metrópole paulistana com a criação da escola do Pátio do Colégio. No Pátio, os membros da Companhia de Jesus ensinavam lições de gramática, latim e a língua falada, o tupi-guarani [língua oficial] aos filhos de indígenas e colonos.
Brilhante escritor, Nóbrega é autor de obras como: Informações das Terras do Brasil, Cartas da Bahia e de Pernambuco, publicadas em Veneza por volta de 1559 e 1570. Em 1570, no Rio de Janeiro, Nóbrega é morto.
Não se pode esquecer, também, que bairros paulistanos tradicionais como Perdizes, Santana, Lapa e Vila Andrade foram fundados pelos jesuítas. (Ricardo Santos é prof. de História e jornalista)
Publicado por: RICARDO SANTOS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.