Whatsapp

TROPAS DE ASSALTO: a unidade que já mudou o curso de guerras

História

Breve estudo sobre as tropas de assalto e os seus objetivos

RESUMO

As tropas de assalto são, e foram, unidades extremamente vitais para qualquer exército até os dias de hoje. No entanto, as tropas de assalto foram aperfeiçoadas no decorrer dos séculos. Desde os antigos gregos, passando pelos romanos, e chegando até as forças especiais americanas, as tropas de assalto contribuem para uma Vitória decisiva, e rápida, para qualquer exército e em qualquer lugar do mundo nos dias atuais.

DESENVOLVIMENTO

No decorrer da historia inúmeras guerras emergiram em diferentes lugares do mundo. Durante a conquista de diferentes reis e generais batalhas sangrentas marcaram regiões, cidades e rios, como o cerco de Siracusa, a batalha de Salamina e etc.
Em muitas situações o empenho de soldados corajosos e profissionais mudaram o curso de guerras  e batalhas decisivas, muitas vezes sendo decivos em confrontos desvantajoso, como nas batalhas de temopilas e gaugamela e o cerco de Alesia, onde numerosos exércitos não não subjulgaram soldados disciplinados.

HÓPLITAS

Os hoplitas eram as unidades mais importantes das cidades-estado gregas até as estabilização do dominio da macedonia. Os hoplitas tinham este nome devido ao seu grande escudo, o hóplon, que era feito de bronze. Durante a guerra do Peloponeso e as guerras médicas os hóplitas foram de vital importância para os exercítos gregos  estabelecerem o domínio sobre seus rivais. Os equipamentos de um hoplita eram : um elmo de bronze, muitas vezes adornados com crinas de cavalos; um peitoral de bronze; um escudo pesado, (hóplon); e por fim uma lança e uma espada.
Como uma potente unidade de combate os hoplitas ja lutaram em diversos cenarios Bélicos como Batalhas campais, cercos e confrontos navais. Isso se deve a agilidade dos soldados gregos durante as batalhas, - mesmo carregando armaduras e escudos pesados,- possibilitando vitórias rapidas e consistentes.

LEGIONÁRIOS

Os legionários foram os principais soldados do exército romano, possibilitando que as fronteiras do imperio romano se expandirem, tornando os romanos os maiores conquistadores da historia da humanidade. A politica de disciplina dentro das fileiras romanas era unanime no exercíto romano, caracterizando a frieza dos soldados romanos durantes batalhas extremamente violentas em diversos territórios do mundo. As principais lutas dos romanos foram contra povos extremamente fortes como os germânicos, gauleses, gregos e cartagineses. As taticas de batalha e a mobilidade dos trajes possibilitavam ataques rapidos e letais aos seus oponentes.

O cerco de Massada

Durante a guerra romano-judaica em 72 á 73 d.Co ano um dos cercos mais famosos chegou ao fim após longos e duros combates com rebelides da palestina, culminando com a tomada da cidade murada de Massada. Após dias de lutas os romanos, utilizando de equipamentos de cercos como: arrietes catapultas e torres de cerco invadiram a cidade. Após as torres terem sido postas ante as muralhas os legionários romanos adentraram com raidez e brutalidade, algo comun se tratando do exército romano.

O CERCO DE SIRACUSA

Entre 214 e 212 a.C q cidade de Siracusa foi sitiada pelos romanos. Sob o comando do general Marco Cláudio Marcelus a cidade foi sitiada durante um bom tempo. Graças ao grandr inventor grego chamado Arquimedes, qur trabalhava para o rei de Siracusa, os romanos spfreram perdas terriveis durante um bom tempo. Após um vacilo da população da cidade, que se  embreagaram em uma comemoração anual para a deusa Ártemis, a cidade foi invadida pelos romanos. O assalto foi rapido e violento. Após o primeiro ataque bem sucedido dos romanos, a população recuou para o centro da cidade, onde havia uma espécie de pequena cidade dentro de Siracusa. Graças a um traidor os romanos encontraram os portões abertos e invadiram. O assalto romano foi brutal e sangrento, pois a meses os romanos sfriam com escassez de suprimentos, e a existência de perigo de uma outra Resistencia da cidade.

ERA MODERNA

OS Stosstruppen

Com a primeira guerra mundial os alemães criaram os Stosstruppen como tropas especializadas em infiltrações em território inimigo. Os homens treinados nesta unidade eram chamados de Sturmmann, que eram treinados por soldados mais experientes, veteranos de grandes batalhas da guerra, e que conheciam bem o inimigo. Na guerra de trincheiras as unidades de assalto eram de extrema importância para tomar as posições inimigas na batalha, muitas vezes causando e infligindo pesadas baixas. Durante a segunda guerra os alemães aperfeiçoaram as unidades de assalto em uma serie de ataques denominados blitzkrieg, (guerra relâmpago). As tropas se assalto, juntamente com unidades moveis de alta velocidade como os tanques e aviões  de combate produziam uma sequência de ataques ferozes para causar o máximo de dano ao inimigo,   tanto material quanto psicológico. A blitzkrieg foi um dos metodos mais eficientes durante a segunda guerra mundial, possibilitando vitórias rapidas e avassaladoras como contra a Polonia, Tchecoslováquia e França, sendo a última uma das maiores vitórias da Alemanha na guerra, conquistando o norte da França em quatro semanas.

OS NAVY SEALS

Os navy seals, ou team six, são a elite da elite do exército americano. Os seals respondem diretamente ao presidente dos Estados Unidos, sendo recrutados dentre os mais fortes, mais inteligentes, mais determinados e mais resistentes soldados dos das forças armadas americanas. "SEAL" são as iniciais em inglês para mar, ar e terra, isso pois os seals são uma tropa especial da marinha que atuam tanto em terra quanto no mar. O processo de fortalecimento desses soldados são um dos fatores que contribuem para um alto desempenho em combate, isso pois eles passam por um longo, e tortuoso treinamento, chamado de " semana do inferno."

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

OPERAÇÃO LANÇA DE NETUNO

A operação lança dr netuno foi a operação mais memoravel, e esperada, dos últimos tempos. Foi na durante a invasão dos seals durante a operação lança de netuno que o terrorista mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, foi morte em 2 de maio de 2011. Sendo iniciada as 0h34 min e finalizada as 3h da madrugada em abbouttabad no Afeganistão. Na operação quatro pessoas foram mortas juntamente com bin Laden, incluindo uma esposa e um filho do terrorista.

OS RANGERS

Os United States Army Rangers também são uma das forças especiais dos Estados Unidos mais antigas e respeitadas do pais. Os historicos de combates dos rangers pelos Eua começam com a revolução americana até a guerra do Iraque, auxiliando outros paises em seus conflitos como no Panamá e na Somália.

LITTLE BIGHORN E OS INDÍOS

Durante a guerracontra as djversas tribos indígenas em solo americano as unidades de cavalarias dos rangers foram uma "pedra no sapato" de diversos lideres tribais durante muito tempo. Um dos comandantes mais famosos dos rangers foi o general Custer. O general Custer fez fama e inimigos ao longo de sua carreira militar, que chegou ao fim na batalha de 
little bighorn. A batalha little bighorn foi uma das maiores derrotas da historia  do exército americano. As lutas entre indios e americanos se desenrolava em meio taticas de guerrilhas por parte dos indios, enquanto que os americanos, incluindo as unidades rangers, muitas vezes atacavam aldeias ou empurravam os guerreiros para as montanhas com objetivo de encula-los.
A unidades rangers foran utilizados de formas semelhantes aos alemães na segunda guerra, com ataques raidos, violentos e prescisos. Mas, no caso dos rangers, e dos americanos, nem sempre foram bem sucedidos.

OS SAS

O SAS, Serviço Aéreo Especial do inglês: Special Air Service; sigla: SAS é uma força especial do Exercito da Grã-Bretanha, conhecida pela sua alta capacidade em condições extremas. Segundo o que diz o especialista americano em historia militar, o phd Mike ibeji, a respeito dos SAS :
" É considerada a primeira  Special Operation Force e criadora das operações estilo "Destrua e Fuja". Dentre diversas forças especiais, a SAS é uma das mais respeitadas do mundo" Os Sas foram criados por um tenente irlandês chamado David Stirling. Na segunda guerra mundial os SAS lutaram em campanhas na Africa e Itália. E segundo consta, os SAS derrubaram mais de 400 aviões da luftwaffe.
Nos dias atuais os SAS atuam de forma semelhante aos navy seals da marinha americana, em combates contra o terrorismo pelo mundo.
 As inovadoras capacitações desses agentes tornaram ps SAS mais letais e mais rapidos do que costumavam ser, principalmente com suas novas técnicas de infiltração, como as táticas de Close Quarters Combat. As táticas de Close Quarters Combat (Combate em Ambientes Confinados) criadas inicialmente para ações antiterrorismo. Essas táticas ficaram famosas com a unidade SWAT da policia norte-americana.
Conceito de guerra não convencional aplicado à condução de Operações Especiais.
O conceito de Operações de Patrulha e Reconhecimento de Longo Alcance - até mesmo das chamadas operações móveis, em que um destacamento de forças especiais ataca e se movimenta dentro do território inimigo levando o combate durante quilômetros e várias semanas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir que as tropas de assalto foram de vital importância para Vitórias rapidas e precisas no decorrer dos séculos. A modificação dos aparatos bélicos, juntamente com as táticas de combate, não diminuíram  a necessidade de se empregar as tropas de assalto em guerras modernas. Diversas unidades, pertencentes a exércitos poderosos, foran de extrema importância em momentos decisivos como cercos e batalhas campais. Ao longo dos séculos estas tropas foram modificadas e adaptadas para novos campos de batalha. As tropas de assalto atualmente fazem parte de exércitos fortes e de vastos recursos, recebendo uma atenção especial para posteriormente serem empregadas em cenarios mais específicos e decisivos. A importância de movimentos rapidos e consistentes fizeram das habilidades das tropas de assalto necessárias ate mesmo fora do ambito das forças armadas, sendo adaptadas para batalhos de operações especiais em policias em todos mundo.

Referências bibliográficas

  •  encyclopedia.ushmm.org
  •  spartacus-educational.com
  •  Houver institiition on war, revolution and peace.
  •  Inferno mundo em guerra 1939- 1945 de Hastings, max

Publicado por: André Pereira da silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.