Whatsapp

Revolução Industrial

História

Clique e confira sobre as principais fases e fatores da Revolução Industrial.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Introdução:  A Revolução Industrial teve início no século XVIII.O progresso tecnológico aplicado à indústria  provocou na sociedade Inglesa transformações profundas e radicais, consideradas revolucionárias. A revolução Industrial é marcada pelo avanço tecnológico, pela mecanização dos sistemas de produção e por uma revolução social.

  • A revolução Industrial pode ser considerada a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial. A substituição do trabalho artesanal para o trabalho assalariado. A mão-de-obra disponível em abundância (desde a Lei dos Cercamentos de Terras ), também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.
  • A Revolução Industrial é dividida em 3 períodos: 1) De 1760 a 1850: Restrita a Inglaterra. Nesse período desenvolveu-se a Indústria da tecelagem, com a introdução do vapor. 2) De 1850 a 1900: Difundida por toda a Europa, América(EUA) e Ásia(Japão, a partir de 1868). Surgem as novas formas de energia, como a Hidrelétrica, e novos combustíveis derivados do Petróleo, como a gasolina, a invenção do motor a explosão e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período. Houve uma verdadeira revolução nos transportes marítimos e terrestres, com a invenção da locomotiva e do barco a vapor. 3) De 1900 até aos nossos dias: Período de grandes inovações,  a automatização da produção, a era da informática e a expansão dos meios de comunicação. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

PRINCIPAIS FASES DA EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL:

  • O artesanato O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção, era uma forma de produção muito simples. Não havia divisão de trabalho . A A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.
  • Na maquinofatura, o trabalhador estava sub­metido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial. A principal consequência dessa organização foi à dependência do homem em relação à tecnologia, cuja eficiência se mede pela quantidade de tempo que ela economiza na produção.

FATORES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  1. Sociais: O novo sistema industrial transforma as relações sociais e cria duas novas classes: Os Burgueses são os donos dos prédios, máquinas e matérias primas. Os operários, proletários ou trabalhadores assalariados possuem apenas a força de trabalho> jornada de 15 horas.
  2. Político: Poder nas mãos dos burgueses. Houve um grande desenvolvimento econômico, portos foram construídos;
  3. Movimentos operários: surgem conflitos entre operários x burgueses>  revoltados com as condições de trabalho, quebravam máquinas e instalações fabris, movimento Ludista e Cartista .
  4. Sindicalismo: Os trabalhadores conquistaram o direito de associação, em 1824 os sindicatos atuaram como centro de ajuda profissional, e em 1833  foram criadas as associações  (trade unions), para lutarem por melhores condições de trabalho. (Primeiro de Maio de 1886).
  5.  Crescimento Populacional: Êxodo Rural, migração de pessoas do campo para as cidades> crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de submoradias. A população de Londres ultrapassou 1 milhão de habitantes.  

INVENÇÕES

  • Em 1768, James Watt inventou a máquina a vapor.
  • Benjamin Franklin: Em 1752, inventa o para-raios.
  • Thomas Alva Edison : Dedica-se à pesquisa científica e é um dos primeiros a criar um laboratório comercial especializado em invenções práticas. Emprega dezenas de cientistas e pesquisadores. Até 1928, já havia registrado mais de mil invenções, como o fonógrafo (1877), a lâmpada incandescente (1878) e o cinetoscópio (1891).

Publicado por: Bruno Brandão Silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.