Whatsapp

Estrada real persa: Todos os caminhos levam á Pérsia.

História

Breve estudo sobre o uso de estradas para comunicação e comércio no reino persa.

Resumo

Sempre se ouviu o ditado: “Todos os caminhos levam a Roma.” Mas, além dos romanos, outro povo foi pioneiro uso de estradas para comunicação e comércio: Os persas!

Com aproximadamente 2600 km de extensão a estrada real do rei Dario l ligava a cidade de Susa até Sárdes, que se localizava perto do mar egeu.

Introdução

O império Persa foi um dos maiores impérios que o mundo já viu, por mais que outros impérios bem maiores surgiram posteriormente, os feitos dos persas são memoráveis. A vastidão do império Persa era tamanha que no ano V a.C o rei Dario l construiu uma ampla rede de comunicação, sendo utilizada pelos comerciantes e pelos exércitos persas, (inclusive o conquistador Alexandre, o grande utilizou a estrada para conquistar o império Aquemênida). O historiador Heródoto menciona a grande estrada real em seus relatos: "Não há nada no mundo que viaje mais rápidos que esses mensageiros persas.” “não há ninguém no mundo capaz de percorrer um itinerário mais rapidamente do que estes mensageiros, graças ao hábil sistema persa”. "Nem a neve, nem a chuva, nem o calor e nem a escuridão da noite impedem que realizem a tarefa proposta a eles com a máxima velocidade".

O envio de mensagens por entre a estrada real era algo surpreendente. Especula-se que uma mensagem era entregue ao rei no máximo em uma semana. O sistema de envio de mensagens era extremamente eficiente devido a um grande numero de mensageiros, chamados pirradaziš, que se revezavam em pontos estratégicos e trocando de cavalos a cada km.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arqueólogos acreditam que a parte oeste da estrada foi construída pelos assírios e a parte mais a leste (que se encontra hoje no Iran) se encontrava com a rota da seda. Dario restaurou e construiu em seguida a maior parte, sendo usada até pelos romanos séculos depois.

Os romanos

A conhecida frase: “todos os caminhos levam a Roma” se dá devido á rede de estradas que se ligavam por todo o Império romano, facilitando o comércio e ligando as principais cidades do império diretamente a Roma, que era o coração do império romano e maior cidade do mundo. Os romanos, provavelmente, utilizaram o mesmo artífice que os persas usaram a centenas de anos atrás.                      

Referências bibliográficas

History Of Iran (Persia). Historyworld.net. Consultado em 7 de janeiro de 2021.

Darius I (Darius the Great), King of Persia (from 521 BC). 1902encyclopedia.com. Consultado em 12 de janeiro de 2021.


Publicado por: André Pereira da silva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.