Topo
pesquisar

Geografia

Dentre tantas ciências existentes, a Geografia é aquela que estuda o espaço geográfico transformado pela ação do homem e a relação que se estabelece entre homem e meio.

Geografia é definida, nos dias atuais, como a ciência que busca compreender o espaço transformado pelo homem e a relação então estabelecida entre homem e o meio. No que tange à etimologia da palavra, Geografia possui origem grega, na qual “Geo” significa Terra e “grafia” significa campo, sendo, antigamente, definida como a ciência que estuda e descreve os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Sem dúvidas, é uma ciência bastante abrangente que transcende sua área, fazendo pontes com disciplinas como Biologia, História, Química, Física, Matemática, pois seus estudos implicam análises temporais, dados numéricos, estatísticas. Contudo, apesar de sua abrangência, a Geografia possui seus próprios métodos de estudos, bem como suas áreas.

O que a Geografia estuda?

O objeto de estudo da Geografia é o espaço geográfico. Esse espaço é produzido pelo homem, estando, portanto, em constante transformação. No entanto, a questão do objeto de estudo dessa disciplina não é unânime entre os geógrafos. Ao longo dos anos, a Geografia passou por diversas mudanças no campo científico, fazendo com que não haja consenso entre os estudiosos da área.

A Geografia é uma ciência horizontal, possui um campo de estudo bastante amplo, relacionando-se direta e indiretamente com os demais saberes. O estudo dessa ciência é, então, categorial, compreendendo conceitos que definem sua orientação, como o conceito de espaço, lugar, paisagem, região e território.

Leia mais: Produção do espaço geográfico

Ramos da Geografia

A Geografia costuma dividir-se, segundo alguns estudiosos, em duas principais frentes: a Geografia geral e a Geografia regional. Essas duas frentes possuem subdivisões que facilitam o entendimento da ciência, por meio da compreensão dos fenômenos físicos ou sociais, e norteiam os estudos segundo as áreas.

A Geografia divide-se em ramos que estudam as transformações do homem no espaço e também os aspectos físicos da Terra.
A Geografia divide-se em ramos que estudam as transformações do homem no espaço e também os aspectos físicos da Terra.

Geografia geral

A Geografia geral compreende os temas universais e conceituais da disciplina, envolvendo estudos acerca da espacialidade e das transformações promovidas pela e na sociedade ao longo do tempo. A Geografia geral divide-se em Geografia Humana e Geografia Física.

Geografia Humana

Corresponde ao estudo da relação entre a sociedade e o meio, levando em consideração os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Dentro da Geografia humana, estudam-se temas como Geografia Urbana, Geografia Econômica, Demografia, entre outros.

São exemplos de temas estudados pela Geografia Humana:

Geografia Física

Corresponde ao estudo da dinâmica da Terra e seus fenômenos, levando também em consideração as alterações provocadas, no meio ambiente e no clima, cujo fator relevante é a ação do homem. Dentro da Geografia Física, estudam-se temas como Climatologia, Geomorfologia, Geografia ambiental, dentre outros.

São exemplos de temas estudados pela Geografia Física:

Geografia Regional

A Geografia Regional compreende estudos acerca das regiões da Terra, descrevendo-as e caracterizando-as. Esse ramo da Geografia procura entender as particularidades de cada área e como se dá a dinâmica estabelecida pela relação entre homem e meio.

São exemplos de temas estudados pela Geografia Regional:

Geografia como ciência

Ao longo dos anos, a Geografia transformou-se como ciência mediante às diferentes correntes e concepções filosóficas e aos processos históricos vividos pela sociedade. Partimos do que era conhecida como Geografia tradicional para a Nova Geografia, seguindo para a Geografia crítica e também para a Geografia humanista e cultural.

Para cada uma delas, em meio ao processo de construção da ciência geográfica, sobressaiu-se um conceito-chave que permeou os estudos da disciplina:

  • A Geografia tradicional privilegiava o conceito de “paisagem e região”.

  • A Nova Geografia orientou-se pelo conceito-chave “espaço”.

  • A Geografia crítica engajou-se politicamente e o espaço passou a ser observado pelo viés social.

  • A Geografia humanista e cultural deu destaque ao espaço como lugar das experiências vividas, colocando em evidência, então, o conceito-chave “lugar”.

Saiba mais: Paisagem natural e paisagem cultural

A construção da Geografia como ciência trouxe-nos ao que hoje conhecemos como a ciência que possibilita a compreensão da natureza das relações sociais. Por meio dessa compreensão, podemos analisar a dinâmica do mundo, sendo essa social, econômica ou política; assim como podemos compreender os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre e que também afetam a sociedade. Essa compreensão permite olhar para o passado e projetar o futuro segundo a relação homem e meio.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

A Geografia compreende estudos a respeito das relações estabelecidas entre o homem e o meio.
A Geografia compreende estudos a respeito das relações estabelecidas entre o homem e o meio.
PUBLICIDADE

A Dialética da Geografia e o Papel do Professor para Sociedade

A Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Pobreza Extrema

A expansão da área plantada e as implicações no desmatamento decorrente do plantio da soja na Amazônia legal (Maranhão) no período de 1995-2005

PUBLICIDADE

A influência das leis trabalhistas brasileiras na relação

Análise Ambiental e a Influência da população na Lagoa do Bairro Nova Brasília Teresina - PI

Análise Sobre Orientações Curriculares para o Ensino de Geografia do Sexto ano da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

As novas possibilidades na era digital pra ensinar geografia

Caracterização e revitalização da nascente da biquinha no bairro Bromélias - Timóteo - Minas Gerais

Catástrofes Ambientais: Culpa dos Fenômenos Climáticos?

Conceitos e Importância da Geografia Econômica

Desenvolvimentismo ou Produtivismo: O Que o Brasil precisa para se tornar sustentável á longo prazo

Ecologia Política: O Árduo Caminho para o Desenvolvimento Sustentável

ENGENHOS DA REGIÃO DO BAIXO PARAÍBA LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO TAIPU – PB

Espaço Geográfico: Uma Construção Socioeconômica ou Cultural?

Espaço Urbano: A Cidade e a Questão Ambiental

Evolução urbana da avenida Vinte e Oito de Abril no município de Ipatinga - Minas Gerais

Exercícios resolvidos com a fórmula de fuso horário

Friedrich Ratzel e a sua contribuição a geografia

O Envelhecimento Populacional e sua Influência Socioeconômica e Cultural no município de Belém, estado da Paraíba.

O Município de Bento Gonçalves e o avanço do capitalismo

O uso da terra preta, terra mulata e latosolo amarelo para a agricultura na Amazônia e sua sustentabilidade econômica

Os aparatos urbanos e toda a estruturação presente neste século XXI

Os melhores bairros de Curitiba.

Reflexões sobre o Urbano e o Rural

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola