Whatsapp

Vulcão

Geografia

Vulcão, o que é um vulcão, como um vulcão é criado, vulcões explosivos, vulcões não explosivos, vulcão-escudo, os estratovulcões, cones de escórias, vulcões submarinos, as características dos vulcões.

É uma estrutura geológica que faz uma espécie de comunicação entre o interior da Terra e a superfície. É criado quando escapa para a superfície magma, gases e partículas quentes formando um resfriamento climático temporário.

Existem vulcões explosivos e não explosivos sendo que, os explosivos se encontram em locais onde há choque entre as placas tectônicas. Com o choque, a lava sobe para a superfície, se mistura com a água do mar resultando numa liberação de vapor d’água que pressiona uma espécie de tampa formada por uma explosão anterior, explode repelindo vapor d’água, poeira e uma mistura de gases e aerossóis.

Os vulcões não explosivos ficam no meio de uma placa tectônica longe dos choques que acontecem entre elas. Surgem quando ocorre uma abertura na crosta terrestre por onde a lava escorre. Existem cerca de 1.500 vulcões ativos que possuem características diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O vulcão-escudo expele uma grande quantidade de lava quente e fluida. Os cones de escórias é o tipo mais comum. São pequenos (menores que 300m de altura) e expelem magma de baixa viscosidade com composições basálticas ou intermediárias.

Os estratovulcões também chamados de compostos são grandes vulcões com atividade longa, pequena cratera no cume e flancos íngremes. São os mais mortíferos do planeta. As caldeiras ressurgentes são os maiores vulcões da Terra. Seu diâmetro pode chegar a 100 km².

Os submarinos ficam abaixo da água em grandes profundidades sendo responsáveis por novas formações de fundos oceânicos.

Geografia - Meu Artigo


Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.