Whatsapp

SISTEMAS ATMOSFÉRICOS ATUANTES E SEUS MECANISMOS; TIPOS DE CLIMA DO BRASIL E REGIÕES HIDROGRÁFICAS

Geografia

Estudo sobre os sistemas existentes de nossa atmosfera

Resumo

Compreender os sistemas existentes de nossa atmosfera, suas ações e sucessivamente, fatores climáticos que, juntos interlaçam ações provenientes de nosso natural. Tipos de climas existentes no Brasil e suas localidades. As questões hidrográficas, suas ações, porções e grandeza que não se deixa a par de cuidados com a finalidade de manutenção a esta riqueza chamada água, fonte de vida de todo ser existente. As bacias hidrográficas e litorais brasileiros. Hora para sobrevivência dos seres, outra, com suas belezas naturais, com paisagem de paraísos litorâneos.

Palavras-chave: Atmosfera, Climas, Hidrografia, Brasil, Litoral.

Introdução

0s sistemas atmosféricos são entendidos, como as interações dos diferentes campos de pressão. Assim, os sistemas atmosféricos são componentes da atmosfera. Eles proporcionam uma dinâmica que interage com todos os elementos que a compõe, além dos fatores climáticos, eles são responsáveis pela consolidação do tempo (Condição temporária do clima) e dos climas (Condição atmosférica perene ou que possui uma mesma composição climática ao longo de várias décadas e não se altera rapidamente), os componentes são: Massas de ar e as frentes. (FREITAS, 2021). Em conseguinte, destaca a importante participação do sistema hidrográfico existente no Brasil, fonte manancial que abastece todo o solo brasileiro. Onde estão, como estão e suas formas de transposições.

Objetivo

Assim, o objetivo é a suma compreensão de fatores ligados as questões do sistema atmosférico atuantes e climas existentes em nosso país. Concomitantemente, objetiva a amostragem da importância das regiões hidrográficas do país. Rios, Mares e todo tipo existente hidrograficamente no Brasil. Um país rico em água, mas que reque bastante atenção no quesito proteção e manutenção.  

Método

Parte de trabalho realizado na graduação de geografia com pesquisas em artigos selecionados de cunho bibliográficos e materiais acadêmicos. Construindo assim, nosso trabalho com fontes e fatos marcantes dentro do contexto atmosférico, climático e hidrográfico brasileiro.

Desenvolvimento

Sabedores da grande dimensionalidade de nosso país, e seus vários aspectos, há uma grande diversidade de clima em nosso Brasil, assim sendo, segundo os próprios, Mendonça e Danni-Oliveira (2007), conforme a classificação proposta por esses autores, predominam, no Brasil, cinco grandes climas, subdivididos segundo características específicas. Ainda basta destacar, que alguns estudiosos afirmam existir seis tipos climáticos no Brasil, como é o caso de, (FRANCISCO, 2021), que diz; segundo o critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima relaciona-se à origem, natureza e, principalmente, movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares). Foi possível estabelecer seis tipos de climas diferentes, são eles: Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico, Subtropical e Semiárido.

Portanto, existe um elo concomitante entre ambas as situações atmosféricas, sucessivamente com as climáticas, que por sinal, trabalham entre si para termos os resultados dos “climas” existentes. Outrossim, como foi construído no resumo, normal vê se, que são apenas algumas divisões climáticas a mais em se comparando as divergências de Francisco, quanta a dos, Mendonça e Danni-Oliveira que se aferiu o artigo.

Assim, nosso país detém uma das maiores reservas de água doce do mundo. Um privilégio com grande potencial hídrico que por sinal, são sem dúvidas, reservas com distribuição de rios caudalosos que compõem bacias hidrográficas de longas extensões, com vários valores agregados de grande potencial de produção de energia elétrica, navegação e outros tantos benefícios.

Vejamos essa narrativa; “O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas” (SOCIOAMBIENTAL, 2012).

As bacias brasileiras são as seguintes: Bacia Hidrográfica Amazônica; Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia; Bacia Hidrográfica do São Francisco; Bacia Platina (Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai); Bacia Hidrográfica do Parnaíba; Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental; Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental; Bacia Hidrográfica Atlântico Leste; Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste; Bacia Hidrográfica Atlântico Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O litoral do Brasil é uma grande faixa costeira com, aproximadamente, 8.698 km de extensão e largura variável, sendo banhado pelo Oceano Atlântico e formado por um grandioso ecossistema costeiro que ocupa uma área de, aproximadamente, 388 mil km2.

Segundo Ab'Saber (2006, p. 80), o litoral pode ser entendido como "uma herança de processos anteriores, remodelados pela dinâmica costeira hoje prevalecente". Assim sendo e segundo minhas próprias experiências, são lindas praias, areia finas e claras em sua maioria da vez, com paisagens exuberantes e com características próprias, como por exemplo: Balneário Camboriú em Santa Catarina no sul do Brasil, tem características próprias com um toque do homem, que fez tudo para embelezar suas áreas atlânticas. Já no nordeste do país, como Ilhéus no sul da Bahia, parece mesmo com um grande paraíso, quase que sem o toque do homem, lindas praias, coqueiros nativos e aquela água mais quente, que chega a ser azul. Outras características marcam nosso litoral, com belas dunas, grandes arrecifes e outros detalhes naturais a mais. (NERY, 2021).  

Conclusão

Conclui-se, que neste sentido, foi importante destacar as grandes variações existentes, em especial, em nosso país, “Brasil” com a finalidade de compreensão de o porquê de vários tipos de climas existente com suas peculiaridades e ações diversas; chuva, sol, calor, frio e outras tantas ações decorrentes durante o ano em cada localidade dos “brasis” tanto falado por Milton Santos, dentro de único e dimensionado Brasil. Ademais, o campo interativo e dinâmico tanto da pressão atmosférica, quanto os vários resultados alcançados, solidificam nos fatores climas e solidificação do tempo. Ainda, que em toda forma hidrográfica existente no Brasil, somos sabedores da grande quantidade, porém, nada que impeça cuidados necessários com a finalidade de manutenção e cuidados necessários de todos os mananciais.

REFERÊNCIAS

- AB’SABER, A. N. Brasil: paisagens de exceção: o litoral e o Pantanal Mato-Grossense: patrimônios básicos. Cotia: Ateliê, 2006, p. 80.

- BRASIL, Escola. Mapa Bacias hidrográficas do Brasil, 2021. Disponível em: . Acesso em 27 de março de 2021.

- FREITAS, Eduardo de. "Sistema Atmosférico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistemas-atmosferico.htm. Acesso em 27 de março de 2021.

- MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

- NERY, Delidio Pereira. Experiências próprias. 2021. Portfolio 1 - ciclo 2 - Geografia do Brasil.   

- OCEANO, Mais um peixe no. Oceanos: Litoral Brasileiro. 2021. Disponível em: < https://bit.ly/2QBxzwe>. Acesso em: 27 mar. 2021.

- PAULA, Camila. Mapa mental: estrutura geológica e o relevo brasileiro. Descomplica, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2021.

- SERVICEMAP. Coleção de mapa do Brasil – Vegetação natural. 2018. Disponível em: < https://bit.ly/2PxLljc>. Acesso em: 27 mar. 2021.

- SOCIOAMBIENTAL. Água doce e limpa: de "dádiva" à raridade. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2012.

- SOUSA, Rafaela. Mapa Mental; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em 27 de março de 2021.  

NERY, Delidio Pereira. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci - Graduado em História e Geografia pela Universidade Católica Claretiano - Graduado em Pedagogia pela Universidade Unigran - Graduado em Recursos Humanos pela Universidade Pitágoras - Graduando em História pela Universidade Federal de Goiás - Pós-graduado em História e Cultura do Brasil - Educação Especial e Inclusiva - Gestão de Pessoas e Liderança - Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica - Educação e Sociedade - Psicopedagogia.


Publicado por: Delidio Pereira Nery

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola