Topo
pesquisar

Meteoro

Geografia

Meteoro, O que é o Meteoro, Onde acontece o Meteoro, Como são os Meteoro, Em que ano aconteceu o último Meteoro, Chuva, Granizo, neve, vento.

Qualquer fenômeno físico que ocorre na atmosfera terrestre: chuva, granizo, neve, vento, aurora boreal, relâmpago, trovão, estrela cadente etc. O meteoro produz um fenômeno luminoso devido ao atrito de seu corpo sólido com os gases da atmosfera terrestre. Os que estão mais longe se chamam asteróides ou cometas. As estrelas cadentes são meteoros localizados a cerca de 100 km de distância da Terra, começando a entrar nas camadas mais densas da atmosfera. O atrito é tão grande que a rocha fica incandescente.

Se o risco de luz se apagar logo, é sinal de que o atrito foi tão poderoso que reduziu o meteoro a poeira. As pedras que não se desintegram batem na Terra em no máximo dez segundos, a uma velocidade de até 180 mil km/h. Mas isso depende do ângulo da sua trajetória. Quando entra exatamente na perpendicular, um corpo desses chega ao chão em menos de três segundos.

O último grande choque de um meteoro contra o continente aconteceu em 1909. Ele provocou uma explosão com potência mil vezes maior que a bomba de Hiroshima.

Geografia - Meu Artigo


Publicado por: Keilla Renata Costa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola