Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

A importância da Utilização de Recursos Tecnológicos nas Aulas de Geografia

Análise sobre o uso de tecnologia para motivar alunos nas aulas de geografia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

No ensino de geografia nos dias atuais o uso de recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes, como podemos citar  a experiência de um colégio que desenvolveu um projeto usando de recursos disponibilizados por universidade publica e que muito contribuiu para o desenvolvimento do projeto e do ensino de conceitos geográficos e foi uma experiência de sucesso visto o afirmado pelo autor: 
“Portanto, pode-se afirmar que o ensino de Geografia pode ser realizado em amplas dimensões e utilizar várias técnicas. Uma dessas técnicas foi aplicada nesse trabalho através de imagens, as quais despertaram novas perspectivas de aprendizagem nos alunos envolvidos no “Aqui é o meu lugar”. Pois com isso pode ser observado que a Geografia possui a capacidade de ser analisada 
numa perspectiva local abordando as experiências vivenciadas em cada cenário.” (ARAÚJO et al, 2012,p. 8) 
Além do uso de projetos possibilitar uso de recursos variados o projeto também pode e até mesmo deve promover a interdisciplinaridade, visto a capacidade de construção de novos conhecimentos além de fazer com que o projeto ganhe mais visibilidade e valor pedagógico no impactado dos processo de ensino. 
Assim, (HAAS, 2012,p.3) afirma que a teoria e a prática na interdisciplinaridade promovem a comunicação e assim ao realizar projetos que unam teoria e prática deve-se entender que a comunicação é fundamental para que ambas sejam nem desenvolvidas e assim  a prática da interdisciplinaridade deve ser desenvolvida no cotidiano através da ação e elaboração teórica construída.  
Dessa forma, trabalhar projeto de forma interdisciplinar é uma excelente alternativa para motivar os alunos e enriquecer projetos de forma a torna-los ferramentas de ensino amplas e motivadoras, aliando conhecimentos teóricos e práticos de disciplinas diferentes em um único trabalho.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO et al. “PROJETO AQUI É MEU LUGAR”: O Ensino de Geografia Através de Imagens. Caicó/RN: CERES/UFRN, 2012.     
HAAS,  Celia Maria. A Interdisciplinaridade na Construção dos Projetos Pedagógicos: Práticas Experimentadas.  UNICID, 2012. 


Publicado por: VAGNER MIRANDA DE MORAES

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.