A importância da Utilização de Recursos Tecnológicos nas Aulas de Geografia
Análise sobre o uso de tecnologia para motivar alunos nas aulas de geografiaO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
No ensino de geografia nos dias atuais o uso de recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes, como podemos citar a experiência de um colégio que desenvolveu um projeto usando de recursos disponibilizados por universidade publica e que muito contribuiu para o desenvolvimento do projeto e do ensino de conceitos geográficos e foi uma experiência de sucesso visto o afirmado pelo autor:
“Portanto, pode-se afirmar que o ensino de Geografia pode ser realizado em amplas dimensões e utilizar várias técnicas. Uma dessas técnicas foi aplicada nesse trabalho através de imagens, as quais despertaram novas perspectivas de aprendizagem nos alunos envolvidos no “Aqui é o meu lugar”. Pois com isso pode ser observado que a Geografia possui a capacidade de ser analisada
numa perspectiva local abordando as experiências vivenciadas em cada cenário.” (ARAÚJO et al, 2012,p. 8)
Além do uso de projetos possibilitar uso de recursos variados o projeto também pode e até mesmo deve promover a interdisciplinaridade, visto a capacidade de construção de novos conhecimentos além de fazer com que o projeto ganhe mais visibilidade e valor pedagógico no impactado dos processo de ensino.
Assim, (HAAS, 2012,p.3) afirma que a teoria e a prática na interdisciplinaridade promovem a comunicação e assim ao realizar projetos que unam teoria e prática deve-se entender que a comunicação é fundamental para que ambas sejam nem desenvolvidas e assim a prática da interdisciplinaridade deve ser desenvolvida no cotidiano através da ação e elaboração teórica construída.
Dessa forma, trabalhar projeto de forma interdisciplinar é uma excelente alternativa para motivar os alunos e enriquecer projetos de forma a torna-los ferramentas de ensino amplas e motivadoras, aliando conhecimentos teóricos e práticos de disciplinas diferentes em um único trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO et al. “PROJETO AQUI É MEU LUGAR”: O Ensino de Geografia Através de Imagens. Caicó/RN: CERES/UFRN, 2012.
HAAS, Celia Maria. A Interdisciplinaridade na Construção dos Projetos Pedagógicos: Práticas Experimentadas. UNICID, 2012.
Publicado por: VAGNER MIRANDA DE MORAES
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.