Topo
pesquisar

Eclipse Solar

Geografia

Eclipse Solar, o que é um Eclipse Solar, eclipse solar parcial, eclipse solar total, eclipse solar anular, eclipse solar híbrido, a beleza de um eclipse solar, cuidados necessários para observar um eclipse solar, o raio ultravioleta que um eclipse solar l

É um fenômeno que acontece quando a Lua passa à frente do Sol cobrindo sua superfície. Pode ser:

• Parcial: Quando somente uma parte do Sol é coberta;

• Total: Quando toda a superfície do Sol é coberta;

• Anular: Quando uma luz solar é vista em torno da Lua;

• Híbrido: Quando em alguns lugares o eclipse apresenta na forma anular e em outros lugares como eclipse total.

Por ser um espetáculo natural que não acontece diariamente, o eclipse solar atrai a curiosidade das pessoas. Estas, por sua vez, sem informação nenhuma expõem seus olhos à radiação ultravioleta emitida em grande quantidade.

Para observar o eclipse solar corretamente, é necessário alguns cuidados como por exemplo olhar via projeção indireta, onde se projeta a imagem do sol numa folha de papel ou cartão e a utiliza num binóculo ou telescópio. Óculos escuros, filmes fotográficos, vidros e CDs não oferecem proteção UVA nem UVB.

Quanto mais escuro for o material usado para observar o eclipse maior é o perigo de lesionar a retina, pois pela escuridão a pupila é forçada e se dilata permitindo assim o recebimento de uma maior quantidade de raios ultravioletas.

Caso observe o eclipse solar de forma direta, deve-se olhar no máximo por vinte segundos pausando trinta segundos no intervalo entre as observações.

Geografia - Meu Artigo


Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola