Topo
pesquisar

Alemanha

Geografia

Alemanha, Dados Principais, Política Alemã, Economia, Cultura, Relevo, Hidrografia, a importância dos rios no transporte, rios navegáveis.

Alemanha

Dados Principais

ÁREA: 356.733 k²
CAPITAL: Berlim
POPULAÇÃO: 82,2 milhões (em 2000)
MOEDA: Euro
NOME Oficial: REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA (Bundesrepublik Deutschland).
DATA NACIONAL 3 de outubro (Reunificação da Alemanha).

Em 1996 somente 95% da população era alemã, com 2 % de turcos e 3% de outros.
A Alemanha é uns pais de primeiro mundo, muito desenvolvido, apenas 5% de analfabetismo, e densidade demográfica alta (230,42 hab./km2) e renda per capita também alta (US$ 26.570 em 1998), e crescimento demográfico baixo, de apenas 0,1% no ano. Isto se deve não apenas a cultura européia, mas também no pos guerra, que muitos ficaram com receio de outra guerra, e mortes de seus filhos.
Pirâmide Etária da Alemanha

Política Alemã

A Alemanha é uma república federativa, com sistema de governo parlamentarista e capital em Berlim. No regime parlamentarista alemão, o Poder Executivo convive diretamente com o Legislativo, porque o chanceler federal e seus ministros são deputados e freqüentam quase todo dia as seções plenárias.

O Poder Executivo é exercido pelo presidente (Bundespräsident), como chefe de Estado, e o chanceler federal (Bundeskanzler), como chefe de governo, equivalendo este cargo ao do primeiro-ministro de outros regimes parlamentaristas.
O Poder Legislativo federal possui duas câmaras: o Bundestag (parlamento federal) com 672 deputados eleitos pelo voto direto para um mandato de 4 anos e o Bundesrat (conselho federal) formado por 69 membros que representam os estados
O Poder Judiciário tem como instância máxima o Tribunal Constitucional Federal. O Tribunal Constitucional Federal (Bundesverfassungsgericht) é a mais alta instância do Poder Judiciário alemão. Para reafirmar sua independência em relação ao Poder Executivo, sua sede não coincide com a capital do país e está estabelecida em Karlsruhe, no Estado de Baden-Württemberg.

Economia

Principais produtos agrícolas: batata, beterraba, cevada e trigo são usados na produção de cervejas.
Pecuária: bovinos, suínos, ovinos, aves
Mineração: carvão, sais de potássio, turfa.
Indústria: equipamentos de transporte, máquinas (não elétricas), alimentícia, química, automobilística.
A Alemanha tem uma grande variedade de cervejas e choops, sendo conhecida mundialmente por isso.

Cultura

A Alemanha é o país com maior número de cristãos protestantes, já que foi lá que começou a Igreja Luterana.
Uma das grandes marcas é o romantismo, mesmo com muitos artistas, se destacam os da literatura, como Goethe, Schiller e Heine, poetas e escritores.

Relevo

O relevo alemão é formado por grandes planícies no norte e montanhas do centro ate o sul do país. O Zugspitze é o ponto mais alto, com quase 3000 metros acima do nível do mar, na fronteira com a Áustria. De Ruhr, Hanôver, Leipzig e Dresden para o sul, o relevo alemão fica montanhoso. Serras e planaltos, cortados por inúmeros rios e recôncavos, dominam até as fronteiras com Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Áustria e República Tcheca, são os maciços antigos.

Hidrografia

A Alemanha possui muitos rios navegáveis, o principal é o rio Reno.
Lista de todos os rios alemães :

Rio Danúbio - 686 km
Rio Elba - 700 km
Rio Havel - 341 km
Rio Isar - 283 km
Rio Lech - 100 km
Rio Meno - 524 km
Rio Mosela - 242 km
Rio Neckar - 367 km
Rio Neisse - 252 km
Rio Oder - 885 km
Rio Reno - 865 km
Rio Ruhr - 217 km
Rio Spree - 382 km
Rio Weser - 440 km

A importância dos rios no transporte é tão grande, que existe até uma ponte de um rio sobre outro rio, sendo os dois navegáveis.


Publicado por: yuri alexandre

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola