Whatsapp

RJ, SP, MG, ES e seus constrastes culturais

Geografia

As diferentes culturas de cada estado, encontro de culturas, cultura de são paulo, cultura do rio de janeiro, cultura do Espírito Santo,...

Podemos observar em nossa dia-a-dia a mistura de pessoas em que convivemos, cada uma com costumes diferentes. Por exemplo, ao tomar um ônibus podemos sentar ao lado de pessoas de diferentes estados ou até mesmo de outros países e cada pessoa carrega uma cultura. Sendo assim a cultura não é igual para todos os estados podemos dizer também que o costume do povo nordestino é diferente dos gaúchos.

Em São Paulo encontramos uma cultura rica e variada com museus e muitas diversões, como opção de lazer tem o Parque do Ibirapuera, um dos maiores parques urbanos do mundo. Com a chegada de pessoas do mundo todo, como japoneses, chineses, italianos, libaneses. Cada um trouxe sua cultura, que São Paulo soube ligar de forma que não podemos igualar. Na cidade podem ser encontrados restaurantes dos mais variados, das cantinas italianas do Bixiga até os tradicionais restaurantes japoneses da Liberdade.

Já no rio de janeiro encontramos uma enorme quantidade de nordestinos, que tentam uma vida melhor, trazendo em suas bagagens diversos costumes e uma saborosa culinária, um exemplo disso é a feira nordestina em São Cristóvão, podendo ser encontrado artigos para sua casa até restaurantes com comidas típicas. O Rio vem conservando uma imagem de grande centro cultural, e é a principal porta de entrada de turistas que vêm ao Brasil. É um dos maiores pontos irradiadores da cultura nacional, berço de três grandes gêneros musicais brasileiros: ochorinho, o samba, e abossa nova. Falando de uma grande diversidade de pessoas o Espírito Santo apresenta uma mistura de povos que se produziu nesta região como, índios, negros, italianos e alemães deu origem aos "capixabas", como são chamadas as pessoas que nascem no Estado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um fato que não podemos esquecer a presença dos casarões históricos, pois eles contam um pouco da arquitetura de nossa cidade sem falar que antigamente serviam de moradias, no rio há uma grande concentração desses casarões em Santa Tereza e no Centro da Cidade, já em Minas Gerais alguns foram aproveitados e restaurados para serem hotéis, lojas e centros culturais. Uma curiosidade que podemos citar é que o queijo-de-minas se tornara um bem imaterial do Brasil, que isso significa, se alguém alterar a forma original de preparar o queijo, não será reconhecido como o verdadeiro queijo-de-minas.

A diversidade cultural que cada povo possui, pode ser dividida basicamente em: religião sejam elas Católicas, Protestantes, Budistas, Cultos Afros e etc; temos também a culinária, pode ser a canjiquinha, a feijoada, a moqueca capixaba e entre outras; as músicas, como jongo, as marchinhas de carnaval, congadas, samba de raiz, cantores de viola, lundus e etc; as festividades, o carnaval, a festa do Divino Espírito Santo, os reisados, etc. Sendo assim cada povo faz a sua cultura, e sempre temos que lembrar que uma cultura é diferente da outra.


Publicado por: Vitor guilherme de queiroz

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.