Topo
pesquisar

Biocombustiveis como fontes alternativas de energia

Geografia

Os problemas causados pelo uso de combustíveis fósseis, problemas para o planeta Terra, biocombustíveis, aquecimento global.

Os problemas causados pelo o uso de combustíveis fósseis de uma forma não controlada e sem consciência, tem provocado um exagero de problemas para o planeta Terra atualmente. Dentre os quais, o mais repercutido pela imprensa e em debate que aconteçe no mundo inteiro, é o caso do aquecimento global. Este vem sendo questionado pelos ambientalistas do mundo inteiro para/sobre que alternativas tomá-las para tentar minimizar os problemas agravados por esta polêmica.

Os biocombustíveis vem sendo adotados como uma forma mais adequada para conter dois problemas bastantes discutidos: o aquecimento global e a extinção de combustíveis fósseis. No Brasil, esse método vem sendo usado na produção do etanol e do biodíesel, no entanto, existe críticas, não só aqui no nosso país como no mundo inteiro. A principal consequência levantado pelos especialistas é que a larga produção de biocombustível pode afetar o fornecimento de alimentos e agravar cada vez mais a fome no mundo.

Segundo dados debatidos na Conferência sobre Biocombustíveis, em Abril de 2008 em Brasilia. Os biocombustíveis não afetou, até agora, o abastecimento de alimentos na Europa e nos Estados Unidos, mas, provocou um aumento considerável nos seus preços. E outra questão bastante levada em conta, é que no devastamento de florestas para a plantação de matéria-prima para a fabricação dessa alternativa pode facilitar a liberação do carbono existente no solo. E no balanço geral, compensaria o saldo negativo na emissão deste quando o uso dos biocombustíveis.

Hoje em dia, as principais fontes de biocombustíveis tem o mesmo objetivo da alimentação. No Brasil, por exemplo, a soja é usada na alimentação e na produção de biodíesel e nos Estados Unidos, com o milho também aconteçe o mesmo.

Portanto é preciso uma certa consciência na produção destes combustíveis renováveis, senão eles tornarão mais uma ameaça global. 


Publicado por: Francisco de Sousa Barros

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola