Amazônia Rural
Amazônia Rural, O que é Amazônia Rural, Como é caracterizado a Amazônia Rural, Amazônia Rural e o meio ambiente, Amazônia Rural e as modificações da paisagens, Os aspectos sociais da Amazônia Rural.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A produção rural na Amazônia
O processo de exploração na Amazônia possui vários agentes modificadores em diferentes ramos de exploração.
Tudo começa com a exploração madeireira, no qual o fazendeiro desmata sua propriedade para o cultivo de pastagens ou mesmo para arrecadar dinheiro, então árvores nobres são vendidas, como mogno e ipê, essas são árvores de grande porte, atingem até 55 metros, como quase sempre não há um manejo florestal, no momento do corte das árvores de grande porte ocorre a perda de várias outras de menor porte, cerca de 25 árvores pequenas para cada 1 grande, as 25 árvores são esmagadas e amassadas pelas maiores. Outro agravante é a falta de planejamento no manejo do corte e no transporte, seja via terra ou rio, nas serrarias o desperdício atinge aproximadamente 60%.
Outro problema está relacionado às queimadas que, após a retirada das árvores comerciais, permanecem as árvores de pequeno e médio porte, então entra o correntão que são dois tratores ligados por uma forte corrente, esses movimentam conjuntamente arrancando as árvores remanescentes.
Sobram apenas folhas, galhos, gravetos e arbustos, então coloca-se fogo nos restos dos vegetais, finalizando a limpeza completa da área, a cinza deixa o solo mais fértil, por ser rica em matéria orgânica, e propicia-o a receber as sementes de capim.
Os pecuaristas da Amazônia praticam a pecuária tradicional, os animais não recebem grandes cuidados e são criados soltos, isso para não gerar gastos.
Outra nova modalidade de exploração corresponde às áreas para o cultivo de soja, principalmente após a década de 90, com isso os agricultores ricos vindos do sul e do centro-oeste compram as terras dos pecuaristas, esses para continuar suas atividades vão abrir novas áreas pastoris, repetindo todo o ciclo.
Publicado por: Eduardo de Freitas
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.