Topo
pesquisar

Doenças e Saúde

Apesar de os termos “doença” e “saúde” serem muito utilizados no nosso cotidiano, são conceitos complexos que não apresentam uma definição mundialmente aceita.

Saúde e doenças são dois termos bastante utilizados no nosso dia a dia, entretanto, são conceitos cuja definição, além de não ser fácil, varia de um autor para outro ou de uma época para outra.

Um exemplo disso é que, por muito tempo, considerava-se doença como um desconforto, e saúde como bem-estar. Atualmente, sabemos que esses dois conceitos são muito mais complexos e recebem interferências de fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Conceito de saúde

Existem diversos conceitos de saúde, sendo o mais utilizado a ausência de doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS), no entanto, apresenta um conceito mais amplo para essa condição:

Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”

De acordo com a OMS, portanto, a ausência de doenças é apenas um passo para ter saúde, sendo necessários diversos outros fatores para conseguir atingir completamente esse estado. Entre os outros pontos que devem ser analisados, estão como a pessoa vê seu futuro, se ela apresenta boas interações sociais e, até mesmo, se a pessoa está bem consigo mesma.

Analisando, portanto, o conceito de saúde proposto pela OMS, temos que um indivíduo nem sempre será saudável, apresentando em sua vida apenas momentos de saúde.

Além disso, para analisar esse estado, devemos ter uma visão ampla, lembrando sempre de avaliar o lugar, a época, a classe social do indivíduo e até seus valores. Essas questões são observadas no artigo 3º da lei 8.080, de 19 de setembro de 1990:

Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.”

Leia também: Atitudes simples para o dia a dia

Conceito de doença

Resfriado
O resfriado apresenta sinais e sintomas específicos, sendo considerado uma doença.

Assim como saúde, doença é um conceito complexo, definido de diferentes formas na literatura. Um desses conceitos é proposto na Cartilha para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde:

Conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando seu estado normal de saúde.”

Esse conceito, apesar de ser bastante difundido, apresenta alguns problemas, sendo um deles o não entendimento do que é um estado de saúde normal.

Leia também: Doenças e patologias

Saúde e doença

Os conceitos de saúde e de doença estão totalmente entrelaçados e sofrem constantes mudanças. Para ter saúde, é necessário, entre outros fatores, estar sem doenças. No entanto, estar sem doenças não é sinônimo de saúde, já que devem ser observados também fatores emocionais, mentais e sociais de um indivíduo.

Desse modo, na busca por um estado de saúde, é necessário estar bem em vários âmbitos da vida, o que nem sempre é conseguido.

Doença
Os conceitos de doença e saúde estão completamente relacionados.

Como evitar doenças?

Cada doença apresenta uma forma específica de transmissão. Desse modo, não existe uma forma mágica que garanta a proteção contra todas doenças. Entretanto, algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir uma variedade de enfermidades.

Veja a seguir algumas dicas importantes para evitar doenças e estar mais próximo de uma vida saudável:

Atividade física
A realização de atividades físicas melhora diversos aspectos da vida de uma pessoa.

  • Lavar sempre as mãos, principalmente, antes de alimentar-se e após ir ao banheiro.

  • Ter hábitos de higiene adequados.

  • Lavar bem os alimentos.

  • Praticar exercícios físicos regularmente.

  • Alimentar-se bem, preferindo sempre alimentos naturais e evitando excessos de sal, gorduras e açúcares.

  • Dormir bem.

  • Não fumar.

  • Não beber bebidas alcoólicas em excesso.

  • Fazer uso de protetor solar diariamente.

  • Fazer exames de rotina.

  • Procurar um médico sempre que perceber sensações desconfortáveis.

  • Beber bastante água.

  • Manter as vacinas em dia.

  • Cuidar bem da saúde mental.

  • Controlar seus níveis de estresse.

  • Encontrar um tempo para fazer atividades prazerosas.

Alimentação saudável
Uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças.

Não deixe de ler: Dicas saudáveis

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 3

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual foi adotada pelos 193 países-membros das Nações Unidas em 2015, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável.

O ODS 3 está voltado para a saúde e o bem-estar da população. De acordo com ele, até 2030, os países deverão garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Para atingir esse objetivo, algumas metas devem ser cumpridas, como reduzir a taxa de mortalidade materna, diminuir o número de mortes evitáveis de recém-nascidos, reduzir o número de mortes por doenças não transmissíveis, diminuir os acidentes nas estradas, garantir acesso aos serviços de saúde sexual e à cobertura universal de saúde.

Para alcançarem esses propósitos, é fundamental que os países promovam políticas que melhorem a vida da população. Se os países unirem-se e todos fizermos nossa parte, poderemos conseguir um planeta mais saudável e com melhor qualidade de vida.

As doenças podem desencadear mal-estar e impedir o desenvolvimento das atividades do dia a dia.
As doenças podem desencadear mal-estar e impedir o desenvolvimento das atividades do dia a dia.
PUBLICIDADE

A Anestesia Raquidiana Pode Desencadear a Cefaléia no Pós-Operatório?

AÇÕES DE VIGILÂNCIA DE AMBIENTES E PROCESSO DE TRABALHO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEL

Adolescentes e o suicídio

Anabolizantes e Aceleradores Metabólicos: riscos e consequências do uso indiscriminado

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS DOS PROFESSORES NO AMBIENTE LABORAL: UM ESTUDO DE CASO

PUBLICIDADE

Iogurte: Produção caseira e avaliação microbiológica de coliformes totais e fecais

O USO DO TREINAMENTO PARENTAL COMO TÉCNICA INTERVENTIVA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA CIDADE DE TERESINA, ESTADO DO PIAUÍ, BRASIL

Os desafios da vigilância sanitária e a qualidade na saúde pública

Pequenas explanações sobre Psicose, Esquizofrenia, Neurose e Psicanálise.

Sal, Sódio e Saúde.

Transtorno do pânico: o corpo grita por sentir as dores da mente

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola