Saúde na idade pré-escolar interpretada pela análise do Bolo Fecal
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Resumo
No bolo fecal, pela observância de suas características, conforme a escala de Bristol, é possível verificar a condição metabólica do organismo da criança na idade pré-escolar, com a formação natural da arcada dentaria, e por dedução presumir a condição de sua saúde e hidratação, biofísica.
Abstract
In the fecal bolus, by observing its characteristics, according to the Bristol scale, it is possible to verify the metabolic condition of the child's organism at preschool age, with the natural formation of the dental arch, and by deduction to presume the condition of its health and hydration, biophysics.
Resumen
En el bolo fecal, al observar sus características, según la escala de Bristol, es posible verificar el estado metabólico del organismo del niño en edad preescolar, con la formación natural de la arcada dentaria, y por deducción presumir el estado de su salud e hidratación, biofísica.
Palavras-chave
1.Saúde; 2.Bolo Fecal. 3.Criança
INTRODUÇÃO
A harmonia funcional do órgãos e processos do corpo humano permite projetar a longevidade biofísica. A alimentação é o processo pelo qual absorve as proteínas, vitaminas e sai minerais. Decerto, que pela via oral encontramos a primeira constatação de maior ou menor absorção, e por consequência a melhor função da macrobiótica intestinal.
Todavia, não é o objetivo versar sobre a macrobiótica gastrointestinal, strictu sensu, composto por diversas bactérias a desempenhar funções relevantes no nosso organismo, dentre elas, as que atuam na absorção de nutrientes e medicamentos, além da síntese de vitaminas, como do complexo B e K. Além do que, também modulam o sistema endócrino acabando por influenciar o metabolismo do indivíduo. Modulam também o sistema imune, ou seja, mantém a microbiota em equilíbrio ajudando a proteger contra microrganismos patogênicos. Ainda assim, a microbiota intestinal também produz neurotransmissores que atuam no Sistema Nervoso Central, podendo influenciar em diversos aspectos da saúde, desde o comportamento até o próprio metabolismo. Assim, como as alterações na microbiota podem estar envolvidas em determinadas patologias e influenciar de forma significativa o bem estar do hospedeiro, é aconselhável acompanhar e entender sua composição, buscando indicadores da manutenção da saúde. [2]
Mas constatar pelo bolo fecal, a simbiose biofísica, do que é ingerido, e o que dedutivamente é absorvido, deve ser visto o que é expelido.
O foco desse estudo é a criança em idade pré-escolar, com a formação de arcada dentaria, necessária para exercer o corte, a mastigação e trituração dos alimentos, de onde serão extraídos as vitaminas, proteínas e sais minerais, pelo metabolismo funcional dos órgãos humanos.
Por conseguinte, concluir a satisfação de água nos organismos e a adequada da extração das vitaminas, proteínas e sais minerais dos alimentos ou a sua deficiência, de modo a sugerir a qualidade de saúde na idade pre-escolar.
A CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
O grupo etário é delimitado pela idade. Assim dividido lactente: 29 dias a 2 anos de idade, exclusive; pré-escolar: 2 a 6 anos de idade, exclusive; escolar: 6 a 10 anos de idade
Enfocamos nossos estudos na idade pré-escolar, posto que a dentição nessa idade permite verificar que a criança, ter completos 20 dentes de leite na boca: dez dentes superiores e dez dentes inferiores, que finalizou entre dois ou três anos.
Eis como a arcada dentaria em evolutivo etário:
https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/denticao-do-bebe/
Em crianças com idade pré-escolar, com a formação natural da arcada dentária, pode constatar a função exata da dentição como cortante e triturador dos alimentos, em uma dieta adequada permite o aumento de absorção e pelo metabolismo o aumento de energia corporal.
Destacamos dois fatos sobre a criança em idade pré-escolar. O primeiro o biológico – a caracterização e identidade da criança, e o segundo qual é a idade adjetivada de pré-escolar.
Biologicamente, a idade pré-escolar é um período de desenvolvimento intenso e significativo na vida da criança, caracterizado por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais.
Durante essa fase, a criança passa por várias mudanças biológicas importantes, que incluem:
Crescimento e desenvolvimento físico: Durante a idade pré-escolar, a criança cresce rapidamente, ganhando cerca de 5 a 7 cm de altura e 2 a 3 kg de peso por ano. As habilidades motoras finas e grossas também se desenvolvem rapidamente nessa fase, permitindo que a criança execute tarefas cada vez mais complexas, como escrever, desenhar e pular.
Desenvolvimento cerebral: O cérebro da criança também passa por mudanças significativas durante a idade pré-escolar, com o córtex pré-frontal se desenvolvendo rapidamente. Essa área do cérebro é responsável pelas funções executivas, como o planejamento, a tomada de decisão e a resolução de problemas, que são essenciais para o sucesso escolar e social.
Desenvolvimento sensorial: A percepção sensorial também se desenvolve rapidamente na idade pré-escolar, com a criança aprimorando suas habilidades de visão, audição, olfato, paladar e tato.
Desenvolvimento do sistema imunológico: Durante a idade pré-escolar, o sistema imunológico da criança está em desenvolvimento, tornando a criança mais suscetível a infecções e doenças.
Além das mudanças biológicas, a idade pré-escolar também é um período em que a criança começa a desenvolver uma identidade própria e a se relacionar com o mundo social ao seu redor.
A caracterização biológica da criança é importante para entender as necessidades e demandas do desenvolvimento infantil nessa fase pré-escolar, mas é igualmente importante considerar os fatores emocionais e sociais que afetam a criança durante esse período
O Estado para definir politicas publicas para essa fase, necessita de leis, as quais definam que creches, ou entidades equivalente são para certas faixas etárias , como as crianças de 0 a 3 anos, a pré-escola de 4 a 6 [4]. Ressaltando que, a pré-escola deve ser oferecida às crianças de 4 e 5 anos [5] e o ensino fundamental obrigatório deve iniciar aos 6 anos de idade [6]. Em consequência, é dever dos pais ou dos responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade.
Os pré-escolares de 4 a 6 anos de idade constituem faixa populacional de grande importância, quer devido ao processo de maturação biológica por que passam, durante o qual a alimentação desempenham papel decisivo, quer pelo desenvolvimento sócio-psicomotor, para o qual contribuem fundamentalmente o meio familiar e comunitário em que vivem e, complementarmente, as instituições, inclusive estatais que os assistem.[7]
Nesse sentir, Yaro Gandra complementa:
“As crianças que advêm de meios menos favorecidos apresentam, por exemplo, um vocabulário pobre além de não possuírem agilidade lingüística suficiente para manifestarem seu pensamento ou sua vontade. Os vocábulos simples são complementados por gestos na ausência de maior facilidade lingüística. Essas crianças apresentam um código de linguagem bastante diferente das de classe média ou alta; os próprios vocábulos muitas vezes têm significados diferentes e muitos deles são inteiramente desconhecidos pois não estão presentes nos diálogos que ocorrem em seus próprios lares. Quanto mais estimulante for o ambiente, mais rapidamente se desenvolve a capacidade intelectual da criança.”[8]
A visão do bolo fecal permite concluir a eficácia individual da macrobiótica intestinal, de modo a identificar deficiências, disfunções, ou anomalias e por consequência indicar indícios de doenças. Bem como as funções e eficiências, destaca-se: antibacteriana/protetiva, imunomoduladora, nutricional, metabólica, as bactérias intestinais que impactam diretamente na saúde, bem estar e longevidade dos indivíduos.
Alguns fatores podem influenciar na visão do bolo fecal, podendo por vezes identificar o que é ingerido, e ao longo do processo digesto, pelas contrações musculares, considerar o tipo de alimento e a quantidade, de sua composição que foi absorvido. Tais fatores podem ser identificados pela alimentação (naturais ou industriais), desequilibrada ou pelas intolerâncias alimentares, microbiota, doenças intestinais, do aparelho digestivo, infecciosas, hormonais e de origem psicológica, uso de medicamentos e o sedentarismo.
Contudo, a água passa a ser o fator de maior relevância para esse processo digestivo do alimento ingerido. De maneira a identificar a secura e solidez do bolo fecal, que por vezes podem gerar sequelas ao ser expelido.
O BOLO FECAL
A observação cientifica tem constatado os tipos de bolo fecal. Para tanto utilizaremos da Escala de Bristol, que foi desenvolvida por Ken W. Heaton y Stephen J. Lewis da Universidad de Bristol e a publicou a primeira vez no “Scandinavian Journal of Gastroenterology” (Jornal escandinavo de gastroenterología) em 1997.
A Escala de Bristol é uma escala que descreve os diferentes tipos de fezes humanas de acordo com a sua forma e consistência. A escala possui sete tipos de fezes numerados de 1 a 7, sendo que o tipo 1 é o mais sólido e o tipo 7 é o mais líquido.
A saúde pode ser avaliada a partir do bolo fecal conforme a escala de Bristol, visto as características das fezes, elas podem ser indicativas de diferentes problemas de saúde. Por exemplo, fezes muito duras e secas (tipo 1) podem indicar constipação, enquanto fezes líquidas e frequentes (tipo 6 ou 7) podem indicar diarreia. Além disso, a cor das fezes também pode ser indicativa de problemas de saúde. Fezes muito claras ou esbranquiçadas podem indicar problemas no fígado ou vesículas (bílis), enquanto fezes muito escuras podem indicar problemas no trato gastrointestinal. De igual modo a espessura fina pode indicar doenças.
É apresentado a forma conforme a escala fecal de Bristol:
https://www.centralnacionalunimed.com.br/en/web/guest/viver-bem/pais-e-filhos/tipos-de-coco-o-que-observar-nas-fezes-dos-filhos
Conforme exposto pela escala de Bristol é descritiva e visual, e como vimos consta de sete tipos de formas das fezes, sendo composta por imagens e suas respectivas definições ao bolo fecal, que pela percepção visual, tem sua classificação quanto a forma, consistência, odor, coloração.
CONCLUSÃO
A saúde biofísica em idade pré-escolar pode ser descrita pelo bolo fecal, ao consideramos a necessidade de água, como fator primordial para a sobrevivência humana, a sua ausência no bolo fecal implica menor absorção corpórea, pois a agua é necessária para fluição do sistema biofísico e adequado funcionamento do corpo humano.
Os traços de alimentos sólidos no bolo fecal pode identificar a ausência adequada de mastigação, por deficiência dentária, ou comportamento alimentar, como a mastigação inadequada, pela rapidez.
Outrossim, a identificação da presença de vermes pode ser vista no bolo fecal, sobre tudo na faixa etária, ora em comento.
A coloração do bolo fecal pode indicar a predominância de consumo de produtos lácteos, podendo, ainda, ser identificado traços de sangue, sugerir infecção, ou ressecamento do bolo fecal.
O odor, pode indicar gases, decorrente do consumo de alimentos com elevado teor de fermentação, que com o metabolismo e consequentemente ao ser expelido, é possível identificar.
A espessura, quanto grossa, de igual modo pode sugerir, a retenção do bolo fecal, quer por deliberação da vontade humana, ou por prisão de ventre. Em outro perceber, a espessura fina ou aquosa do bolo fecal pode sugerir infecções intestinais, que normalmente é identificado com quadro antecedente de cólicas.
Por fim, a saúde humana na idade pré-escolar pode ser também conhecida pela observância do bolo fecal, e pós analise, a identificação de suas características.
BIBLIOGRAFIA
GANDRA, Yaro - https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700002
Sites consultados
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https://www.biome-hub.com/post/o-que-%C3%A9-microbiota-intestinal
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https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/denticao-do-bebe/
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https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700002
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https://www.centralnacionalunimed.com.br/en/web/guest/viver-bem/pais-e-filhos/tipos-de-coco-o-que-observar-nas-fezes-dos-filhos
Citações
2 https://www.biome-hub.com/post/o-que-%C3%A9-microbiota-intestinal
3 https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/denticao-do-bebe/
4 Brasil. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, alterada pelo DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004.
De acordo com a Constituição Federal, art. 208, I, com redação da Emenda Constitucional 59/2009, regulamenta a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
5 Brasil. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, alterada pelo DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. (art. 30, II)
6 Brasil. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, alterada pelo DECRETO Nº 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. (art. 32, caput)
7 GANDRA, Yaro - https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700002
8 https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700002
9 GANDRA, Yaro - https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700002
10 https://www.centralnacionalunimed.com.br/en/web/guest/viver-bem/pais-e-filhos/tipos-de-coco-o-que-observar-nas-fezes-dos-filhos
Publicado por: Eduardo Salles Pimenta
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.