Topo
pesquisar

Biologia

Biologia é uma ciência que se preocupa em estudar a vida em todos os seus níveis. Anatomia, Genética, Evolução, Botânica e Zoologia são algumas das áreas da Biologia.
O biólogo é o profissional responsável pelo estudo da vida.
O biólogo é o profissional responsável pelo estudo da vida.

Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida. É importante destacar que seu estudo vai além da identificação dos seres vivos, sendo responsável por entender a vida em vários níveis. A seguir, vamos conhecer mais a respeito dessa importante ciência.

O que significa biologia?

A palavra “biologia” é formada por dois elementos de origem grega: bio + logos. Bio significa vida, e logos significa estudo. Assim, biologia significa, literalmente, o estudo da vida.

Leia também: Glossário de Biologia

O que a Biologia estuda?

A Biologia é responsável pelo estudo dos seres vivos em seus mais diferentes aspectos. Isso quer dizer que é um estudo complexo que avalia os diversos níveis de um ser vivo. Na Biologia, estudam-se desde os aspectos químicos que ocorrem no interior das células (Bioquímica) até as interações existentes entre os seres vivos de diferentes espécies (Ecologia). Além disso, essa ciência preocupa-se em analisar também os organismos que viveram no passado e os que vivem atualmente em nosso planeta. A Biologia apresenta, portanto, diversas áreas, cada uma especializada em um aspecto da vida.

É importante destacar que a Biologia estuda também diversos aspectos atuais e relevantes para a humanidade, permitindo que compreendamos a vida como um todo e tornando possível que entendamos, por exemplo, nosso papel no planeta e os impactos das nossas ações na vida dos outros seres vivos. Sendo assim, fica claro que essa ciência é fundamental para a preservação do meio ambiente, ajudando-nos a entender processos como perda de biodiversidades e impactos das mudanças climáticas na sobrevivência dos seres vivos.

Além desse papel essencial em relação à preservação do meio ambiente, não podemos deixar de citar a relação entre a Biologia e a saúde. A ciência biológica é capaz de estudar agentes causadores de doenças, vetores, a ação de uma doença no organismo humano, a reação do organismo a uma infecção e a cura de determinadas doenças. A Biologia, portanto, tem aplicabilidade direta no nosso dia a dia, ajudando também a manter a saúde da população.

Áreas da Biologia

Por ser uma ciência extremamente complexa, a Biologia é dividida em diversas áreas, cada uma com um enfoque especial sobre a vida. Veja a seguir algumas áreas da Biologia e o que elas estudam:

A Botânica é uma das áreas de estudo da Biologia.
A Botânica é uma das áreas de estudo da Biologia.

  • Anatomia: preocupa-se com o estudo da estrutura dos seres vivos.

  • Biologia Celular: realiza o estudo das células.

  • Bioquímica: responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos seres vivos.

  • Botânica: responsável pelo estudo das plantas.

  • Ecologia: compreende a interação entre os seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos.

  • Evolução: preocupa-se em compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

  • Fisiologia: responsável pelo estudo do funcionamento do corpo dos seres vivos.

  • Genética: tem como foco o estudo dos mecanismos da hereditariedade.

  • Histologia: responsável pelo estudo dos tecidos.

  • Microbiologia: estuda os micro-organismos, como vírus e bactérias.

  • Zoologia: estuda os animais.

Curso de Biologia

O curso de Ciências Biológicas é voltado para aqueles que desejam seguir carreira na área de Biologia. Com duração média de 8 semestres (4 anos), é oferecido em duas modalidades:

  • Bacharelado: o profissional formado estará apto a atuar como biólogo após o registro no Conselho de sua região.

  • Licenciatura: o profissional estará apto a ministrar aulas para o ensino fundamental e médio. Vale salientar que o profissional licenciado em Ciências Biológicas poderá também exercer a profissão de biólogo se registrado devidamente no Conselho de sua região.

A Genética é uma das disciplinas estudadas nos cursos de Ciências Biológicas.
A Genética é uma das disciplinas estudadas nos cursos de Ciências Biológicas.

Independente da modalidade escolhida, o aluno irá cursar disciplinas relacionadas aos seres vivos, as quais podem variar de uma instituição de ensino para outra. Entre as principais matérias cursadas pelo aluno do curso de Biologia, estão: Anatomia, Bioestatística, Biofísica, Biogeografia, Biologia Celular, Biologia Molecular, Bioquímica, Ecologia, Embriologia, Estatística, Evolução, Física, Fisiologia, Genética, Geologia, Histologia, Imunologia, Morfologia Vegetal, Paleontologia, Parasitologia, Sistemática Vegetal e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Leia também: O que é Biologia Forense?

Nos cursos de licenciatura, observa-se ainda a presença de disciplinas voltadas para a área de docência, as quais visam a familiarizar o aluno com a prática em sala de aula. Entre as disciplinas encontradas na licenciatura, podemos citar: Didática, Práticas de Ensino, Políticas Educacionais e Metodologia de Ensino.

Áreas de atuação do biólogo

O biólogo poderá atuar na área da saúde.
O biólogo poderá atuar na área da saúde.

Para atuar como biólogo, o profissional deverá procurar os Conselhos Regionais de Biologia para a realização de seu registro. Após devidamente registrado, o profissional poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Meio ambiente e biodiversidade: o profissional poderá atuar, por exemplo, no ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, microbiologia ambiental, mudanças climáticas, planejamento, criação e gestão de unidades de conservação/áreas protegidas, restauração/recuperação de áreas degradadas e contaminadas, saneamento ambiental e treinamento e ensino na área de meio ambiente e biodiversidade.

  • Biotecnologia e produção: o profissional poderá trabalhar, por exemplo, com biodegradação, bioética, bioinformática, biologia molecular, bioprospecção, biorremediação, biossegurança, cultura de células e tecidos, melhoramento genético e gestão da qualidade.

  • Saúde: o biólogo poderá atuar, por exemplo, no aconselhamento genético, análises clínicas, análises histopatológicas, processos e pesquisas em banco de órgãos e tecidos, reprodução humana assistida, saúde pública, terapia gênica e celular e saneamento.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

PUBLICIDADE

A evolução contribuindo para a diversidade dos seres vivos

PUBLICIDADE

CARACTERIZAÇÃO E IMPACTO: PROGRAMA MUNICIPAL DE COLETA SELETIVA DE LIXO DO MUNICÍPIO DE FORMIGA/MG

JARDINS BOTÂNICOS, VIVEIROS DE MUDAS E PLANTAS ORNAMENTAIS: CONSERVAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

UM RESERVA DE AÇÃO - Uma análise da presença do glicogênio no organismo humano

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola