Os Alimentos
Como compreender a importância de uma alimentação saudável como garantia de qualidade de vida,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O estudo dos alimentos trará informações para a construção do conhecimento científico acerca do valor nutritivo e calórico dos alimentos, da importância de uma dieta alimentar equilibrada, da função dos alimentos. Estudar e classificar os alimentos de forma dinâmica e contextualizada através de estratégias que integrem e possibilitem a vivência em grupo poderá resgatar nos alunos a chance de desenvolver habilidades importantes a sua formação pessoal e cognitiva.
Tópicos a serem explorados dentro do tema:
- Preparação de uma salada de frutas
- Classificação e funções dos alimentos
- Construção da pirâmide alimentar
- Utilização da balança para verificação da massa corpórea
- Organização do mural sobre alimentos energéticos, plásticos e reguladores.
Objetivo: possibilitar a compreensão sobre a importância de uma alimentação saudável como garantia da qualidade de vida; classificar e identificar os tipos de alimentos (energéticos, plásticos e reguladores) e sua importância para a realização e o desempenho de todas as funções vitais realizadas pelo organismo.
Material: recortes de revistas e jornais, cola, tesoura, papel madeira ou cartolina e fita gomada.
Frutas diversas, creme de leite e leite condensado (salada de frutas).
Fundamentação teórica: Classificação e funções dos alimentos.
Procedimento: preparação de uma salada de frutas como pressuposto para classificação dos alimentos e identificação em relação as suas funções na dieta alimentar. Mediante compreensão dos tipos e funções dos alimentos, os alunos, dispostos em grupo construirão uma pirâmide alimentar representando uma dieta com qualidade na alimentação. Após a confecção do recurso didático (pirâmide alimentar) haverá apresentação e socialização com os demais grupos.
Avaliação: participação, criatividade, integração entre os participantes e coerência entre a confecção do recurso didático e a metodologia na apresentação.
Anexos: sugestão de textos diversificados sobre alimentação para organização de um mural científico (como proposta para trabalhos temáticos).
Publicado por: Edvania Santos Correia
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.