Whatsapp

Os Alimentos

Como compreender a importância de uma alimentação saudável como garantia de qualidade de vida,...

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

  O estudo dos alimentos trará informações para a construção do conhecimento científico acerca do valor nutritivo e calórico dos alimentos, da importância de uma dieta alimentar equilibrada, da função dos alimentos. Estudar e classificar os alimentos de forma dinâmica e contextualizada através de estratégias que integrem e possibilitem a vivência em grupo poderá resgatar nos alunos a chance de desenvolver habilidades importantes a sua formação pessoal e cognitiva.

Tópicos a serem explorados dentro do tema:

  • Preparação de uma salada de frutas
  • Classificação e funções dos alimentos
  • Construção da pirâmide alimentar
  • Utilização da balança para verificação da massa corpórea
  • Organização do mural sobre alimentos energéticos, plásticos e reguladores.

Objetivo: possibilitar a compreensão sobre a importância de uma alimentação saudável como garantia da qualidade de vida; classificar e identificar os tipos de alimentos (energéticos, plásticos e reguladores) e sua importância para a realização e o desempenho de todas as funções vitais realizadas pelo organismo.

Material: recortes de revistas e jornais, cola, tesoura, papel madeira ou cartolina e fita gomada.

Frutas diversas, creme de leite e leite condensado (salada de frutas).

Fundamentação teórica: Classificação e funções dos alimentos.

Procedimento: preparação de uma salada de frutas como pressuposto para classificação dos alimentos e identificação em relação as suas funções na dieta alimentar. Mediante compreensão dos tipos e funções dos alimentos, os alunos, dispostos em grupo construirão uma pirâmide alimentar representando uma dieta com qualidade na alimentação. Após a confecção do recurso didático (pirâmide alimentar) haverá apresentação e socialização com os demais grupos.

Avaliação: participação, criatividade, integração entre os participantes e coerência entre a confecção do recurso didático e a metodologia na apresentação.

Anexos: sugestão de textos diversificados sobre alimentação para organização de um mural científico (como proposta para trabalhos temáticos).


Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.