Os Alimentos
Como compreender a importância de uma alimentação saudável como garantia de qualidade de vida,...
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O estudo dos alimentos trará informações para a construção do conhecimento científico acerca do valor nutritivo e calórico dos alimentos, da importância de uma dieta alimentar equilibrada, da função dos alimentos. Estudar e classificar os alimentos de forma dinâmica e contextualizada através de estratégias que integrem e possibilitem a vivência em grupo poderá resgatar nos alunos a chance de desenvolver habilidades importantes a sua formação pessoal e cognitiva.
Tópicos a serem explorados dentro do tema:
- Preparação de uma salada de frutas
- Classificação e funções dos alimentos
- Construção da pirâmide alimentar
- Utilização da balança para verificação da massa corpórea
- Organização do mural sobre alimentos energéticos, plásticos e reguladores.
Objetivo: possibilitar a compreensão sobre a importância de uma alimentação saudável como garantia da qualidade de vida; classificar e identificar os tipos de alimentos (energéticos, plásticos e reguladores) e sua importância para a realização e o desempenho de todas as funções vitais realizadas pelo organismo.
Material: recortes de revistas e jornais, cola, tesoura, papel madeira ou cartolina e fita gomada.
Frutas diversas, creme de leite e leite condensado (salada de frutas).
Fundamentação teórica: Classificação e funções dos alimentos.
Procedimento: preparação de uma salada de frutas como pressuposto para classificação dos alimentos e identificação em relação as suas funções na dieta alimentar. Mediante compreensão dos tipos e funções dos alimentos, os alunos, dispostos em grupo construirão uma pirâmide alimentar representando uma dieta com qualidade na alimentação. Após a confecção do recurso didático (pirâmide alimentar) haverá apresentação e socialização com os demais grupos.
Avaliação: participação, criatividade, integração entre os participantes e coerência entre a confecção do recurso didático e a metodologia na apresentação.
Anexos: sugestão de textos diversificados sobre alimentação para organização de um mural científico (como proposta para trabalhos temáticos).
Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.