Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Ambientes Naturais e Construídos

Reflexão sobre a importância da inter-relação entre a diversidade de ambientes e a biodiversidade,...

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

A importância das relações estabelecidas nos diversos ambientes da Terra é responsável pela manutenção da vida nesses ecossistemas. É imprescindível perceber que a interferência nas relações já estabelecidas poderá trazer resultados capazes de prejudicar de forma irremediável a conservação da biodiversidade.

A diversidade ambiental e a necessidade humana da interação com o meio ambiente, sem comprometer o equilíbrio natural é uma ação educativa que poderá ser construída no contexto escolar através do tema transversal Meio ambiente.

Tópicos a serem explorados dentro do tema:

  • Diversidade de ambientes
  • Diversidade de seres vivos e não vivos
  • Inter-relação entre a diversidade ambiental e a biodiversidade

Objetivo: perceber e refletir sobre a importância da inter-relação entre a diversidade de ambientes e a biodiversidade para a manutenção e a preservação da vida.

Material: revistas velhas, tesoura, cola, pincel colorido, fita gomada, papel ofício e madeira.

Fundamentação teórica: após a construção do mural ou painel sobre a concepção de meio ambiente proposto para os alunos dispostos em equipe. Abordar o tema diversidade ambiental, de seres vivos e não vivos; sobre a importância da dinâmica da inter-relação para a manutenção e a conservação da vida no planeta. Enfim, sobre nossa postura de preservação ou de destruição em relação a essa dinâmica e suas conseqüências para os ecossistemas da Terra.

Procedimento: solicitar a formação das equipes para a construção dos ambientes de acordo com a concepção e a criatividade dos grupos. Após, cada equipe fará a defesa do recurso metodológico produzido.

Avaliação: participação, integração e criatividade, além da concepção de meio ambiente inserindo a diversidade de seres vivos e não vivos na paisagem. Verificar a presença ou não do homem nesse processo de construção dos ambientes.

Sugestão: textos complementares sobre meio ambiente sustentável.


Publicado por: Edvania Santos Correia

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.