Topo
pesquisar

A agroecologia como uma alternativa sustentável e viável para a agricultura

Biologia

Uma análise sobre a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos.

Este artigo objetiva analisar a importância da agroecologia como um meio sustentável visando acabar com o uso dos agrotóxicos. O presente artigo mostra a agroecologia como uma alternativa que veio para amenizar os diversos problemas e impactos ambientais que surgem na agricultura e também para eliminar o uso do agrotóxico no campo. 
Embora sujeita a muitas indagações e controvérsias conceituais, a agroecologia veio como um enfoque necessário para apoiar as agriculturas mais sustentáveis. Essa nova prática de agricultura mais sustentável, traz consigo, alguns desafios; sejam esses desafios social, econômico, territorial, tecnológico, dentre outros. Muito embora toda essa discussão em torno dessas novas práticas, a agricultura está inserida nestes últimos anos debatendo a sustentabilidade do desenvolvimento.
É necessário um profundo conhecimento sobre o meio, temos que conhecer os seus aspectos físicos e biológicos,como também seus aspectos humanos. De maneira geral, é necessária uma agricultura que concilie todos esses aspectos de forma que não venha a agredir o nosso solo e a saúde de todos.
Agroecologia – O emprego mais antigo da palavra agroecologia diz
respeito ao zoneamento agroecológico, que é a demarcação territorial da
área de exploração possível de uma determinada cultura, em função das
características edafoclimáticas necessárias ao seu desenvolvimento.

A partir de 1980, esse conceito passou a ter outra conotação: para Gliessmann (2001),
é a aplicação dos princípios e conceitos da ecologia ao desenho e manejo de
agroecossistemas sustentáveis.

Para Altieri ( 1989 ), a agroecologia é uma ciência emergente que estuda os agroecossistemas integrando conhecimentos de agronomia, ecologia, economia e sociologia. Para outros, trata-se apenas de uma nova disciplina ciêntifica.
Portanto, a agroecologia surge como uma alternativa viável para agricultura. A agroecologia é o melhor caminho; com ela podemos gerar um novo modo de vida; mais sustentável e mais saudável. Podemos alimentar o nosso mundo sem agrotóxico, e a agroecologia está aqui para isso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabemos que o nosso país vive em uma situação lastimante, com o uso exagerado de agrotóxicos no campo, e porque não mudar isso? Mais é possível mudar sim, basta que haja incentivo e apoio político para que possamos juntos construir uma condição de vida mais saudável. É uma pena, que o setor da agricultura camponesa e da agricultura familiar, que são responsáveis por abastecerem 70% da mesa dos brasileiros, não contam com os mesmo incentivos que o agronegócio tem em nosso Brasil.
A agroecologia se baseia em práticas sustentáveis, envolvendo o manejo ecológico dos recursos naturais e formas de ação coletiva desde sua produção até a circulação de seus produtos. Sem contar, que o uso desses agrotóxicos, além de contaminar nossos alimentos ele está destruindo a nossa biodiversidade. Além, disso sabemos que o que está presente em nossa mesa, e o que comemos todos os dias não é nada menos que o veneno, sim nós comemos veneno todos os dias,quantas pessoas já não vieram a óbitos por causa desses venenos, quantas pessoas já não adquiriram um câncer em consequência desses agrotóxicos; e mesmo assim não tomamos consciência do que estamos ingerindo e nos matando pouco a pouco. É por isso que a agroecologia está em constante luta com a agricultura para que possamos melhorar e oferecer qualidade de vida a população com nossas práticas e alternativas agroecológicas e sustentáveis.

Palavras chave: Agricultura sustentável, agrotóxico, agroecologia.

Referencias

ALTIERI, M. A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. 2. ed.p 53
GLIESSMANN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável.
2. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. 658 p.53


Publicado por: JANI SILVA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola