Whatsapp

De vestibulando para vestibulando: como vencer as pressões do ano do vestibular

Dicas para se preparar para a prova do vestibular.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Nós, vestibulandos, passamos a vida inteira ouvindo falar das pressões deste ano e dos desafios desta nova etapa. Quando é chegada a hora de encarar tudo isso de frente, procuramos incansávelmente "receitas do sucesso" mas muitas vezes não nos adequamos às intruções dos educadores - que parecem surreais.

De vestibulando para vestibulando, este é um artigo que vai dar algumas dicas para aqueles que estão realmente dispostos a ter um bom desempenho nos melhores vestibulares. Conselhos por e para quem está vivendo o que fala.

Primeiramente é muito importante ser determinado. A determinação é fundamental na hora de prestar atenção nas aulas, estudar em casa, ter um sono saudavel, fazer exercicios, etc. O vestibular é um desafio pra quem estar disposto e, acima de tudo, determinado.

Uma boa dica é ficar atento à organização. É preciso ter horários bem definidos, dormir um mínimo de oito horas por dia, manter-se atento ao horario das refeições e do estudo.

É importante também cuidar do físico e do psicológico. O nosso funcionamento cognitivo (da inteligência) está diretamente ligado ao psicologico (emocional) e ao físico. Estes três ítens funcionam como um tripé, sendo assim, um descuido fisico ou psicologico pode atrapalhar, e muito, no rendimento dos estudos.

Vejamos algumas dicas:

  • Regularidade, disciplina e responsabilidade com os horários;
  • Comprometimento dentro e fora da sala de aula;
  • Cuidados com o corpo (fazer exercicios fisicos evita que o estresse se acumule, e devemos optar por aqueles que gostamos e são relaxantes);
  • Cuidar da mente (distrair-se é fundamental: procure programações tranquilas como cinema);
  • Manter-se consciente quanto ao seu limite: não adianta estudar 5 horas por dia, se você se cansaria muito menos e aproveitaria muito mais se estudasse apenas 2.
  • Ler muito e estar sempre atualizado;
  • Treinar redação - pois ao contrário do que muita gente pensa, um desempenho ruim na redação pode atrapalhar significativamente o rendimento do candidato.
  • Em linhas gerais, estes são os principais conselhos que podem ser dados. É válido, no entanto, continuar pesquisando e lendo informações de especialistas sobre o assunto, e acima de tudo estar forte e confiante nesta nova fase.

Boa sorte aos vestibulandos!


Publicado por: MARINA MOREIRA DE ASSIS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.