Como se organizar para os estudos? (Part -1)
Seis passos para se organizar melhor para os estudos.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
As Leis de Mami Chega à época de prova é aquela correria, tanta informação para pouco tempo de serviço. Passei aqui algumas dicas de como é possível estudar bem se virando sozinho (a). Acabo de criar uma nova doutrina: “As leis de Mami”. Baseadas em minhas próprias experiências de estudante, esse artigo tem o propósito de fazer uma auto avaliação e um possível auxílio aos meus colegas bixos ou não. Dividi em tópicos o passo a passo de onde e como organizar conteúdos de estudo.
• 1ºPasso: Prática sem teoria não dá! A fase introdutória para estudar qualquer que seja a matéria é pesquisar o conteúdo central. A melhor maneira para isso é pegar nos livros. Uma dica importante: se você perceber que é um assunto no qual a muito tempo não vê, o ideal é correr esmiuçar os livros didáticos da escola.Quanto mais se forem aqueles do ensino fundamental. Não subestime o conteúdo achando que livro de 5ª série é coisa de criança. Muitas vezes, uma dúvida de vestibular é de um conteúdo passado que você não deve ter dado muita importância antes. E o melhor: os livros de ensino fundamental geralmente têm uma linguagem mais simples possibilitando que alguém que já tenha visto essa matéria se recorde facilmente dela depois.
• 2ºPasso: Escrever, Escrever, Escrever... Ninguém (ou poucas pessoas que eu conheço pelo menos) tem memória flash. Então não abuse da memória! Após ler o conteúdo teórico, faça um pequeno resumo com os pontos mais importantes sobre a matéria. Antes de organizar em seu caderno faça um rascunho separado em uma folha solta. Você perceberá que o medo de escrever errado será muito menor e isso ajudará a relembrar o que foi lido.
• 3º Passo: “-Vixi, esqueci!” Sem problemas, esquecer é humano. Tente o plano B. Pegue apostilas de cursinhos ou resumos na internet. Lá terá o conteúdo da mesma forma, a diferença é que estará mais resumido, dessa vez o enfoque será em relembrar os pontos mais importantes.
• 4ºPasso: Leu, deu,não deu, entendeu? Depois dos passos já acima citados a próxima etapa é verificar se realmente você compreendeu o que estudou. E o melhor jeito para isso é ir se exercitando. Pegue livros didáticos (gabaritados), questões de apostilas de cursinho, e depois quando sentir que está craque no assunto pesquise questionários de vestibular (gabaritados, claro).
• 5º Passo: Hora de relaxar... Quando já se sabe o conteúdo principal e se compreende de maneira critica, é sempre bom recordar de uma maneira mais dinâmica. Pesquisar um livro romance sobre o tema, filmes didáticos (não precisam ser necessariamente épicos), desenhos animados e obras de arte. O cinema tem um poder incrível de ensinar algo em questão de horas! Outra dica: ler notícias de portais online, alguns colocam acontecimentos de hora em hora, deixando você antenado com o que acontece no Brasil e no mundo.
• 6ºPasso: Agora analise! Não basta só se divertir sem um propósito principal: estudar! Para isso, aproveite para fazer uma breve análise do filme, livro, ou até de uma música. Faça um resumo com sua opinião e registre no papel. Uma dica interessante: existem vários sites de blog que permitem os internautas registrar seus conteúdos gratuitamente na sua própria página da web. (exemplo: wordpreess, blogger, etc). Aproveite esse espaço, para publicar seu próprio conteúdo. Escrever estimula a criatividade, melhora a auto-estima, e permite você a praticar a redação.
Publicado por: cristiane mayumi ishii
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.