Você tem cultura?
Breve trecho sobre cultura.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A resposta para o título deste pequeno texto é afirmativa: sim, todos nós, seres humanos, temos cultura. De acordo com o senso comum, o termo cultura é utilizado como sinônimo de escolaridade ou instrução. Assim, uma pessoa com pouco estudo e leitura é considerada, erroneamente, “sem cultura”.
Em contrapartida, segundo Edward Burnett Tylor, cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em outras palavras, é tudo que é produzido pelo ser humano que o diferencia de seu estado natural. Por consequência, todo indivíduo que vive em sociedade, obviamente, tem cultura.
Existem formas materiais (produtos culturais concretos) e formas imateriais de cultura. Entre as formas materiais estão as construções, artesanatos, monumentos históricos, etc. Já a cultura imaterial engloba os diferentes idiomas, música, dança, crenças, etc.
Há diferentes tipos de cultura. A cultura popular, por exemplo, é aquela produzida pelo povo, transmitida oralmente. A cultura de massa, que atinge milhares (ou mesmo milhões e bilhões) de pessoas é difundida pelos meios de comunicação, como rádio, revistas, televisão e, mais recentemente, internet. Já a cultura letrada é encontrada nos livros.
É importante lembrar que não existem culturas superiores e inferiores. Existem culturas diferentes (relativismo cultural). Portanto, cada povo tem suas manifestações culturais, que não são melhores nem piores do que as manifestações culturais dos outros. Assim, é preciso respeitar a cultura de cada indivíduo.
Referencia bibliográfica
TYLOR, Edward Burnett. Primitive culture: Researches into the development of mythology, philosophy, religion, art and custom. J. Murray, 1871.
Publicado por: Francisco Fernandes Ladeira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.