Topo
pesquisar

Somos todos macacos?

Sociologia

Clique e confira uma reflexão acerca do termo somos todos macacos.

O racismo é uma das coisas mais repugnantes que existem na sociedade, pensar que uma raça é superior a outra baseando-se simplesmente pela cor da pele e se sustentar desta ideia para humilhar e atacar outras pessoas,é coisa de gente burra e ignorante.A demonstração de racismo que vimos durante a partida do Barcelona, que teve como protagonista o jogador brasileiro Daniel Alves, só reforça a teoria de que o racismo já está incorporado na sociedade, cada um de nós carrega dentro de si uma ideia bem definida sobre o que ele nos representa, muitos não a expõe, pois externar intolerância e ódio não é bem visto, outros se dizem contra, todavia preferem não se relacionar com negros.Em contra partida ainda existe uma boa parte da sociedade que se indigna e se revolta com demonstrações de cunho racista, se conclui que a atitude infeliz do torcedor de atirar uma banana no campo nada mais é que o pensamento reprimido de muitas pessoas que, como ele, estão em sintonia com a mesma ideologia, de que negros são raças inferiores, indignas de respeito.

Quase que contemporaneamente ao ocorrido, logo após Daniel Alves,num gesto improvisado, ter comido literalmente a banana, manifestações de repúdio ao racismo foram vistas em todo o Brasil, e até na Europa, onde aconteceu o fato. Artistas e pessoas comuns postaram fotos comendo banana acompanhada com o hashtag #somostodosmacacos. A iniciativa de apoio é valida , porém, desta forma, apoiamos o próprio racismo.Defendo que, o simples fato de postar fotos nas redes sociais comendo bananas não irá acabar com a discriminação racial, tampouco reduzi-la, do contrario o teriam feito durante o apartheid.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aceitar que #somostodosmacacos significa reafirmar e concordar com o racismo instituído, nutrindo ainda mais a intolerância racial.Cientificamente falando, o macaco é um animal que está passos atrás na evolução do humana, irracional e incivilizado, é incapaz de se organizar e conviver em sociedade,incontestavelmente são animais extremamente inteligentes, mas continuam sendo primatas,que agem instintivamente.Portanto, chamar um negro de macaco vai muito além de uma simples questão de cor.

Não #somostodosmacacos e nunca o seremos,é inadmissível que aceitemos tal comportamento como algo normal.Tampouco somos todos iguais, como alguns defendem, negros, brancos, mulatos, índios, muito acima de qualquer embalagem que nos reveste, as pessoas são "essência" e sobretudo #somostodossereshumanos e nossas diferenças precisam ser reconhecidas e respeitadas.Qualquer forma de discriminação é abominável, ainda mais se tratando de uma sociedade miscigenada como a nossa. A partir do momento em que não mais nos importemos com nossas diferenças e nos reconheçamos apenas como seres humanos, sem preconceitos, rótulos e privilégios desnecessários, aliado a uma boa educação aos nossos filhos, nesse dia, o racismo deixa de existir. E você, onde guarda o seu racismo?


Publicado por: Tiago Guimaraes

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola