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A diversidade cultural brasileira

As origens e características regionais

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

RESUMO

O artigo trata sobre a diversidade cultural brasileira, buscando suas origens e características regionais. Manifestando a necessidade de combater o preconceito presente na violência cultural manifesta por ideologias do colonizador e imigrantes europeus que consideram a cultura indígena e negra como inferior. Observando para tanto a importância de valorizar a diversidade cultural como aspecto que pode ajudar na promoção da solidariedade e equilíbrio social.

Palavras Chave: Cultura brasileira. Diversidade Cultural Brasileira. Violência Cultural

ABSTRACT

The article deals with Brazilian cultural diversity, seeking its origins and regional characteristics. Expressing the need to combat the prejudice present in cultural violence manifested by ideologies of the colonizer and European immigrants who consider indigenous and black culture as inferior. Observing for this the importance of valuing cultural diversity as an aspect that can help in the promotion of solidarity and social balance.

Keywords: Brazilian culture. Brazilian Cultural Diversity. Cultural Violence

INTRODUÇÃO

O tema que será abordado trata da diversidade cultural brasileira em seus aspectos históricos, sociais e regionais. Salientando a importância de uma abordagem positiva e observando a riqueza da diversidade e pluriculturalidade para a elaboração de uma identidade nacional que respeite as diferenças.

Muitas vezes a diversidade é vista sob o prisma exótico no olhar dos turistas, outras vezes é vista com desprezo pelo olhar etnocêntrico, colonizador e explorador. É preciso diversificar tais olhares e perceber que é na diversidade cultural que estão as raízes para a busca do respeito e justiça social em nosso país.

O problema da pesquisa é identificar as origens da diversidade cultural brasileira assim como aspectos da violência cultural que se manifestam em nosso dia-a-dia. Levando em consideração as principais manifestações culturais de cada região brasileira.

A revisão bibliográfica com texto dissertativo buscou elementos da diversidade cultural brasileira em obras físicas, sites de política e educacionais, assim como o Atlas da violência 2021 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que forneceram informações para montar a nossa abordagem.

O objetivo principal é identificar elementos que deram origem à diversidade cultural brasileira, assim como suas variantes regionais e a necessidade de combater a violência cultural.

DESENVOLVIMENTO

A cultura brasileira é representada pelo conjunto de tradições, manifestações culturais, costumes, culinária e religião dos povos que viveram no país ao longo da História. Devido a um grande processo de miscigenação de etnias, o Brasil é um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

A formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o indígena, o negro e o imigrante europeu (portugueses, espanhóis, franceses, italianos, alemães) mas também imigrantes asiáticos (judeus, sírios, turcos, libaneses, japoneses) que dependeu de ondas migratórias no século XIX e XX. Vários povos de outras nacionalidades, trazendo consigo suas tradições e costumes, contribuindo para a diversidade cultural.

Exatamente pela questão da diversidade, a cultura brasileira deve ser vista como heterogênea, pois é resultado de diferentes elementos culturais, que se expressam nas distintas regiões do território brasileiro.  Mesmo assim a diversidade não é vista pelo aspecto rico da pluriculturalidade, e muitas vezes é abordado pelo viés da desigualdade, do preconceito, que acompanha as relações desiguais e hierarquizadas, como manifestações das injustiças sociais e violência contra os povos(negros e indígenas) considerados inferiores e por isso não merecedores de respeito e reconhecimento.

Consideramos aqui a necessidade de abordar a temática da violência cultural abordada por RIZZO (2018) que

“[...] considerada o tipo de violência mais sutil, indireta e duradoura através do tempo. Nasce na esfera simbólica, nas crenças e nos costumes dos seres humanos. Não está nas crenças e costumes em si, mas na forma como são utilizados para justificar e legitimar formas de violência, sem parecer errado. busca embasamento em diferenças culturais, étnicas de gênero e pode se manifestar através da arte, religião, ideologias, linguagens e ciência.”[1]

Observamos a violência cultural como algo natural e comum, onde fica difícil combater, o preconceito e violência racial que se utiliza da diferença na cor da pele para justificar diferenças salariais, criminalização e perseguição.

Segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência 2021, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum de Segurança Pública confirmam as características da violência urbana no Brasil:

A violência afeta de diversas maneiras os grupos mais vulneráveis da população brasileira. Nesse sentido, os dados de 2019 indicam que:[2]

  • Jovens são, historicamente, as principais vítimas de homicídios.

  • Feminicídios representam 1 ⁄ 3 das mortes violentas de mulheres no país.

  • Negros são o grupo racial mais atingido:76% do total das vítimas de homicídios.

  • Foram 7.613 notificações de violência contra pessoas com deficiência no ano.

  • A taxa de homicídios de indígenas subiu 9,8% de 2018 para 2019.

  • Notificações registradas de violência contra homossexuais e bissexuais cresceram 9,8% em relação a 2018.

Os dados evidenciam a origem histórica da violência no Brasil, na herança escravista, patriarcal, autoritária, racista, machista formou uma sociedade desigual, discriminatória e preconceituosa que acaba por normalizar atos de violência principalmente contra os grupos excluídos do poder.

Então quando falamos da formação da cultura brasileira, também devemos lembrar da dominação e exploração dos portugueses, no início da colonização do território, que era ocupado por indígenas de diversos grupos étnicos.  Em seguida, o colonizador europeu trouxe milhões de negros africanos para trabalhar como escravos no Brasil. A escravidão foi utilizada durante todo o período da colonização portuguesa e também durante o período imperial.

A partir do século XIX, diversos imigrantes europeus vieram trabalhar em terras brasileiras, com destaque para os italianos e alemães. E no início do século XX, o Brasil também recebeu uma grande quantidade de japoneses. Cada um desses grupos étnicos teve forte influência na cultura brasileira, trouxeram suas tradições, manifestações culturais, religiões e culinária. Esses elementos culturais não apenas foram reproduzidos em território brasileiro, como foram se fundindo e se transformando em novos elementos culturais, que no seu conjunto são a base de toda a cultura brasileira.

Identificamos a seguir as influências indígenas nos componentes culturais brasileiros, com destaque para as etnias e troncos culturais tupis e guaranis que conseguiram sobreviver a violência cultural através da linguagem, religiosidade, elementos da culinária e tradições. Apesar da repressão, muitos elementos culturais de herança indígena ainda estão presentes na sociedade brasileira atual, como o hábito de dormir em redes e a confecção de objetos em cerâmica. Na culinária, alguns pratos de origem indígena são a maniçoba, uma espécie de ensopado feito com carne e com a folha da mandioca e servido com arroz e farinha. E o tacacá, prato preparado com tucupi, mandioca, jambu e camarão. Muitas palavras da língua portuguesa também são de origem indígena. Jacaré, gambá, pirarucu, sabiá, tamanduá, tucano, perereca e jiboia são exemplos de alguns nomes de animais. Ibirapuera, Curitiba, Macapá, Sergipe, Sapucaí, Guarujá e Iguaçu são palavras que se referem a lugares e também foram incorporadas à língua portuguesa. O folclore brasileiro também absorveu muito das lendas indígenas. Um dos exemplos mais famosos é o caipora, um menino que anda montado em um porco pela floresta e tem como função proteger as cachoeiras, os rios e os animais da floresta.

As influências africanas comportam elementos de diferentes etnias, com línguas distintas e culturas próprias. Assim como os indígenas, os negros escravizados foram proibidos de professar sua fé e de realizar suas manifestações culturais. Mas apesar da repressão, muito de sua cultura foi absorvida pela população brasileira. Na culinária, destaca-se o azeite de dendê, um óleo bastante utilizado na culinária africana e que é ingrediente indispensável da cozinha baiana atualmente. Um dos pratos típicos da Bahia feito com azeite de dendê é o acarajé. As religiões de matriz africana também foram desenvolvidas com elementos de origem africana. Tanto a Umbanda, quanto o Candomblé, cultuam os orixás, que são divindades africanas. Os africanos também exerceram importante influência sobre a música brasileira, alguns instrumentos são o atabaque, o agogô, o afoxé e o berimbau. O berimbau é o principal instrumento da capoeira, uma luta desenvolvida pelos negros escravizados como mecanismo de defesa e que hoje é praticada em diversos países do mundo.

Os colonizadores portugueses impuseram a língua portuguesa como a oficial, falada em todo o território brasileiro. Outra influência foi o catolicismo, que esteve na base da sociedade brasileira ao longo de sua história e continua sendo a religião com mais adeptos no país.

A partir do século XIX, outros imigrantes europeus começaram a chegar ao Brasil, muitos deles para trabalhar nas lavouras de café em São Paulo. Italianos e alemães foram os grupos mais expressivos, mas também vieram grandes grupos de suíços, espanhóis, poloneses e ucranianos.

A influência dos povos europeus é observada na culinária, na arquitetura, nas manifestações culturais e até mesmo no idioma - em algumas cidades do Rio Grande de Sul e Santa Catarina é possível encontrar habitantes que ainda falam alemão, por exemplo.

A partir do século XX, também houve uma grande imigração de japoneses, que se concentraram especialmente em São Paulo e no Paraná. A influência japonesa na nossa cultura se expressa na culinária, na prática de esportes como o judô, o karatê e o beisebol e também em festas típicas como os matsuris.

A diversidade cultural no Brasil é representada pelas inúmeras tradições, manifestações religiosas e artísticas, culinária, crenças e costumes, dos diferentes grupos de indivíduos nas diferentes regiões brasileiras.

Devido à extensão territorial e ao processo de povoamento com povos de diferentes origens, o Brasil é um país com imensa diversidade cultural. De norte a sul, as tradições, as festas, os rituais e a alimentação variam de maneira significativa. As manifestações culturais são influenciadas também pelas características locais, como o clima e a vegetação e os aspectos sociais e econômicos.

Entre as regiões do país existem diferenças bastante significativas da formação cultural, mas mesmo dentro de uma região ou estado é possível encontrar grande diversidade de tradições e manifestações culturais. A cultura dos mais variados grupos no Brasil é elemento de identificação, é o que forma os indivíduos que pensam, sentem e agem em seus círculos sociais.

Assim verificamos que geograficamente a diversidade cultural pode ser observada nas regiões brasileiras:

  • Norte - na região norte acontecem dois importantes eventos culturais, o Festival de Parintins no Amazonas e o Círio de Nazaré em Belém do Pará. O Festival de Parintins conta com apresentações semelhantes ao carnaval, com fantasias, alegorias e enredo, e acontece uma competição entre o boi caprichoso e o boi garantido. O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa cristã de devoção à Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de 2 milhões de pessoas. Nessa região, a culinária apresenta forte influência indígena, sobretudo na utilização do peixe e da mandioca. Também são pratos típicos dessa região a carne de sol, o jambu e o tucupi (caldo de mandioca cozido).

  • Nordeste - No nordeste, uma das manifestações artísticas mais tradicionais é a literatura de cordel, que é um gênero literário produzido em versos. Os textos são escritos em folhetos e pendurados em cordas nas apresentações, por isso o nome "cordel". Outras tradições famosas dessa região são o maracatu, o bumba meu boi, o carnaval, a capoeira, o frevo, o coco, a ciranda, a festa de Iemanjá, a marujada e a lavagem das escadarias do Bonfim. Os pratos típicos da região são: acarajé, vatapá, caruru, sarapatel, carne de sol, bolo de fubá, arroz doce, canjica, buchada de bode, tapioca, pamonha, feijão verde e cocada.

  • Centro oeste - O centro-oeste é uma região de grande diversidade devido às influências de outros estados, de povos indígenas e até mesmo de outros países como a Bolívia e o Paraguai. Nessa região, algumas das manifestações culturais famosas são a cavalhada, o fogaréu e o cururu. E dentre os pratos típicos estão o arroz com pequi, o angu, o arroz boliviano, o cural e os peixes do pantanal.

  • Sudeste - No sudeste, algumas das tradições são as festas do divino, o carnaval, o bumba meu boi, o peão boiadeiro, o samba de lenço, o caiapó, a dança de velhos, a folia de reis e o jongo. Os pratos típicos dessa região são o cuscuz paulista, aipim frito, moqueca capixaba, pão de queijo, feijoada, tutu de feijão, feijão tropeiro, queijo minas, farofa e bolinho de bacalhau.

  • Sul - O sul tem diversas manifestações culturais relacionadas aos imigrantes europeus, principalmente alemães, italianos e japoneses. Os grupos descendentes desses imigrantes preservam práticas culturais de dança, culinária e também na arquitetura. É comum encontrar cidades inteiras construídas em estilo alemão, por exemplo. No que se refere a culinária, destacam-se o chimarrão, especialmente no Rio Grande do Sul, o pirão de peixe, o barreado (carne cozida em panela de barro) e a produção de vinho.

É interessante observar a diversidade cultural pela ótica positiva da miscigenação e do estabelecimento do respeito às culturas e contribuições que formularam uma identidade nacional. O quanto podemos crescer, exatamente por que apresentamos tantas contribuições culturais e adaptações que deram origem à cultura brasileira.

Superar o racismo e preconceito que são manifestados pela violência cultural, ultrapassando os limites do complexo etnocêntrico do colonizador ou dos imigrantes europeus que através do racismo, de considerar o diferente como inferior.

Pois são manifestações culturais que fornecem identidade e contam a história de um país, por isso, sua preservação é muito importante. Para a cultura de um país ser preservada é preciso que se criem políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições, incluindo tais temas nos currículos escolares

METODOLOGIA

A revisão bibliográfica expositiva utilizou informações da obra Diversidade Cultural: globalização e culturas locais, dimensões, efeitos e perspectivas de Leonardo Brant (2005), também informações do Atlas da Violência 2021, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do site Politize, falando em educação para a cidadania.

A pesquisa quanto a sua natureza pode ser considerada explicativa uma vez que pretende justificar e valorizar a importância da diversidade cultural brasileira, estabelecendo a relação entre a teoria e a prática, demonstrando elementos que justificam essa escolha

O objetivo principal é identificar elementos que deram origem à diversidade cultural brasileira, assim como suas variantes regionais e a necessidade de combater a violência cultural. As palavras chaves para a busca foram: violência cultural, cultura brasileira, diversidade cultural brasileira.

A pesquisa procurou evidenciar através de suas fontes as características da cultura brasileira, através de livros, sites de busca e artigos sobre a temática, trata do momento atual, mas busca raízes em nosso passado.

Quanto a apresentação dos resultados a pesquisa pode ser considerada qualitativa pois é uma abordagem que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais que observamos na atualidade. No caso em especial a diversidade cultural brasileira.

CONCLUSÃO

A diversidade cultural é muito rica no nosso país em suas mais diversas manifestações na religiosidade, linguagem, gastronomia, costumes e manifestações artísticas com festas típicas e outras elaborações culturais representativas.  A diversidade cultural determina uma cultura heterogênea, vinda da mescla dos elementos nativos aos que foram chegando junto com o processo de colonização.

Em um território continental como o brasileiro a cultura se expressa também de forma distinta em cada região, visto os aspectos de culturas locais, somadas a colonização diferenciada conforme o tempo, assim como as características de clima, biomas naturais e o povoamento de cada região

Quando a diversidade cultural não é vista pelo aspecto rico da pluriculturalidade, e muitas vezes é abordado pelo viés da desigualdade, do preconceito, que acompanha as relações desiguais e hierarquizadas, acaba por desencadear processos de violência cultural. Que não conseguem transpor as injustiças sociais contra os povos considerados inferiores pelo senso comum, principalmente os negros e indígenas.

O reconhecimento das riquezas da diversidade cultural brasileira é fundamental no reconhecimento de nossa identidade. São as manifestações culturais que ajudam a contar a história do nosso país, por isso é tão importante preservar.   Para tanto devemos cobrar a criação de políticas públicas de valorização e reconhecimento das tradições, assim como esses temas devam ser incluídos nos currículos e vivências escolares.

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Vilma. Introdução às Ciências Sociais. Curitiba: IESDE,2020

Atlas da Violência no Brasil 2021. Ipea. nº08, Setembro, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br  Acesso:09/09/22

BRANT, Leonardo. Diversidade Cultural: globalização e culturas locais, dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Pensarte, 2005

RIZZO, Erika. Tipos de Violência: quais operações de paz podem combatê-los?(31/07/2018) Disponível em:https://www.politize.com.br/tipos-de-violencia-e-operacoes-de-paz/. Acesso em:08/09/2022

THEODORO, Juliana. Cultura Brasileira. Disponível em: https://www.significados.com.br  Acesso em 09/09/22

Vários Autores. Sociologia em Movimento, São Paulo: Moderna,2016.

[1] RIZZO, Erika. Tipos de Violência: quais operações de paz podem combatê-los?(31/07/2018) Disponível em:https://www.politize.com.br/tipos-de-violencia-e-operacoes-de-paz/. Acesso em:08/09/2022

[2] Atlas da Violência 2021. Ipea, nº08. Setembro, 2021. Disponível em:https://www.ipea.gov.br/atlas-da-violencia Acesso em 09/09/22


Publicado por: Gizele Colin Lançanova

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