Topo
pesquisar

Os males causados pela pílula do dia seguinte

Saúde

Você sabia que a pílula do dia seguinte nem sempre é eficaz? Saiba quais são os males que ela pode causar.

Todas nós mulheres sabemos que a pílula do dia seguinte foi inventada para casos de emergência que acontecem sem a gente esperar e que podem nos levar a uma gravidez indesejada, então quando acontece alguma “escorregada” recorremos a pílula do dia seguinte para nos ajudar.

Mas o que acontece é que muitas mulheres fazem quase que rotineiramente uso dessa medicação e mal sabem o quanto ela pode ser prejudicial a saúde quando usada em excesso,devido a sua dose de hormônios ser muito elevada , uma dose tem a mesma quantidade de uma cartela cheia de anticoncepcionais.

Essa medicação quando usada sempre além de perder sua eficácia fazendo com que possa ocorrer uma gravidez indesejada, também pode causar sangramentos, vômitos, náuseas e fadiga. O ministério da saúde liberou o acesso a pilula do dia seguinte mas além de se tomar certos cuidados temos que buscar orientação médica.

De maneira alguma o medicamento deve ser usado como um método anticoncepcional, ele pode ser usado somente em casos especiais.

Alem disso essa medicação é contra indicada para pessoas com problemas hematológicos, ou de pressão arterial alta e obesidade mórbida, devido a sua taxa elevada de hormônios podem se criar coágulos sanguíneos que podem entupir as veias do corpo.

Também podem ocorrer alguns outros sintomas desagradáveis se a pilula do dia seguinte for usada sem o acompanhamento médico ou em excesso, como vômito, náuseas, diarréias, sensibilidade nos seios e dores de cabeça além de desregular todo ciclo menstrual da mulher impossibilitando assim de saber o próximo período fértil e a próxima menstruação.


Publicado por: Gisele Adriane

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
DEIXE SEU COMENTÁRIO
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola