Topo
pesquisar

Quem casa quer casa

Religião

Casamento, casa própria, porque pessoas se casam, religião, sexo, companheirismo, amor.

"Antes de casar, arranja casa para morar."

Porque as pessoas se casam? O que desejam realmente ao começar esta nova etapa? Você encontraria várias respostas diferentes se fizesse esta pergunta a alguém e a você mesmo. Antes se casavam por sexo. Hoje é muito raro esta resposta, pois as pessoas estão começando pelo fim. Ou seja, elas se conhecem sexualmente primeiro para depois se casarem, como se o sexo fosse o principal para descobrir a pessoa amada. O belo é deixado de lado, a fantasia do momento de núpcias. Não sabem como é precioso este momento.

Muitos poderão responder que procuram companheirismo, mas o que menos temos nos casórios é o companheiro, vive-se a vida individual nas famílias, é Deus por todos e cada um por si. Não se usa mais a mesa como meio de encontro para almoçar, mas o meio de irritar o outro e de intrigas familiares. Pena, pois este é um momento de graça familiar. Ouvimos os casos dos filhos, as histórias do cônjuge e conhecemos mais um ao outro. Pelo menos uma refeição por dia deveríamos fazer juntos. Vale a pena, a principio pode ser difícil, sem assunto, parecer uma eternidade, mas aos poucos vamos descobrindo um ao outro, vendo as delicias de sermos família.

O amor é outro aparente motivo que levam as pessoas a se casarem. Se amam loucamente até que as diferenças os separe. Não dão conta de se organizarem e respeitarem um ao outro. Não podemos mais suportar, temos que tentar de novo até encontrar minha alma gêmea. Como se isso existisse sem problemas.

Há décadas estamos vivendo a transformação do casamento, não precisamos casar para aceitação social, segurança e nenhum dos motivos citados acima. Hoje não casamos mais, tentamos juntos por um tempo. Mas ainda vale a pena se casar. Por todos os motivos acima citados e mais alguns. Casar é descobrir a si mesmo no outro. E aprender a ter paciência com o impossível, conhecer o limite que nos separa do outro e o prazer de ter uma família.

Quem casa quer casa. Eu tenho visto muitas pessoas terem problemas em seus casamentos por estarem na casa dos pais. Acham que não conseguem manter sua família e vão ficando, Ocupando um lugar que não é mais seu e tendo sérios problemas conjugais. Para quem é filho é fácil, aconchegante, e para o que é genro ou nora. A casa não é dele(a). Não se sente a vontade e começa a confusão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tem um ditado antigo que falava que para se casarem morariam até debaixo da ponte. Mas vale mais um cômodo meu que vários dos sogros.

Você jovem casal que está sonhando em ter a sua casa, sua família, não vá morar com parentes, nem mesmo dentro de lote e se possível nem no mesmo prédio. Vá para o seu canto, sua vida. Construa a sua história, vai ter dor, lágrimas, porém a sua história. Depois riram juntos de cada bobagem que brigaram, aprenderão que o espaço de vocês é o melhor do mundo. Viverão apertados em alguns momentos, mas aprenderão a dividir o que tiverem. Serão mais fortes e mais unidos, sem intervenção de outros.

Se achar que ter sua casa não é necessário, tenha uma conversa franca com quem você ama, saberá que parte da sua insatisfação é estar onde não é seu lugar, sentir que está incomodando outros.

Experimente ir para o seu cantinho, sua vida, depois se levante a noite quando todos estiverem dormindo e sinta o prazer de estar no seu lugar, pode tomar seu banho de qualquer forma a qualquer hora, comer fora de hora sem ser incomodado. E a delicia de amar um ao outro sem restrição de barulho, horário. E criar seus filhos com você os educando do seu modo e não os avós.

Vejamos o primeiro conselho sobre casamento que a Bíblia ensina, está em Gênesis 2:24 “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.”

Casar é lindo, viver casado é um esforço, uma escolha, mas foi a melhor que fiz até hoje. Vale a pensa ver o meu filho crescendo em família, fazer as pazes depois de uma briga. E quando o clima fica pesado agente usa o truque do pé. É fatal, sempre dá certo.

Lute por seu lar, sua casa. Não importa se é aluguel, particular é o sei espaço e de sua família. Não fique ai enfurnado na casa de sogros achando que está economizando, essa economia nunca vai aparecer se você não der um passo. Corra, vá procurar a sua casa.

Até a próxima...

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
leticiacarrijo@oi.com.br


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola