Topo
pesquisar

Pecado: a escolha é nossa

Religião

O pecado, o que é pecado segundo a bíblia, relfexões sobre pecado, livre-arbítrio, escolha.

Estou vivendo um dilema, disse uma amiga. Sei que estou prestes a pecar, mas estou sem forças para desistir do ato. O que fazer?

Me coloquei a pensar, o que é PECADO. Segundo a Bíblia Sagrada é ERRAR O ALVO. Como dizia Calvino um atirador de flechas mirar o alvo e errá-lo totalmente. Então, errar o alvo é estar vivendo fora das leis de Deus. Na prática é você saber, por exemplo, não posso ser idolatra, e continuo adorando outro Deus senão o criador. "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23).

Todos erramos por isso necessitamos que Deus nos perdoe. Quando estamos vivendo uma vida de pecado estamos indo além dos nossos limites, e sabemos disso. Nosso coração nos informa quando erramos, quando estamos além do permitido. Nós não só pecamos em ATOS, pecamos também em PENSAMENTOS.

E continuou minha amiga, eu penso o tempo todo nesta pessoa, não consigo deixar de ligar, mando mensagens. Me ajuda. Como ajudar? Será que você quer ser ajudada? Perguntei a ela. A resposta, não, não quero, mas eu preciso.

Porque será que vivemos tão presos ao pecado. Poderíamos ser mais livres, afinal fomos libertos por Cristo Jesus. Em João encontramos: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9).

Confessar, esta é a palavra chave que encontrei. Quando confessamos nossos pecados a Cristo nossa mente fica aberta ao trabalho do Espírito Santo. Nos perdoamos e somos perdoados. Um pássaro pode até pousar na sua cabeça, fazer ninho jamais dizia Calvino. Seus pensamentos podem até vaguear pelo prazer do pecado, só que jamais o pecado deve ser o seu principal pensamento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O sacrifício de Cristo já nos libertou desta escravidão, a escolha agora é minha, eu preciso nascer de novo todos os dias. Parece conversa de crente, e é. Nós somos livres por termos sido comprados por um preço muito auto - O SANGUE DE CRISTO. “Por meio do seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados”. (Atos 10:43)

Não há outro meio de vencermos o pecado a não ser por um preço, o preço já foi pago. Agora controlar as emoções e não ceder ao ato pecaminoso cabe a nós. Fugir como fez José do Egito com sua patroa.

Timóteo nos manda fugir dos desejos carnais, Paulo nos convida a fugir da imoralidade. O que agrada a Deus não é a sua capacidade de sofrer a tentação, mas a sua capacidade de FUGIR da tentação.

O conselho que deixei para minha amiga foi: O que te faz pecar, FUJA, o que te atrai ABANDONA e corra somente para os braços do Pai. “Desejo transforma-se em intenção ou ato pecaminoso”.

Silvia Leticia Carrijo de A. Sá
Bacharel em teologia
leticiacarrijo@oi.com.br


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola