Topo
pesquisar

Medo

Religião

O Medo, O que é medo?, Definição de medo, realidades sobre o medo, O medo nos paralisa diante dos desafios, O medo nos motiva a fazer o melhor diante dos desafios, o Senhor coopera conosco.

O MEDO

Mt 25. 14 a 30


Introdução – O que é medo? Segundo o dicionário Aurélio, medo é um sentimento de viva inquietação ante noção de perigo real ou imaginário.

Nos últimos dias, uma grande onda de medo tem varrido o país. Medo de um acidente, carro, avião etc. medo dos assaltantes, do que são capazes de fazer a uma vida humana.

São inúmeras as situações que nos causam medo.

Vamos analisar duas realidades sobre o medo neste texto.

1 – O medo nos paralisa diante dos desafios. Vs 24 a 27.

O texto diz no v. 24 e 25 que o homem da parábola, sabia como era o agir de seu senhor e por esse motivo é que ele teve medo.

Quantas vezes, nós ao depararmos com uma situação, ficamos com medo/receio, não somente pela situação, mas também com as conseqüências de tais situações, e ai nós recuamos e deixamos de fazer o que se deve fazer.

1.1 – Deixamos e fazer o bem, e essa omissão constitui-se pecado.

1.2 - Deixamos de buscar compreender mais as coisas do dia a dia.

1.3 - Deixamos de verdadeiramente ser o que deveríamos ser.


2 – O medo nos motiva a fazer o melhor, diante dos desafios. Vs 20 a 23.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando sabemos de nossa capacidade, que temos condições de realizar e atingir os objetivos pelos quais somos incumbidos, nós vamos a luta com mais determinação.

2.1 – somos motivados, pelo que sabemos daquele que nos confiou tal tarefa.

2.2 – somos motivados, porque sabemos que quem nos capacitou é reto e justo.

2.3 – somos motivados, porque temos de fazer o melhor à aquele que nos confia os talentos.


CONCLUSÃO – O medo nos motiva a fazer o melhor, diante dos desafiosnos garante que aquele que crer, faz as obras que o Senhor Jesus e outras maiores ainda.

A palavra de Deus nos diz que no Senhor o nosso trabalho não é vão.

A palavra de Deus nos diz que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

A palavra de Deus nos diz que o Senhor coopera conosco, com sua presença e capacitação para fazermos o melhor para Ele. Por isso, façamos como Paulo; corramos a carreira que nos está proposta em Cristo Jesus sem desanimarmos, para que possamos receber essa Palavra de coração grato: “servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do seu Senhor”. Mt 25.21.


Publicado por: sergio alexandre sousa

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola