Topo
pesquisar

Religião

fé, o cristão e a fé, o que é fé, as escrituras, Tertuliano, benefícios da fé,...

“No Novo testamento, a fé mostra-nos um relacionamento de Deus com Jesus, baseado em plena confiança, reconhecimento de quem era Jesus e daquilo que Deus fez ou prometeu através d’Ele. A fé pode-se dizer é também confiança, ou, seja, deixar-se convencer, ser persuadido por alguém, no nosso caso, por Jesus Cristo. Ser persuadido nos leva a entregar-nos nas mãos de Jesus, tendo-O como orientador.

O cristão deve exercer sua fé, não com vãs declarações. Deve, sim, até declarar sua vitória, mas essa declaração tem que levá-lo a um compromisso de vida diante daquilo que declarou. Não meramente palavras soltas ao vento farão de nós, vencedores, mas o nosso compromisso com o dono da vitória. É como se disséssemos: “Cristo é o alvo de minha vida e minha existência diária”.
É uma total dedicação de sua alma a Cristo. É através do Espírito Santo que somos orientados em cada passo.

A fé também é um Dom dado por Deus aos homens (I Coríntios 12.9) e é uma capacidade espiritual (Gálatas 3.11). A fé nos vem como resposta ao pacto de Deus conosco (Gálatas 3.15-22). A fé também é caracterizada pela aventura (Gálatas5. 5-6).
Uma das mais importantes características da fé é que ela não pode ser ensinada e nem destruída e muito menos forçada.

Quando há em nós a mente de Cristo, temos fé para buscar em Jesus respostas para as nossas necessidades, podemos modificar os destinos das nações e buscar a salvação da cidade. A fé é libertadora, pois, quando temos em nós a fé em Jesus Cristo, somos livres para viver e para buscar somente em Jesus nossa vitória. Confiando n’Ele, não temos mais nada a temer nem a buscar sacrifícios para alcançar graça, pois a fé nos dá o privilégio de termos acesso ao Pai, nos deleitarmos n’Ele totalmente e, somente a partir daí, descansar. Isso quer dizer que não temos outro Deus além do verdadeiro Cristo, o que nos traz um sentimento de segurança e de proteção que ultrapassa qualquer dos nossos sentimentos humanos. Não precisamos, então, ficar sacrificando nossa para obtermos repostas, mas, sim nos deleitarmos no Senhor e esperarmos dele a resposta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As Escrituras nos ensinam que a fé é o que nos leva a reconhecer a realidade das coisas espirituais. Tertuliano, ao tratar da fé disse que era como uma loucura para os homens entenderem-na, já que é uma doutrina de Deus. Ela não precisa de nenhuma evidencia racional e ele ainda acrescenta: ”Creio, porque é absurdo”. Para Agostinho, a fé era necessária para compreendermos a Palavra de Deus, pois sem a fé não haveria como decifrar as palavras da Escritura e dizia: “Creio para entender”. E você, como vê a fé? Como algo sobrenatural de Deus, ou algo para você também alcançar? Não basta crer naquilo que alguém diz ser fé, mas crer no autor da fé. Crer que a sua oração vai ser ouvida por Deus, porque você é uma pessoa de fé. A fé em momento algum se desintegra da nossa razão. É loucura, mas podemos, como cristãos, entender as coisas de Deus de modo que sejamos capazes de nos dar inteiros à fé, para conquistarmos aquilo que Deus coloca em nosso coração como sonho. È loucura, pois com olhos humanos é impossível entender.

A salvação também é pela fé (Efésios 2.8), a fé no sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Então, a fé não é a causa da salvação, mas o meio de salvação. Essa fé é o nosso reconhecimento daquilo que Jesus fez por nossos pecados o que gera em nós arrependimento de salvação, ou seja, CONVERSÃO.

A fé purifica nosso coração. Isso não nos dá o direito de sairmos medindo a fé dos nossos irmãos. Precisamos, a cada momento, entender o que Deus reservou para as nossas vidas, e poder ajudar o nosso irmão a reconhecer que só em Cristo temos fé no impossível.

Só chegaremos como comunidade a alcançar alvos comuns, (como salvação da cidade, parentes e amigos), quando reconhecermos que a nossa fé não vem de nós, é Dom de Deus. Ter fé não depende de nossos esforços físicos, nem mentais, porém, de busca em Cristo.

SILVIA LETICIA CARRIJO DE AZEVEDO SA
Teologa Cristâ
Pregadora
Professora de Teologia
leticiacarrijo@oi.com.br


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola