"Do recôndito município lavradense surge a devoção a Nossa Senhora da Luz"
Breve análise sobre o surgimento da devoção, no recôndito município lavradense, à Nossa Senhora da Luz.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Do recôndito município lavradense surge a devoção a Nossa Senhora da Luz
O tempo está para além da explicação da razão humana, em 1790 um povo se reunira como irmãos em Cristo, sobre a intercessão da Virgem Mãe da Luz. Neste momento nasce os devotos de Nossa Senhora da Luz, situada no seridó paraibano, o vilarejo que hoje se tornou cidade e atualmente chama-se Pedra Lavrada-PB, sem saberem que a fé desse povo transpassaria gerações e gerações, uma Igreja viva que viveu seus apogeus e baixos durante 234 anos de fé e devoção à Virgem Mãe D´Luz.
Ao passar dos anos a festa religiosa ganhou proporções inimagináveis, neste ínterim; diversos devotos e peregrinos nos períodos de festividades de Nossa Senhora da Luz se deslocam para renovar sua fé e agradecer a intercessão da Senhora da Luz, que sempre apontou o caminho para seu Filho, assim cantam os devotos “É Maria a Mãe de Jesus, é Maria a Senhora da Luz” ou como está descrito no salmo “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119:105).
É notório observar que dentro dos 75 anos da criação da Diocese de Campina Grande, a única Paróquia com o Patrocínio de Nossa Senhora da Luz, celebra também os seus 165 anos de ereção canônica criada em 1859. Nisto é pertinente apontar que no próximo ano esta festa singular já marcada na história de tantos peregrinos e lavradenses, irá comemorar 235 anos de fé e devoção uma cidade que sempre buscou as coisas do alto, assim diz Cristo no Sermão da Montanha; “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt 5,14).
Portanto, são tantas histórias, promessas, momentos de fé e devoção; que em poucas linhas não se poderia descrever tão grande amor à Igreja de Cristo que tem como intercessora na pacata Pedra Lavrada-PB, Nossa Senhora da Luz. A história jamais esquecerá de tantos benfeitores, fiéis e sacerdotes que ajudaram a edificar não só o Templo, mas as missões, o amadurecer a fé e o caminho que nos leva a Cristo, “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
REFERÊNCIAS
RIETVELD, Padre João Jorge. História de Nossa Senhora da Luz de Pedra Lavrada: a devoção de José Bezerra da Costa. Padre João Jorge Rietveld. - Campina Grande: Maxgraf, 2010.
Por: Sem. Álvaro Alvino
Publicado por: ALVARO DOS SANTOS ALVINO
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.