Whatsapp

"Do recôndito município lavradense surge a devoção a Nossa Senhora da Luz"

Breve análise sobre o surgimento da devoção, no recôndito município lavradense, à Nossa Senhora da Luz.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Do recôndito município lavradense surge a devoção a Nossa Senhora da Luz

O tempo está para além da explicação da razão humana, em 1790 um povo se reunira como irmãos em Cristo, sobre a intercessão da Virgem Mãe da Luz. Neste momento nasce os devotos de Nossa Senhora da Luz, situada no seridó paraibano, o vilarejo que hoje se tornou cidade e atualmente chama-se Pedra Lavrada-PB, sem saberem que a fé desse povo transpassaria gerações e gerações, uma Igreja viva que viveu seus apogeus e baixos durante 234 anos de fé e devoção à Virgem Mãe D´Luz.

Ao passar dos anos a festa religiosa ganhou proporções inimagináveis, neste ínterim; diversos devotos e peregrinos nos períodos de festividades de Nossa Senhora da Luz se deslocam para renovar sua fé e agradecer a intercessão da Senhora da Luz, que sempre apontou o caminho para seu Filho, assim cantam os devotos “É Maria a Mãe de Jesus, é Maria a Senhora da Luz” ou como está descrito no salmo “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119:105).

É notório observar que dentro dos 75 anos da criação da Diocese de Campina Grande, a única Paróquia com o Patrocínio de Nossa Senhora da Luz, celebra também os seus 165 anos de ereção canônica criada em 1859. Nisto é pertinente apontar que no próximo ano esta festa singular já marcada na história de tantos peregrinos e lavradenses, irá comemorar 235 anos de fé e devoção uma cidade que sempre buscou as coisas do alto, assim diz Cristo no Sermão da Montanha; “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mt 5,14).

Portanto, são tantas histórias, promessas, momentos de fé e devoção; que em poucas linhas não se poderia descrever tão grande amor à Igreja de Cristo que tem como intercessora na pacata Pedra Lavrada-PB, Nossa Senhora da Luz. A história jamais esquecerá de tantos benfeitores, fiéis e sacerdotes que ajudaram a edificar não só o Templo, mas as missões, o amadurecer a fé e o caminho que nos leva a Cristo, “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

REFERÊNCIAS

RIETVELD, Padre João Jorge. História de Nossa Senhora da Luz de Pedra Lavrada: a devoção de José Bezerra da Costa. Padre João Jorge Rietveld. - Campina Grande: Maxgraf, 2010.

Por: Sem. Álvaro Alvino


Publicado por: ALVARO DOS SANTOS ALVINO

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.