Topo
pesquisar

Crise familiar

Religião

crise familiar, crise moral, crise religiosa, tomada de decisões, família, raízes, religião.

Hoje a palavra da moda é CRISE, crise do petróleo, do gás, do dinheiro estrangeiro e nacional..... UFA! Quanta crise, e para não ficar de fora a família também está em crise.

Encontrei uma conhecida e perguntei quem é este menino? Há! Respondeu ela é do meu marido, como assim? Perguntei. Ela respondeu sorrindo: meus filhos e agora nossos filhos. Fiquei pensando, a minha não é tão diferente, sou casada e meu marido está no segundo casamento, eu no primeiro. Do primeiro casamento ele tem dois filhos, o Thiago e o Felipe que hoje estão na Austrália com mãe. HUM... Está ai o porquê eu ainda não ter me atinado que estou neste novo modelo de família que estamos criando ao longo do tempo. Não convivo com os filhos do meu marido, só com o nosso. Então parece que não estou envolvida nesta nova fase, mas engano meu, estou totalmente envolvida sim.

Uma outra crise hoje é a moral e religiosa. Não gosto da palavra religião, ela nos leva aparentemente a um vazio, parece algo frio e cheio apenas de obrigações a se cumprir, mas vamos usar essa palavra mesmo para dizer o que quero. A crise religiosa e moral estão nos deixando sem chão, é o tal do relativismo tomando conta. Tudo é relativo. As meninas se mostram como se fosse objetos sexuais (o que não deixa de ser), os homens as procuram apenas para satisfação. E ai, cadê o sonho da família, filhos, netos e ai vaiii.

Nesta de querermos apenas o bem-estar estamos esquecendo algumas coisas simples e objetivas. Por exemplo. Se você se casa duas vezes, não adianta o problema vai ser o mesmo com a nova família, vai cair na mesma rotina, trabalho- casa, casa- trabalho. Lá vêm mais filhos e mais problemas. Então aquela estrutura familiar antiga precisa voltar o pai, a mãe e os filhos juntos.

A crise familiar não deve significar desfazer da atual e tentar outra, no sentido exato da palavra Crise, significa DECISÃO. Ou seja, mudar o foco, olhar para o problema de outra forma. A CRISE é necessária nas nossas vidas, para podermos olhar para dentro e descobrirmos como estamos vivendo. Então quando digo que a família está em crise não estou dizendo que casamento deve acabar. Agora que tem que haver outra forma de família, isso é verdade. Estou dizendo que a família deve tomar uma posição frente ao presente e saber contornar os problemas de forma que todos saiam ganhando experiência. Não é hora de ferir quem amamos achando que a Palavra CRISE resolve tudo. A família está mudando, isso é verdade, evoluindo em muitas coisas, como educação de filhos, vida financeira, relacionamento, direitos e deveres paternais e maternais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A família é e continuará sendo a parte principal do mundo. Sem família estaremos sem rumo e sem raízes. Uma árvore sem raiz causa muitos estragos em dias de ventania. Assim é um indivíduo sem família.

Estamos em crise para podermos tomar novas decisões, mais acertadas, mais humanas, menos castradoras. Vai demorar um pouco até entendermos que Cristo Jesus faz parte desta nova decisão. Estamos quebrando cabeças sem olharmos para o auto de onde vem o nosso socorro. Não precisamos de muitos especialistas para nos dizer o que fazer na família, basta olharmos para dentro de nós e perguntarmos em nossos corações, onde está o CRIADOR?

Jesus hoje quer mudar sua família, te dar novo rumo, novos sonhos e uma família de deixar saudade. Não é hora de guerra dos sexos, quem manda mais ou menos. É hora de reencontrarmos com a família E NOS ABRAÇARMOS MAIS, NOS BEIJARMOS MAIS.

Em Prov 27,8 diz assim: : “Como o pássaro que volteia longe de seu ninho, assim é aquele que anda errante, longe de casa.”

Volta para sua casa você que está longe, e o de perto valorize o que é te dado hoje.

Até a próxima...

Leticiacarrijo@oi.com.br
Bacharel em Teologia


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola