Topo
pesquisar

Adversidades, problemas, quem não os tem?

Religião

Há como fugir das adversidades? A resposta é simples...

“OCORRÊNCIAS DESAGRADÁVEIS E CONTRÁRIAS A EXPECTATIVAS EM GERAL” (Aurélio)

Não tem como correr, a adversidade chega para todos, inclusive eu e você. Independente do nosso presente ou passado. Ela vai bater a nossa porta. Para alguns com menos intensidade e para outros como uma tempestade.

Existem alguns passos que podemos observar durante a adversidade e nos ensina a passar por esta fase com a cabeça erguida. Vejamos alguns conselhos valorosos.

O primeiro passo é enfrentar de cara a adversidade, não podemos deixar que a decepção nos afogue, nos deixe sem rumo durante muito tempo, é aquele velho ditado a vida precisa continuar. Não tem como parar o tempo, descermos da vida. Não funciona deixar a depressão tomar conta. Enfrentrar ainda é o melhor caminho. Por um tempo até podemos ficar impotentes, com raiva, mas viver deste alimento não podemos jamais.

Todos ao seu redor tem uma opinião a respeito de você e sua problemática. Mas você decidirá qual caminho tomar. Junte forças, de onde? Não sei, você terá que descobrir de onde vem suas forças. Uma mãe quando perde o marido encontra forças nos filhos pequenos que ficaram, a árvore quando quebrada encontra na raiz a força para se reerguer e florescer novamente. “A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.” (Salmos 84: 2-3)

Os antigos dizem que devemos aprender a sofrer e tirar proveito do sofrimento e Tiago também diz assim: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.(Tiago 1:2) Ele não está nos aconselhando a ficarmos rindo nos problemas, nem que somos bobos de achar a melhor coisa passa por adversidades, ele quer nos dizer que em Cristo Jesus o passar por adversidade significa crescer, amadurecer. E sabermos que a soberania de Deus é a melhor coisa, se hoje não conseguimos saber o porquê, Deus nos ensinará na caminhada.

Não é somente o passar por provações é aprendermos a ser perseverante mesmo que tudo pareça impossível. Um atleta é o melhor exemplo, se ele perde a primeira e para, jamais saberá o sabor da vitória, mas se ele volta aos treinos, luta por tempos melhores a sua chance será muito maior de vencer. Aprenderá que a melhor coisa é lutar contra tudo e todos e perseverar para o que corpo esteja bem preparado, que a cabeça consiga organizar todas as informações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Toda prova tem uma finalidade, algumas provam nossa fé, outras o nosso amor a Deus outras para nos fazer crescer, outras provam nosso caráter. Mas todas têm uma finalidade dada por Deus de nos encontrar lá na frente diferentes de hoje. Desistir jamais, seguir sempre. “E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1:4)

Se você está ai pensando que é só com você que as coisas acontecem, bobagem, é com todos nós, só que alguns desistem no meio do caminho e passam o resto do tempo reclamando da sorte. Outros usam as adversidades para aprender e continuar a luta. Você escolhe qual caminho deseja seguir, se parar, quem agüentará suas reclamações de azar? Só você mesmo, se deseja continuar, você terá caminho e mais adversidades e no final a vida te ensinará muito e viverá mais intensamente cada momento de calmaria.

O último passo da adversidade é a sabedoria. Ela nos ensina a enxergar mais longe, mais claramente e imparcialmente todas as coisas. Falta-te sabedoria? Na sabe onde adquiri-la? Busque-a no lugar mais seguro, onde dinheiro não consegue comprar, mas há um que a deixou para que você a busque. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.” (Tiago 1:5-6)

Não importa o tamanho dos seus problemas (adversidade) o que importa é o tamanho do seu Deus para estar ao teu lado, nunca diga ao seu Deus o tamanho de cada problema, mas arrisque a dizer aos problemas o tamanho do seu Deus.

Até a próxima...

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
leticiacarrijo@oi.com.br
http://www.artigonal.com/find-articles.php?q=silvia+leticia


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola