Topo
pesquisar

Aconselhai-vos

Religião

Conselhos, conselhos segundo a bíblia, religião, bíblia, Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá.

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” ( Provérbios 11:14)

Roboão foi um rei em Israel, era filho de Salomão. Ele substituiu seu pai quando este faleceu.

Salomão havia colocado tributos ao povo, estes tributos se tornaram altos e difíceis. O povo se reuniu e foram falar a Roboão. “Porque mandaram chamá-lo; veio, pois, Jeroboão e toda a congregação de Israel, e falaram a Roboão, dizendo: Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos. (I Reis 12:3-4)

Roboão vai em busca de conselhos, “E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.”(I Reis12:6-7)

Ele recebeu um conselho dos anciões, porém não o agradou e resolveu que iria atrás de outros, foi aos amigos jovens de idéias novas, revolucionárias. E lhes pediu conselhos, veja como foi: “Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham dado, e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele. E disse-lhes: Que vos aconselhais que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.”(v.8-11)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Este conselho agradou aos seus olhos, desta forma ele seria mais poderoso que seu pai. Reuniu o povo e os declarou o que os jovens o dissera. Porém!!! O povo não aceitou e se rebelou, e foram para suas tendas, “Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; mas o rei Roboão se animou a subir ao carro para fugir para Jerusalém”(v.18)

Aqui está o segredo do conselho, a quem pedir. Como temos sido aconselhados, estamos sendo bem guiados por pessoas sérias e tementes a Deus, ou estamos apenas procurando “profetadas”, conselhos de pessoas que dizem conhecer tudo e nada sabe do Senhor Jesus. O melhor caminho não é o mais curto e fácil, mas aquele que nos leva a refletir sobre cada ato, cada gesto.

O conselho deve ser pedido sim, Moisés soube pedir um conselho, foi ao seu sogro, este o aconselhou a dividir o povo e sua carga diminuiu, seu trabalho ficou mais leve e de fácil execução. Nunca caminhe sozinho, juntos somos mais, nos aquecemos no frio e caminhamos longas distâncias sem ser pesado.

Até a próxima...

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
leticiacarrijo@oi.com.br 


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola