A palavra Apocalipse
Como é vista a palavra apocalipse, a etimologia da palavra, significado, revelação, carga de significados...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Em geral a simples menção à palavra APOCALIPSE já causa mal estar em muita gente: medo, fim do mundo, fim dos tempos, catástrofes... Nas artes, no cinema principalmente, apocalipse é sempre sinônimo de desgraça, destruição, fim catastrófico, desolação...
Existem pessoas que identificam alguns desastres naturais com aquilo que, segundo elas, estaria “previsto” no apocalipse: desastres ambientais, terrorismos, terremotos, epidemias...
Outros, e talvez estes sejam os piores, se utilizam do medo do povo, para anunciar o fim iminente; e disso tiram proveito pessoal. Alguns usam o medo para criar novas denominações religiosas, alguns até identificando o papa católico, com alguns elementos simbólicos do livro do apocalipse. Esses enganadores exploram ao povo, tanto quanto a “besta do apocalipse”. Esses, podemos dizer, são atuais personificações da besta apocalíptica, pois se utilizam do nome de Deus, que é paz, tranqüilidade, segurança, para infundir discórdia, medo, terror.
Muita coisa pode ser dita como se estivesse “previsto” no apocalipse, mas na realidade está na cabeça de quem falou. “Cada um lê o apocalipse conforme o seu próprio entendimento. E dele tira suas conclusões. Onde procurar o entendimento certo?” (Mesters; Ourofino, 2002, p. 9).
Importa não crer em qualquer coisa que seja dito, nem nos espertalhões que nos aparecem. É preciso cautela. “Cuidado para não vos alarmardes”, ensinou Jesus. Se nos tempos bíblicos a cautela era necessária, nos dias atuais possivelmente ela seja ainda mais importante, pois tem muito espertalhão tirando proveito; tem muito medroso provocando pânico; tem muito ignorante querendo ensinar. Vale o cuidado recomendado por Mateus (Mt, 24,15-24): “hão de surgir falsos cristos e falsos profetas”.
De modo geral as pessoas não se sentem muito à vontade diante desta palavra, pois ela “traz sempre a idéia de algo que foge ao normal. Em épocas de crise, como a nossa, há uma espécie de sensibilidade apocalíptica como se ficássemos à espera do inesperado” (CEBI, 2000, p. 57). É necessário, portanto que iniciemos compreendendo o significado dessa palavra, buscando sua mensagem libertadora. E, diante dos anunciadores do fim do mundo, não esquecer as palavras de Jesus: “Daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o fiho, mas só o Pai” (Mt 24, 36)
Que significa apocalipse? Podemos começar dizendo que apocalipse é uma palavra composta com um verbo e uma preposição gregos e significa “Revelação”. No site o professor Airton oferece as seguintes informações: “O verbo grego kalýpto significa cobrir, esconder, ocultar, velar”. Diz também que a “preposição grega apó indica um movimento de afastamento ou retirada de algo que está na parte externa de um objeto”.
Nessa página o professor Airton diz mais: “Deste verbo deriva o substantivo feminino grego apokálypsis, revelação, apocalipse”. E conclui dizendo que: “De apocalipse deriva apocalíptica e é exatamente com esse nome que designamos uma corrente de pensamento e uma literatura surgidas em Israel entre os anos 200 a.C. e 100 d.C., mais ou menos”.(Silva, 2008)
Usando as palavras de Etiene Charpentier, podemos dizer que “A palavra ‘apocalipse’ vem do grego ‘apocaluptein’ que significa ‘tirar o véu’; no sentido literal, uma re-velação” (Charpentier, 1983, p. 8). Revelar, para nós é algo assim como contar um segredo! Pois a revelação apocalíptica também tem um sentido semelhante. É como se Deus, por meio de seu escolhido, estivesse contando um segredo para seus amigos, escondido de seus inimigos. E faz isso justamente porque os inimigos são muito ousados e tentam enganar ou sufocar os amigos de Deus.
Por sua vez Carlos Mesters e Francisco Ourofino também afirmam que apocalipse quer dizer revelação, falam que “revelar é o mesmo que tirar o véu, desvelar o que está escondido. O livro vai revelar o que até agora estava escondido, a saber, as coisas que devem acontecer muito em breve”. E acrescentam: “a expressão ‘deve acontecer’ não significa que as coisas anunciadas vão acontecer independentemente de nós, sem nossa participação” (Mesters; Ourofino, 2002, p. 15). A intenção de Deus em “Revelar” o que está escondido é justamente para que seus amigos fiquem alertas e não sejam ludibriados pelo inimigo. Esse alerta é feito pelo próprio Jesus: “atenção para que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome, dizendo ‘sou eu’, e enganarão muitos. É preciso que aconteçam, mas ainda não é o fim. Pois levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. E haverá terremotos em todos os lugares, e haverá fome” (Mc 13,5-8)
Estamos, portanto, diante de uma palavra que já traz uma carga de significados. Já que se trata de uma “revelação” caberia perguntar o que o apocalipse pretende revelar/mostrar. Podemos dizer que antes de ser um termo que desperta medo ou catástrofe, apocalipse deveria despertar um sentimento de esperança, pois sua mensagem não é de catástrofe, nem sobre o fim do mundo, mas sobre a necessidade de se ter coragem para alcançar a alegria da vitória.
Neri de Paula Carneiro: Mestre em Educação pela UFMS. Especialista em Educação; Especialista em Didática do Ensino Superior; Especialista em Teologia; Professor de História e Filosofia na rede estadual, em Rolim de Moura – RO. Filósofo; Teólogo; Historiador; Professor de Filosofia e Ética na Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Jornalista e produtor e apresentador de programa radiofônico.
Referências
BÍBLIA de Jerusalém, São Paulo: Paulinas, 1989
CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), Evangelho de João e Apocalipse. São Paulo: Cebi/Paulus, 2000.
CHARPENTIER, Etiene et al. Uma leitura do apocalipse. São Paulo: Paulinas, 1983.
GORGULHO, G.S.; ANDERSON, Ana Flora. Não tenham medo: apocalipse. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 1981.
MESTERS, Carlos; OUROFINO, Francisco. Apocalipse de João, Esperança, Coragem e Alegria. 2 ed. São Paulo: Cebi/Paulus, 2002
SILVA, Airton José da. Apocalíptica: Busca de um tempo sem fronteiras. disponível em: acessado em 20/07/2008
Publicado por: NERI DE PAULA CARNEIRO
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