Silogismo como técnica de argumentação
Conhecer o silogismo e saber usá-lo é muito importante para quem está estudando redação.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Na dissertação argumentativa, um dos grandes desafios do candidato é apresentar ideias fortes para comprovar seu ponto de vista. Conhecer o silogismo e saber usá-lo é muito importante para quem está estudando redação. No que consiste o silogismo? Trata-se da apresentação de duas premissas para se chegar um aparente verdade. Vamos à prática.
Tema: “A importância da leitura como estímulo à participação social”.
Ponto de vista a ser defendido: O indivíduo que tem o hábito de ler possui maior propensão a ser ativo socialmente.
Atenção: o ponto de vista constitui apenas uma opinião. Agora será necessário comprová-la com uma argumentação consistente.
Silogismo Premissa maior: o hábito de ler desenvolve o senso crítico.
Premissa menor: pessoas críticas tendem a se incomodar com as mazelas sociais.
Conclusão: O indivíduo que lê acaba se tornando mais crítico, o que o impede de ficar alheio às questões de sua comunidade.
Sendo assim, podemos construir o seguinte parágrafo: “O indivíduo que lê tende a ser mais ativo socialmente. Isso porque o hábito da leitura, conforme já foi comprovado, estimula o desenvolvimento cognitivo e o senso crítico. Uma pessoa que analisa as questões de sua comunidade de forma crítica dificilmente ficará passiva diante das mazelas sociais.”
Ainda que haja possibilidade de contra-argumentação em relação ao que foi apresentado, as ideias foram encadeadas de maneira lógica. A opinião acerca do tema foi comprovada.
Lygia Maria Professora de redação
Autora do blog paraescreverbem.blogspot.com
Publicado por: Lygia Maria
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.