Whatsapp

Mídia e alienação

Redação

Clique e confira um artigo acerca da relação que a mídia tem com a alienação.

Há várias definições para o termo alienação.  Podemos dizer que se um ser humano está alienado, ele está incapaz de pensar e agir por si próprio, ou seja, é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do ser humano.

O papel da televisão, do rádio, ou de qualquer outro modo de transmissão de informações é repassar informações para a população de modo que todos fiquem “antenados” em tudo o que esta ocorrendo no seu país e no mundo. Mas a cobiça pelo poder e pelo dinheiro é tanta que os transmissores não se importam com o que os outros vão acreditar. Apenas repassam uma informação qualquer para todos.

A alienação através da mídia ocorre quando uma pessoa esta no poder, e assim passa a não se importar com os fatos reais, os quais precisam de extrema atenção. Tais fatos acabam sendo encobertos por outros que não precisam de tanta importância; como os assuntos do Congresso Nacional (polêmicos) que se tornam indiscutíveis frente os assuntos da Copa do Brasil. Isso ocorre quando a pessoa que comanda, no caso, a televisão, não está preocupada em passar para os telespectadores os fatos reais, então as pessoas acreditam naquilo que a televisão mostra, sem saber se é ou não verdade. Desse  modo, a sociedade que necessariamente precisaria estar informada dos acontecimentos atuais, se tornam alienadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Claro, não podemos generalizar, há muitas fontes confiáveis. Mas para que não nos tornemos alienados, precisamos sempre nos manter informados, questionar aquilo que é nos passado através da mídia. Sempre lendo e procurando saber de outras fontes de informações. Pois só é alienado, aquele que é ignorante o suficiente para aceitar tudo o que é transmitido de forma confortável e inquestionável.


Publicado por: Letícia Carvalho Saletti

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.