Mídia e alienação
Clique e confira um artigo acerca da relação que a mídia tem com a alienação.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Há várias definições para o termo alienação. Podemos dizer que se um ser humano está alienado, ele está incapaz de pensar e agir por si próprio, ou seja, é uma anulação das ideias e pensamentos próprios do ser humano.
O papel da televisão, do rádio, ou de qualquer outro modo de transmissão de informações é repassar informações para a população de modo que todos fiquem “antenados” em tudo o que esta ocorrendo no seu país e no mundo. Mas a cobiça pelo poder e pelo dinheiro é tanta que os transmissores não se importam com o que os outros vão acreditar. Apenas repassam uma informação qualquer para todos.
A alienação através da mídia ocorre quando uma pessoa esta no poder, e assim passa a não se importar com os fatos reais, os quais precisam de extrema atenção. Tais fatos acabam sendo encobertos por outros que não precisam de tanta importância; como os assuntos do Congresso Nacional (polêmicos) que se tornam indiscutíveis frente os assuntos da Copa do Brasil. Isso ocorre quando a pessoa que comanda, no caso, a televisão, não está preocupada em passar para os telespectadores os fatos reais, então as pessoas acreditam naquilo que a televisão mostra, sem saber se é ou não verdade. Desse modo, a sociedade que necessariamente precisaria estar informada dos acontecimentos atuais, se tornam alienadas.
Claro, não podemos generalizar, há muitas fontes confiáveis. Mas para que não nos tornemos alienados, precisamos sempre nos manter informados, questionar aquilo que é nos passado através da mídia. Sempre lendo e procurando saber de outras fontes de informações. Pois só é alienado, aquele que é ignorante o suficiente para aceitar tudo o que é transmitido de forma confortável e inquestionável.
Publicado por: Letícia Carvalho Saletti
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.