Topo
pesquisar

Utilização da PNL no filme Click

Psicologia

Programação Neurolinguistica, a diferença entre PNL e psicologia, como a PNL desenvolve seu estudo, análise do filme Click,...

Na busca para melhorar o relacionamento humano, vários estudos foram elaborados por cientistas sobre como entender as pessoas. Assim surgiu a psicologia, que elabora esses estudos e busca melhorar o relacionamento entre as pessoas.

Mas, sentindo a necessidade de buscar algo mais objetivo e estudando a parte física do ser humano, não somente a mental, cientistas começaram a desenvolver a PNL, Programação Neurolingüistica.

A grande diferença entre a psicologia e a PNL é que a primeira foca principalmente a mente párea explicar todas as sensações humanas.

Já a segunda, a Programação Neurolingüistica , vai mais além, pois seus estudos são com base em duas frentes: a primeira a parte neurológica, ou seja, a mente, a segunda nos revela a grande diferença entre a psicologia e a PNL, ela estuda como fazer a mente se transformar em lingüística com gestos e a forma do homem se comunicar através disso.

Na parte neurológica, a PNL desenvolve seu estudo com o consciente e o inconsciente como base do conhecimento e reações dos humanos, sendo que o consciente é tudo que colocamos em prática e o inconsciente, mais poderoso, é trabalhado sem nós comandarmos.

Na parte da lingüística da Programação Neurolingüistica a forma de como o homem se comunica é primordial, é fazer com que o comportamento que o homem produz na mente seja modelado e explicado através da linguagem.

Nesse contexto o Rapport entra como um processo que estabelece a relação entre as pessoas, mantendo a harmonia e qualidade dos relacionamentos.

No filme Click de Frank Coraci, o personagem principal Michael Newman (Adam Sandler), é uma pessoa que não se preocupa com os relacionamentos humanos, só pensa em seu bem-estar e seus objetivos. A falta de comunicação é verificada até quando sua empregada pede para ir ao banheiro e ele a trata com desprezo. Buscando facilitar sua vida, ganha um controle que pode fazer de tudo e o personagem fica sendo comandado pelo seu objeto. Com isso, Michael Newman pula parte importantes de sua vida que começa a passar sem que ele queira mais, destruindo todos os seus relacionamentos em prol de seu próprio objetivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O seu inconsciente mais forte que o consciente, quebrando a sintonia que é preciso para viver. O personagem busca dinheiro, sucesso, status social, mais acaba perdendo seus valores que não teria como recuperar. No final do filme ele acorda e vê que tudo foi um sonho que o seu inconsciente trabalhou para mostrá-lo que estava errado e, a partir daí, começa a encarar a vida de outra forma e usar a PNL espontaneamente.

Para inicio a Programação Neurolingüistica poderia ajudar o personagem fazendo com que ele se conheça primeiro. Usando do seu conhecimento, Michael Newman, deveria usar da sintonia para conseguir melhorar seu relacionamento com as pessoas.

A PNL tem como objetivo isso, colocar em prática “modelos, habilidades e técnicas que nos permite pensar e agir com mais eficiência do mundo” (O`Cornnor e Seymour, Introdução à PNL).

Tendo colocado isso, percebemos que o exemplo de Newman no filme Click não deve ser colocado em prática e que a Programação Neurolingüistica deve ser usada para melhorar a comunicação na sociedade e na vida de cada pessoa.


Publicado por: Édyppo Elnnathan de Alcântara Félix

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola