Topo
pesquisar

Uma discussão a respeito da ambiguidade exclusão/inclusão na profissão de catador de material reciclável

Psicologia

Inclusão dos catadores de material reciclavel na sociedade.

O presente trabalho buscou identificar a representação que os catadores de material reciclável têm sobre seu trabalho para assim, refletir sobre a ambiguidade exclusão/inclusão expressa nesta profissão.

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 7 sujeitos, sendo 3 deles integrantes de uma Cooperativa de catadores de material reciclável da cidade de Itumbiara-GO, e mais 4 sujeitos que não tem vínculo algum com a cooperativa, sendo 2 catadores individuais e 2 do lixão.

Os dados foram coletados utilizando como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado, que deu abertura para a inclusão de novos questionamentos. Este norteou a entrevista, que foi individual e as respostas foram gravadas, para posteriormente, serem transcritas na íntegra, o que permitiu maior contato com o discurso de cada sujeito entrevistado. E foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo.

Foram obedecidos os cuidados preconizados pela resolução 0196/96 do Conselho Nacional de Saúde, no que se refere a pesquisas com seres humanos, e foi redigido e apresentado um termo de consentimento pós-informação, autorizando a utilização dos dados coletados, assinado por todos os participantes da pesquisa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Percebe-se uma diferença no perfil dos catadores entrevistados, sendo os do lixão os que conseguem a maior renda, e os individuais a menor. O baixo nível escolar é comum entre eles, predominando o ensino fundamental incompleto. A relação dos catadores com o material descartado não se mostrou negativa, antes sim uma relação financeira.

A grande maioria não tem problemas em se dizer catador de material reciclável e se diz bem aceita pela sociedade. Falta a consciência em relação ao meio-ambiente e à necessidade de reutilização dos materiais visando à preservação da natureza.

¹ Alunos do Curso de Psicologia do ILES/ ULBRA de Itumbiara –GO

² Professora Especialista ILES/ULBRA de Itumbiara-GO 

ELIÁBIA CASSIMIRO SILVA ¹

GABRIELA BARBOSA GUIZZETTI ¹

MIZIKI FERREIRA SILVA ¹

NELSON VIEIRA DE PAIVA JÚNIOR ¹

SÍLVIO FERNANDES ROSA¹

Sonia Beatriz Motta Macedo ²


Publicado por: gabriela barbosa guizzetti

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola