Uma discussão a respeito da ambiguidade exclusão/inclusão na profissão de catador de material reciclável
Inclusão dos catadores de material reciclavel na sociedade.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O presente trabalho buscou identificar a representação que os catadores de material reciclável têm sobre seu trabalho para assim, refletir sobre a ambiguidade exclusão/inclusão expressa nesta profissão.
A pesquisa foi realizada com uma amostra de 7 sujeitos, sendo 3 deles integrantes de uma Cooperativa de catadores de material reciclável da cidade de Itumbiara-GO, e mais 4 sujeitos que não tem vínculo algum com a cooperativa, sendo 2 catadores individuais e 2 do lixão.
Os dados foram coletados utilizando como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado, que deu abertura para a inclusão de novos questionamentos. Este norteou a entrevista, que foi individual e as respostas foram gravadas, para posteriormente, serem transcritas na íntegra, o que permitiu maior contato com o discurso de cada sujeito entrevistado. E foram analisados qualitativamente por meio de análise de conteúdo.
Foram obedecidos os cuidados preconizados pela resolução 0196/96 do Conselho Nacional de Saúde, no que se refere a pesquisas com seres humanos, e foi redigido e apresentado um termo de consentimento pós-informação, autorizando a utilização dos dados coletados, assinado por todos os participantes da pesquisa.
Percebe-se uma diferença no perfil dos catadores entrevistados, sendo os do lixão os que conseguem a maior renda, e os individuais a menor. O baixo nível escolar é comum entre eles, predominando o ensino fundamental incompleto. A relação dos catadores com o material descartado não se mostrou negativa, antes sim uma relação financeira.
A grande maioria não tem problemas em se dizer catador de material reciclável e se diz bem aceita pela sociedade. Falta a consciência em relação ao meio-ambiente e à necessidade de reutilização dos materiais visando à preservação da natureza.
¹ Alunos do Curso de Psicologia do ILES/ ULBRA de Itumbiara –GO
² Professora Especialista ILES/ULBRA de Itumbiara-GO
ELIÁBIA CASSIMIRO SILVA ¹
GABRIELA BARBOSA GUIZZETTI ¹
MIZIKI FERREIRA SILVA ¹
NELSON VIEIRA DE PAIVA JÚNIOR ¹
SÍLVIO FERNANDES ROSA¹
Sonia Beatriz Motta Macedo ²
Publicado por: gabriela barbosa guizzetti
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.