Queixa Escolar: Possibilidades de atuação do Psicólogo versus Expectativa da Escola.
Como os psicólogos devem trabalhar nas escolas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O papel do psicólogo escolar tem sido freqüentemente discutido e questionado nas instituições escolares. Sabe-se que ele tem sido chamado para resolver os problemas dos alunos que não aprendem, além dos problemas ligados à disciplina. Desta forma é necessário esclarecer o real papel do psicólogo escolar, para os trabalhadores no ensino.
É função do psicólogo procurar romper, através do diálogo multidisciplinar, as estruturas cristalizadas e ineficientes do sistema educacional, devendo também promover a conscientização do papel de cada integrante da escola considerando a cultura e o meio social da instituição em que trabalha.
Diante disso, torna-se relevante identificar como é percebido papel do psicólogo escolar pelos educadores, para compreender a razão da distorção de sua função na instituição escolar. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar a expectativa dos profissionais de ensino em relação à atuação do profissional da psicologia.
Os objetivos específicos foram: verificar se os profissionais da educação vêem necessidade do Psicólogo Escolar dentro da instituição; levantar as características atribuídas ao papel do Psicólogo; e verificar a expectativa dos profissionais da educação sobre a resolução das queixas escolares. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo. A amostra foi composta por 45 sujeitos, funcionários da Rede Estadual de Ensino de Itumbiara-Go, sendo dividida em seis diretores, três vice-diretores, nove coordenadores e vinte e sete professores; provenientes de nove escolas.
O critério de escolha foi a disponibilidade no momento da pesquisa. Cinco escolas localizam-se em torno da área central, e quatro na periferia da cidade. O instrumento de pesquisa foi um questionário com perguntas abertas. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa. Foram tomados os cuidados éticos necessários, conforme a resolução 0196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados coletados mostraram que, apesar de estarem cientes de muitas atribuições do Psicólogo Escolar, os profissionais da educação ainda entendem a sua atuação direcionada aos alunos que não correspondem ao padrão desejável do bom aluno, comportado.
A expectativa dos mesmos, em relação às queixas escolares, é de um atendimento nos moldes da clínica, e o profissional da psicologia seria aquele que, além de detectar o problema, orienta sobre as formas de ação a serem adotadas. O Psicólogo Escolar é aquele que detém a solução e não alguém que participa de forma inter e multidisciplinar.
Não foram citadas importantes atribuições deste profissional, tais como a participação na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais, junto ao corpo docente e técnico da instituição.
Conclui-se então, pela necessidade de uma melhor definição em relação ao papel do psicólogo dentro da escola e do esclarecimento a respeito de sua ação para a comunidade escolar e também para a comunidade em geral, visto que a imagem da psicologia ainda encontra-se atrelada à idéia da clínica.
É preciso repensar também o papel da psicologia escolar na grade curricular dos cursos de psicologia, visando quebrar preconceitos em relação à área, estimular mais estudos e consequentemente uma maior atuação do profissional na educação.
¹ Alunos do Curso de Psicologia do ILES/ ULBRA de Itumbiara –GO
² Professora ILES/ULBRA de Itumbiara-GO
Eliábia Cassimiro Silva¹
Gabriela Barbosa Guizzetti ¹
Helen Souza Costa¹
Marisa Aparecida Elias²
Miziki Ferreira Silva¹
Nelson Vieira de Paiva Júnior¹
Sílvio Fernandes Rosa¹
Publicado por: gabriela barbosa guizzetti
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